Reflexões
do módulo Inteligência e
burrice |
Nesta
página você terá acesso a algumas das reflexões do módulo Inteligência e
Burrice. Sobre a nomenclatura. Há vários conceitos para inteligência. Por
isto e para que futuramente possamos saber a qual conceito nos referimos em
nossas reflexões, usamos ponto.numeral junto ao vocábulo inteligência
(inteligência.n, como inteligência.8). Possíveis
reflexões deste módulo Não obrigatoriamente nesta ordem, tampouco
todas ou apenas estas. 01. Por que você deve se
interessar pelo desenvolvimento de suas inteligências? 02. Sobre a burrice. 03. Conteúdo do módulo e
submódulos. 04. O que seria inteligência? 05. O que seria
inteligência e burrice para você? Colabore: envie seus conceitos
preferidos. 06. Inteligência. O que
seria? 07. Inteligência.2- a
capacidade de reconhecer, resolver e se adaptar a problemas ou situações.
08. Reconhecer, resolver e
se adaptar são reações subjetivas! 09. Burrice a partir desse
conceito. 10. Questões
sobre a subjetividade desse conceito. 11. Inteligência.3- dons
mnemônicos: concentração, memorização, lógica dedutiva e as outras,
conhecimento acumulado, velocidade e coerência na percepção, no raciocínio e
nos reflexos, oratória, retórica e hermenêutica, criatividade e ainda outros
dons seriam todos inteligência ou sinais de. 12. Dons mnemônicos indicam inteligência? 13. Burrice.3. Seria burrice a redução de dons
mnemônicos? Como a que acontece na terceira idade, em casos de má-alimentação
e falta de condições? 14. Inteligência.4- aprendizado.
15. Sobre o aprendizado. 16. Burrice.4 seria a
dificuldade de aprendizado? 17. Aprendizado como mecanismo de doutrinação e
controle social. 18. Inteligência.5-
raciocínio lógico-dedutivo. Aquele do teste de QI. 20. Vicissitudes dos testes
de QI. 21. 22. Burrice.5- baixo índice no teste de QI. 23. Inteligência não é
apenas o raciocínio lógico-dedutivo. Falta link na página. 24. Inteligência.6-
conhecimento acumulado ou domínio de técnicas. 25. Burrice.6 como ignorância ou parcos
conhecimentos. 26 Inteligência.7- somos
todos inteligentes porque temos o dom de pensar ou alguma aptidão. 27. Inteligente.8- inteligente
é quem comigo concorda, e burro quem discorda. b. 28. Inteligência.9- tudo
que tem ou gera valor cultural ou econômico. 29. Inteligência.10- a
capacidade de fazer escolhas. 30. Inteligência.10b- seria a capacidade de fazer
qual escolha? 31. Inteligência.11- o
dom de criar ou revolucionar. Criatividade, arte, expressão,
enfim, fazer diferente. 32. Inteligente.12- saber
tudo, perceber tudo, nunca se enganar. 33. Inteligência.13- a
busca pelo saber, do conhecimento ou pela verdade. Burro.13, o sabe-tudo.
B) Sobre a teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner Destaque merece esta teoria não apenas pela hegemonia na Educação e nos
meios midiáticos, mas principalmente pelos possíveis usos escusos. 34. Sobre a TIM - a
teoria das Inteligências Múltiplas. 35. Crítica 01- redução à
valor. 36. Crítica 02- os dons esquecidos. 37. 38. 39. Crítica 05- faltam
aptidões-inteligências. C) Qual seria a inteligência essencial? 40. A inteligência.15:
antenalidade. 41. Por que se ofusca a
antenalidade? 42. Aplicabilidade da
antenalidade. 43. Antenalidade como a
inteligência primordial. 44. Requisitos para a
antenalidade. 45. Antenalidade, empatia e
respeito. D) O que seria burrice? 47. O que não se pode
confundir com burrice. 48. Oligofrenia e idiotia. 50. Inteligência e burrice
são antitéticas? 51. Sinais de burrice. E) Questões educacionais. 52. Influência escolar nas
inteligências. 53. Inteligências versus profissionalização. 54. Educação. F) Estudos complementares. 56. Epistemologia ou teoria do conhecimento
em Platão. 57. Inteligência para Piaget. 58. Inteligência Emocional. 59. Inteligência social, de Daniel Goleman. 60. Quais dos conceitos que vimos são do
interesse do Sistema, e quais poderiam ser do seu? |
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