IB03.07

Inteligência.2- solução e adaptação


Um dos conceitos populares na web para inteligência

Inteligência.2: capacidade de compreender, resolver e se adaptar a novas situações ou problemas.

Reflexão 01. Este conceito amplia o conceito de inteligência a todos os seres vivos: todos têm seus recursos para reconhecerem ameaças, reagirem ou se adaptarem a elas ou a situações e ambientes.

Reflexão 02. Este conceito absorve ou deriva do conceito de instinto? Há relação entre instinto e inteligência?

Reflexão 03. Resolver problemas e adaptar-se pode ser considerada a inteligência instintiva pelo fato de ser fundamental à sobrevivência? Todos os animais precisam de adaptação. A continuidade da própria vida e da espécie depende da capacidade de resolver problemas de alimentação, proteção, reprodução e todos os outros.

Reflexão 04. Apesar de muitos considerarmos que a inteligência é cultural, neste caso ela seria genética ou instintiva, pelo menos parcialmente. E, claro, ainda cultural, dado que aprendemos com os outros a resolver problemas e agir.

Reflexão 05. Considere o caso da pessoa muda que foi deixada numa ilha com duas crianças no intuito de saberem qual seria a linguagem original do ser humano, supunham que eles a desenvolveriam. Mas nenhuma das crianças aprendeu a falar. Contudo, a comunicação é primordial a todos. Reflitamos sobre as diferenças entre língua e linguagem no contexto de natural e cultural ao ser humano.

 

Continua aqui.

Voltar à relação de reflexões.