Conteúdo do módulo Inteligência e burrice |
|
Leitura anterior: por que você deve se
interessar pelas inteligências? Conteúdo do módulo Há sete submódulos neste módulo do grupo de estudos: ü
A) O que seria inteligência? Vários são os conceitos e sinais de inteligência. Boa memória,
conhecimento acumulado, análise e síntese, lógica dedutiva-matemática,
raciocínio claro, aprendizado, criatividade, concentração, oratória, retórica
e argumentação, hermenêutica, resolução de problemas, capacidade de
adaptação, domínio de técnicas, aptidões e ainda outras coisas são
consideradas sintomas ou a própria inteligência. Questões importantes a desenvolver: 1- Quais deles você, na atualidade, pretende aprimorar? 2- Quais
interessam ao Sistema desenvolver ou ofuscar? 3- Quais interessam, à comunidade ou sociedade, desenvolver ou ofuscar? ü
B) Sobre a teoria das Inteligências
Múltiplas de Gardner Destaque merece esta teoria não apenas pela hegemonia na Educação e nos
meios midiáticos, mas principalmente pelos possíveis usos escusos. ü C) Qual seria a inteligência essencial? Qual o melhor conceito para inteligência? ü D) O que seria burrice? Qual seria o melhor conceito para burrice? Quais os seus sinais? ü E) Questões educacionais. Questões da Educação que promovem ou ofuscam os sinais de inteligência. ü F) Redutores de inteligência. Álcool, outros produtos, certas atividades, algumas das crenças
relacionadas no tópico sinais de burrice e o que mais poderia reduzir alguma
das inteligências? ü G) Teorias complementares. Ainda contamos com algumas teorias muito interessantes para
compreendermos e aprimorarmos as inteligências: a Epistemologia ou teoria do
conhecimento em Platão, a inteligência para Piaget, a inteligência Emocional
e a Social de Daniel Goleman. ü H) Técnicas de desenvolvimento das
inteligências. Acesse links a algumas das reflexões deste
conteúdo. |
|
|
|
|