IB03.01 |
Por que você deve se
importar com as suas inteligências? |
Sobre o nosso
grupo de estudos. Há vários motivos
para você se interessar pelo desenvolvimento de suas inteligências 1) A inteligência é um dom e como todo dom pode ser treinado e
desenvolvido. Todo mundo sabe correr, mas quem quer ser bom em corrida deve
treinar todos os dias. Quase todo mundo aprende a nadar, mas se quiser
desenvolver o dom da natação tem se esforçar diariamente. Todos nós podemos
aprender a tocar piano, pandeiro, guitarra ou flauta, mas quem quer melhorar
tem de investir. O mesmo para quem quer desenvolver o dom do canto, da dança,
da pintura, de qualquer arte ou em qualquer esporte ou profissão. Inclusive a
inteligência. 2) Outro motivo para você buscar o desenvolvimento das suas
inteligências é o fato de não ser um, mas vários os dons chamados de
inteligência. E todos podem ser aprimorados. Concentração, memorização,
aprendizado, lógica dedutiva (aquela do teste de QI), conhecimento acumulado,
senso crítico, velocidade em raciocinar e reagir, compreensão, criatividade,
capacidade em se adaptar e resolver problemas e ainda outros dons são sinais
ou tipos de inteligência. E ainda há as inteligências emocional, sensorial e
social. Quanto mais conceitos você conhecer, mais tipos de inteligência você
pode intencionalmente desenvolver. Por que não as aprimoramos uma a uma? A
quem interessa que não desenvolvamos nossos potenciais? 3) Devemos nos atentar com os conceitos e sinais de inteligência porque alguns deles, como o de antenalidade, o de busca pela verdade, o de compreensão, o de hermenêutica, o de dialética e outros não interessam ao Sistema. Pelo contrário, perceberemos que estes tipos de inteligência são regularmente ofuscados: não costumam fazer parte de nenhum PNE. Por que são tão raros e nem fazem parte do PNE os projetos educacionais e cursos para o desenvolvimento da retórica, da oratória, da hermenêutica, da lógica, da dialética e de outros tipos ou sinais de inteligência? Ou apenas outros dons podem ser desenvolvidos? Esquecidos, não à toa. 4) Outro motivo para desenvolvermos as inteligências é a consciência
social: a burrice é ferramenta de controle social. A agressividade, a
arrogância, a dureza mental (imunização cognitiva), a crítica rápida e
ferrenha, a certeza de ser inteligente e outras características de pessoas
emburrecidas facilitam a polarização e o empobrecimento, fundamentais ao tal
controle e à concentração de poder. Também facilitam as decepções com seus
amigos e familiares, dificultam a felicidade e aumentam o sofrimento
psicológico (depressão e outros males). 5) Outra causa relevante para estudarmos os conceitos de inteligência é
a autorrealização. Sem dúvidas as pessoas têm seus sonhos, seus objetivos de
vida, suas faltas e suas propostas pessoais. Como estabilidade emocional,
cursos, fonte de renda, relações saudáveis e concursos. Um pouco mais de
estratégia, de vínculos corretos, de bom senso, com um bom diálogo e alguma
lógica – coisas facilitadas pelas inteligências – podem ser a pedra angular
na realização desses projetos. Deixar a posição passiva (meritosa) e parar de
cobrar dos outros ou do Estado o que pode realizar, também ajuda. Se você não
se interessar, pode ter certeza de que o Estado não o fará. O Sistema precisa
que sua inteligência e a Educação sejam aplicadas em desenvolver aptidões,
técnicas e profissões porque isto rende valores, produtos, serviços e
impostos. Entenda: para o Estado, mesmo que alguns não percebam, a função da
Educação infantil é formar militantes e a da Educação de jovens e adultos é
preparar técnicos, graduados e pós-graduados que paguem impostos e gerem
renda, por isto prioriza o conceito de inteligência vinculado ao de aptidões.
O Sistema também
precisa que você polarize (qualquer que seja o seu lado, o que interessa é a
polarização), que você divida a sociedade em grupos
para facilitar o controle social e a exploração de seu país. E usam a
Educação e a Cultura para isto – não se esqueça que as verbas e os programas
destas áreas são definidos obrigatoriamente por políticos que defendem
programas mundiais e interesses do Sistema, não por professores. Temporadas com o tema
inteligência ou Burrice. Possíveis
conceitos para Inteligência. |