IB03.41

Por que se ofusca a Antenalidade?  


Em vez de antenalidade bem que poderíamos utilizar a palavra compreensão, aprendizado ou empatia para inteligência.8. Os três conceitos subentendem obrigatoriamente a anuência da contraparte, que é fundamental em antenalidade.

Quando damos sentido a algo ou a uma situação, esse sentido nos é harmônico, é em acordo com nossas percepções, crenças e saberes. O que é suficiente para termos a sensação de a termos compreendido e estarmos certos quanto a isto. Esta sensação qualquer pessoa tem, até as mais emburrecidas. Agora, a concordância da contraparte faz diferença.

Tenho especial carinho com este conceito e dom. Temos certeza de que ele é fundamental tanto para a união da sociedade, quanto para o desenvolvimento de novas ideias e soluções. Mas o controle da sociedade precisa combatê-lo para ter mais eficiência, percebemos que há vários saberes culturais que o ofuscam, ignoram ou ofendem.

ü Siga sua intuição, ela nunca falha.

ü Você será mais feliz quando aprender a não ligar para a opinião dos outros.

ü Seja você mesmo, deixe de se importar com o que os outros pensam.

ü Siga sua intuição, ela te levará aos melhores caminhos.

ü A intuição sussurra a verdade.

Ora, se priorizamos nossa intuição, não estamos considerando a intenção da outra parte, apesar de seu envolvimento! Sabemos que nossa intuição é guiada pelos nossos saberes já acumulados e deve ser ponderada. Assim como sabemos que outras pessoas têm lá seus saberes também. E que é do interesse do Sistema que não nos interessemos em compreendê-los.

Desenvolvimento

Penso que o argumento mais repetido para se contrapor a esta inteligência seja: os outros podem estar errados. Sim, é verdade. Mas compreender nunca foi concordar ou apoiar. A proposta é compreender, não mudar de opinião ou se submeter a outros saberes.

Podemos concluir que a inteligência-antenalidade prejudica o controle social porque reduz a burrice e a polarização. E seria também por isto que esta inteligência não tem destaque em nenhum PNE ou projeto educacional.

 

Continua aqui.

Voltar à relação de reflexões.