IB03.07 |
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Inteligência.2- solução e
adaptação |
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Um dos conceitos populares para inteligência: capacidade de
compreender, resolver e se adaptar a novas situações ou problemas. Nomeamos de
inteligência.2. Reflexão 03.07a. Este conceito
amplia o conceito de inteligência a todos os seres vivos? Todos têm seus
recursos para reconhecerem ameaças, reagirem ou se adaptarem a situações e ambientes. Reflexão 03.07b. Este conceito
absorve ou deriva do conceito de instinto? Há relação entre instinto e
inteligência? Reflexão
03.07c. Resolver problemas
e adaptar-se pode ser considerada a inteligência instintiva ou natural pelo
fato de ser fundamental à sobrevivência e comum aos seres vivos? Reflexão
03.07d. Todos os animais precisam
da capacidade de adaptação. A continuidade da própria vida e da espécie
depende da capacidade de resolver problemas de alimentação, proteção,
reprodução e todos os outros. De certa forma, até os vegetais. Como
identificar burrice nesta possibilidade? Reflexão
03.07e. Apesar de muitos
considerarmos que a inteligência é cultural, neste caso (este tipo) ela seria
genética, natural ou instintiva. Enfim, no caso humano, seria aprendizado ou
cultural, dado que aprendemos a resolver problemas e agir? Reflexão
03.07f. Considere o caso da
pessoa muda que foi deixada numa ilha com duas crianças sem deficiências no
intuito de saberem qual seria a linguagem original do ser humano, supunham
que eles a desenvolveriam. Mas nenhuma das crianças aprendeu a falar.
Contudo, a comunicação é primordial a todos. Reflitamos sobre as diferenças
entre língua e linguagem no contexto de natural e cultural ao ser humano. Reflexão
03.07g. Inteligência.2:
capacidade de compreender, resolver e se adaptar a novas situações ou
problemas. ·
É, de fato, um
dos conceitos de inteligência, um dos sinais ou nada disto? ·
Atende a usos políticos ou
sociais (nebulosos)? Reflexão 03.07h. Fracasso nessa função, seria burrice? Que fatores
externos ou sociais influenciam nesta empreitada? Voltar à relação de reflexões Inteligência
e burrice. |
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