IB03.00

Conteúdo e reflexões iniciais

do módulo Inteligência e burrice


Nesta página você encontra o conteúdo e algumas das questões deste módulo, como os tipos, os sinais, as críticas e os conceitos mais comuns.

Sobre a nomenclatura. Há vários conceitos para inteligência e outras palavras. Por isto e para que futuramente possamos saber a qual conceito nos referimos em nossas reflexões, usamos ponto-numeral junto ao vocábulo inteligência (inteligência.n, como inteligência.8).

Se o link não abrir uma página de fácil leitura, peça-a pelo WhatsApp.

Lembre-se: o desenvolvimento deve ser personalizado a cada caso, por isto várias das reflexões são apenas iniciadas e algumas nem lincadas.

Informações iniciais                                                        

IB03.01. Por que você deve se interessar pelo desenvolvimento de suas inteligências?

IB03.200. Sinais de burrice.

IB03.03. Conteúdo deste módulo do grupo de estudos.

IB03.04. Por que você deve se interessar pelos conceitos?

O que seria inteligência?

IB03.05. O que seria inteligência e burrice para você? Colabore: envie seu conceito preferido.

IB03.06. Inteligência. O que seria?

IB03.07. Inteligência.2- a capacidade de reconhecer, resolver e se adaptar a problemas ou situações.

IB03.08. Reconhecer, resolver e se adaptar são reações subjetivas!

IB03.09. Burrice a partir deste conceito.

IB03.10. Questões sobre a subjetividade desse conceito.

IB03.11. Inteligência.3- dons mnemônicos: concentração, memorização, lógica dedutiva e as outras, conhecimento acumulado, velocidade e coerência na percepção, no raciocínio e nos reflexos; oratória, retórica e hermenêutica; criatividade e ainda outros dons seriam todos inteligência ou sinais de.

IB03.12. Dons mnemônicos indicam inteligência?

IB03.13. Burrice.3. Seria burrice a redução de dons mnemônicos? Como a que acontece na terceira idade, em casos de má-alimentação e falta de condições apropriadas?

IB03.14. Inteligência.4- aprendizado.

IB03.15. Sobre o aprendizado.

IB03.16. Burrice.4 seria a dificuldade de aprendizado?

IB03.17. Aprendizado (escolar) como mecanismo de doutrinação e controle social.

IB03.18. Inteligência.5- raciocínio lógico-dedutivo. Aquele do teste de QI.

IB03.19. Testes de QI e sucesso. 

IB03.20. Vicissitudes dos testes de QI. 

IB03.21. Inteligência e senso crítico.

IB03.22. Burrice.5- baixo índice no teste de QI.

IB03.23. Inteligência não é apenas o raciocínio lógico-dedutivo.

IB03.24. Inteligência.6- conhecimento acumulado ou domínio de técnicas.

IB03.25. Burrice.6 como ignorância ou parcos conhecimentos.

IB03.26. Inteligência.7- somos todos inteligentes porque temos o dom de pensar ou alguma aptidão.

IB03.27. Inteligente.8- inteligente é quem comigo concorda, e burro quem discorda. b.

IB03.28. Inteligência.9- tudo que tem ou gera valor cultural ou econômico.

IB03.29. Inteligência.10- a capacidade de fazer escolhas.

IB03.30. Inteligência.10b- seria a capacidade de fazer qual escolha?

IB03.31. Inteligência.11- o dom de criar ou revolucionar. Criatividade, arte, expressão, enfim, fazer diferente.

IB03.32. Inteligente.12- saber tudo, perceber tudo, nunca se enganar.

IB03.33. Inteligência.13- a busca pelo saber, do conhecimento ou pela verdade. Burro.33, o sabe-tudo.

 

B) Sobre a teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner

Destaque merece esta teoria não apenas pela hegemonia na Educação e nos meios midiáticos, mas principalmente pelos possíveis usos escusos.

IB03.34. Sobre a TIM - a teoria das Inteligências Múltiplas.

IB03.35. Crítica 01- redução à valor.

IB03.36. Crítica 02- enuvia certas inteligências.

IB03.37. Crítica 03- esqueceu de alguns dons.

IB03.38.

IB03.39. Crítica 05- faltam aptidões-inteligências.

 

C) Qual seria a inteligência essencial?

IB03.40. A inteligência.15: antenalidade.

IB03.41. Por que se ofusca a antenalidade?

IB03.42. Aplicabilidade da antenalidade.

IB03.43. Antenalidade como a inteligência primordial.

IB03.44. Requisitos para a antenalidade.

IB03.45. Antenalidade, empatia e respeito.

 

D) O que seria burrice?

IB03.47. O que não se pode confundir com burrice.

IB03.48. Oligofrenia e idiotia.

IB03.49. Inocente e idiotia útil.

IB03.50. Inteligência e burrice são antitéticas? 

IB03.200. Sinais de burrice.

 

E) Questões educacionais.

IB03.52. Influência escolar nas inteligências.

IB03.53. Inteligências versus profissionalização.

IB03.54. 500- Influências na Educação.

 

F) Redutores de inteligência.

IB03.400. Saberes.

IB03.401. Produtos e alimentos.

IB03.402. Atividades.

IB03.403. Hábitos culturais.

 

G) Estudos complementares.

IB03.301. Epistemologia ou teoria do conhecimento em Platão.

IB03.321. Inteligência para Piaget.

IB03.341. Inteligência Emocional.

IB03.351. Inteligência social, de Daniel Goleman.

IB03.361. Quais dos conceitos que vimos são do interesse do Sistema, e quais poderiam ser do seu?

 

H) Técnicas de desenvolvimento das inteligências.

IB03.501 em diante.

 

Voltar à página inicial.