IB03.00i

Conteúdo e reflexões do módulo

03- Inteligência e burrice


Nesta temporada você encontra parte das reflexões com os temas inteligência e burrice.

A numeração é apenas didática.

Questões iniciais

·        Sobre as mudanças na relação com as inteligências.

·        Por que você deve se interessar pelo desenvolvimento de suas inteligências?

·        Temporadas com o tema inteligência ou Burrice.

·        Possíveis conceitos para Inteligência.

Temporada 03. Sobre a inteligência e a burrice.

·        IB03.06. Inteligência.1a- Conhecimento acumulado. Inteligência 1b- domínio de técnicas. A boa memória facilita acumulação de conhecimento e o domínio de técnicas. Isto é sinal de inteligência?

·        IB03.07. Inteligência.2- a capacidade de compreender, resolver e se adaptar a problemas ou situações.

IB03.08. Reconhecer, resolver e se adaptar são reações subjetivas!

·        IB03.09. Burrice a partir deste conceito.

·        IB03.10. Questões sobre a subjetividade desse conceito.

·        IB03.11. Inteligência.3- dons mnemônicos: concentração, memorização, lógica dedutiva e as outras, conhecimento acumulado, velocidade e coerência na percepção, no raciocínio e nos reflexos; oratória, retórica e hermenêutica; criatividade e ainda outros dons seriam todos inteligência ou sinais de.

·        IB03.12. Dons mnemônicos indicam inteligência ou cada um deles é um tipo de inteligência?

·        IB03.13. Burrice.3 seria a redução de dons mnemônicos? Como a que acontece na terceira idade, em casos de má-alimentação e na falta de condições apropriadas?

·        IB03.14. Inteligência.4- aprendizado.

·        IB03.15. Sobre o aprendizado.

·        IB03.16. Burrice.4 seria a dificuldade de aprendizado?

·        IB03.17. Aprendizado (escolar) como mecanismo de doutrinação e controle social.

·        IB03.18. Inteligência.5- raciocínio lógico-dedutivo.

·        IB03.19. Testes de QI e sucesso. 

·        IB03.20. Vicissitudes dos testes de QI. 

·        IB14.156. Fica claro que os testes de QI predizem apenas como vai ser o desempenho escolar e não o sucesso profissional depois de concluída a instrução formal.

·        IB14.157. Os testes de QI medem apenas as capacidades lógica e linguística, capacidades que normalmente são as únicas exigidas e avaliadas pelas escolas e, sem dúvida, as capacidades mais valorizadas em nossa sociedade.

·        IB03.21. Inteligência e senso crítico.

·        IB03.22. Burrice.5- baixo índice no teste de QI.

·        IB03.23. Inteligência não é apenas o raciocínio lógico-dedutivo.

·        IB03.24. (28) Inteligência.9- tudo que tem ou gera valor cultural ou econômico.

·        IB03.25. (26) Inteligência.7- somos todos inteligentes porque temos o dom de pensar ou alguma aptidão.

·        IB03.26. Inteligente.8a- inteligente é quem comigo concorda, e burro quem discorda. Inteligência.8b seria a condição de perceber com perfeição e nunca ou quase nunca ser enganado.

·        IB03.27.  Inteligência.8- lucidez.

·        IB03.28. Inteligência.9: o que tem ou gera valores. Inteligência seria a capacidade para resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários.

·        IB03.29. Inteligência.10a- a capacidade de fazer escolhas.

·        IB03.30. Inteligência.10b- seria a capacidade de fazer qual escolha? Quais os parâmetros?

·        IB03.31. Inteligência.11- o dom de criar ou revolucionar. Criatividade, arte, renovação, expressão, enfim, fazer diferente.

·        IB03.32-4. Inteligência seria a busca pelo saber, do conhecimento ou pela verdade.

·        Inteligência.12  seria a busca pela Verdade.

·        Inteligência.13 seria a busca pelo Conhecimento. Burro.13, quem já sabe tudo.

·        Inteligência.14 seria a busca pela Sabedoria. Burro.14, quem já a alcançou.

·        IB03.34.  Sobre a TIM - a teoria das Inteligências Múltiplas.

·        Críticas à Tim.

·        IB03.35. Crítica 01- redução à valor.

·        IB03.36. Crítica 02- enuvia certas inteligências.

·        IB03.37. Crítica 03- esqueceu de alguns dons.

·        Ib03.38. Crítica 04- Inteligência e produtividade.

·        IB03.39. Crítica 05- faltam aptidões-inteligências.

B) A inteligência negligenciada pelo Sistema: antenalidade.

·        IB03.40. A inteligência.15a: antenalidade.

·        IB03.41. Por que se ofusca a antenalidade?

·        IB03.42. Aplicabilidade da antenalidade.

·        IB03.43. Antenalidade como a inteligência primordial.

·        IB03.44. Requisitos para a antenalidade.

·        IB03.45. Antenalidade, empatia e respeito.

C)  Inteligência enviesada.

·        Inteligência.24. Inteligência direcionada ou subjetiva. Ecológica, crítica, religiosa, partidária, social, narcísica e outras.

Temporada 09- Burrice, sabedoria ou inocência?

Temporada 16- Nublando ou clareando as inteligências?

Questões que promovem ou ofuscam os sinais de inteligência.

IB16.00. inteligência e Educação.

IB16.52. Influência escolar nas inteligências.

·        IB16.53. Inteligências versus profissionalização.

·        IB16.54.  Pensamento crítico. Senso comum.

·        IB16.54. 500- Influências na Educação.

 

IB16.300- Redutores de inteligência.

·        Álcool;

·        Outras drogas, lícitas ou não;

·        Certos medicamentos;

·        Alimentação;

·        Certas atividades de trabalho ou de lazer;

·        Algumas das crenças relacionadas no tópico sinais de burrice (temporada 09);

·        Ideologias radicais;

·        Mentalidade polarizada;

·        Educação e Cultura, por sofrerem influências políticas e econômicas;

·        E o que mais poderia reduzir alguma das inteligências?

G) Estudos complementares sobre IB

·        IB14.201. Epistemologia ou teoria do conhecimento em Platão.

·        IB03.301. Inteligência para Piaget.

·        IB03.401. Inteligência Emocional.

·        IB03.501. Inteligência social, de Daniel Goleman.

·        IB03.99. Quais dos conceitos que vimos são do interesse do Sistema, e quais poderiam ser do seu?

H) Técnicas de desenvolvimento das inteligências.

·        Temporadas 19 a 23.

I) Sobre a Sabedoria.

·        Temporada 24.

 

Voltar à página inicial do site.

 

* Sobre a nomenclatura. Há vários conceitos para muitas palavras, inclusive inteligência. Por isto e para que futuramente possamos saber a qual conceito nos referimos em nossas reflexões, usamos ponto-numeral junto ao vocábulo inteligência (inteligência.n, como inteligência.8).