IB03.00i |
|
Conteúdo e reflexões do
módulo 03- Inteligência e
burrice |
|
Nesta temporada você encontra parte das reflexões com os temas
inteligência e burrice. A numeração é apenas didática. Questões iniciais ·
Sobre as mudanças na
relação com as inteligências. ·
Por que você deve se
interessar pelo desenvolvimento de suas inteligências? ·
Temporadas com o tema inteligência ou Burrice. ·
Possíveis conceitos
para Inteligência. Temporada 03.
Sobre a inteligência e a burrice. ·
IB03.06. Inteligência.1a-
Conhecimento acumulado. Inteligência 1b- domínio de técnicas. A boa memória
facilita acumulação de conhecimento e o domínio de técnicas. Isto é sinal de
inteligência? ·
IB03.07. Inteligência.2- a
capacidade de compreender, resolver e se adaptar a problemas ou situações.
IB03.08. Reconhecer, resolver e
se adaptar são reações subjetivas! ·
IB03.09. Burrice a partir deste
conceito. ·
IB03.10. Questões
sobre a subjetividade desse conceito. ·
IB03.11. Inteligência.3- dons
mnemônicos: concentração, memorização, lógica dedutiva e as outras,
conhecimento acumulado, velocidade e coerência na percepção, no raciocínio e
nos reflexos; oratória, retórica e hermenêutica; criatividade e ainda outros
dons seriam todos inteligência ou sinais de. ·
IB03.12. Dons
mnemônicos indicam inteligência ou cada um deles é um tipo de inteligência? ·
IB03.13.
Burrice.3 seria a redução de dons mnemônicos? Como a que acontece na terceira
idade, em casos de má-alimentação e na falta de condições apropriadas? ·
IB03.14. Inteligência.4- aprendizado.
·
IB03.15. Sobre o aprendizado. ·
IB03.16. Burrice.4 seria a
dificuldade de aprendizado? ·
IB03.17.
Aprendizado (escolar) como mecanismo de doutrinação e controle social. ·
IB03.18. Inteligência.5-
raciocínio lógico-dedutivo. ·
IB03.19. Testes de QI e sucesso. ·
IB03.20. Vicissitudes dos testes
de QI. ·
IB14.156. Fica
claro que os testes de QI predizem apenas como vai ser o desempenho escolar e
não o sucesso profissional depois de concluída a instrução formal. ·
IB14.157. Os
testes de QI medem apenas as capacidades lógica e linguística, capacidades
que normalmente são as únicas exigidas e avaliadas pelas escolas e, sem
dúvida, as capacidades mais valorizadas em nossa sociedade. ·
IB03.21.
Inteligência e senso crítico. ·
IB03.22.
Burrice.5- baixo índice no teste de QI. ·
IB03.23. Inteligência não é
apenas o raciocínio lógico-dedutivo. ·
IB03.24. (28) Inteligência.9- tudo
que tem ou gera valor cultural ou econômico. ·
IB03.25. (26) Inteligência.7- somos
todos inteligentes porque temos o dom de pensar ou alguma aptidão. ·
IB03.26.
Inteligente.8a- inteligente é quem comigo concorda, e burro quem
discorda. Inteligência.8b seria a condição de perceber com perfeição e nunca
ou quase nunca ser enganado. ·
IB03.27. Inteligência.8- lucidez. ·
IB03.28. Inteligência.9: o que
tem ou gera valores. Inteligência seria a capacidade para resolver problemas
ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais
ou comunitários. ·
IB03.29. Inteligência.10a- a
capacidade de fazer escolhas. ·
IB03.30.
Inteligência.10b- seria a capacidade de fazer qual escolha? Quais os
parâmetros? ·
IB03.31. Inteligência.11- o
dom de criar ou revolucionar. Criatividade, arte, renovação,
expressão, enfim, fazer diferente. ·
IB03.32-4. Inteligência seria a busca pelo saber, do
conhecimento ou pela verdade. ·
Inteligência.12 seria a busca pela Verdade. ·
Inteligência.13 seria a busca
pelo Conhecimento. Burro.13, quem já sabe tudo. ·
Inteligência.14 seria a busca
pela Sabedoria. Burro.14, quem já a alcançou. ·
IB03.34. Sobre a TIM - a
teoria das Inteligências Múltiplas. ·
Críticas à Tim. ·
IB03.35. Crítica 01- redução à
valor. ·
IB03.36. Crítica 02- enuvia certas inteligências. ·
IB03.37. Crítica
03- esqueceu de alguns dons. ·
Ib03.38. Crítica 04- Inteligência
e produtividade. ·
IB03.39. Crítica 05- faltam
aptidões-inteligências. B) A inteligência negligenciada pelo Sistema: antenalidade. ·
IB03.40. A inteligência.15a: antenalidade. ·
IB03.41. Por que se ofusca a antenalidade? ·
IB03.42. Aplicabilidade da antenalidade. ·
IB03.43. Antenalidade
como a inteligência primordial. ·
IB03.44. Requisitos para a antenalidade. ·
IB03.45. Antenalidade, empatia e respeito. C) Inteligência enviesada. ·
Inteligência.24. Inteligência direcionada ou subjetiva. Ecológica, crítica, religiosa,
partidária, social, narcísica e outras. Temporada 09- Burrice, sabedoria ou
inocência? Temporada 16- Nublando ou clareando as inteligências? Questões que
promovem ou ofuscam os sinais de inteligência. IB16.00.
inteligência e Educação. IB16.52. Influência
escolar nas inteligências. ·
IB16.53. Inteligências versus
profissionalização. ·
IB16.54.
Pensamento crítico. Senso comum. ·
IB16.54. 500- Influências
na Educação. IB16.300- Redutores de inteligência. ·
Álcool; ·
Outras
drogas, lícitas ou não; ·
Certos
medicamentos; ·
Alimentação; ·
Certas
atividades de trabalho ou de lazer; ·
Algumas
das crenças relacionadas no tópico sinais de burrice (temporada 09); ·
Ideologias
radicais; ·
Mentalidade
polarizada; ·
Educação
e Cultura, por sofrerem influências políticas e econômicas; ·
E o que
mais poderia reduzir alguma das inteligências? G) Estudos complementares sobre IB ·
IB14.201. Epistemologia ou
teoria do conhecimento em Platão. ·
IB03.301.
Inteligência para Piaget. ·
IB03.401.
Inteligência Emocional. ·
IB03.501.
Inteligência social, de Daniel Goleman. ·
IB03.99. Quais
dos conceitos que vimos são do interesse do Sistema, e quais poderiam ser do
seu? H) Técnicas de desenvolvimento das inteligências. ·
Temporadas 19 a
23. I) Sobre a Sabedoria. ·
Temporada 24. Voltar à página
inicial do site. * Sobre a nomenclatura. Há vários conceitos para muitas palavras, inclusive inteligência. Por isto e para que futuramente possamos saber a qual conceito nos referimos em nossas reflexões, usamos ponto-numeral junto ao vocábulo inteligência (inteligência.n, como inteligência.8). |
|
|
|
|