Conteúdo do módulo

Inteligência e burrice


Leitura anterior: por que você deve se interessar pelas inteligências?

Conteúdo do módulo

Há sete submódulos neste módulo do grupo de estudos:

ü A) O que seria inteligência?

Vários são os conceitos e sinais de inteligência. Boa memória, conhecimento acumulado, análise e síntese, lógica dedutiva-matemática, raciocínio claro, aprendizado, criatividade, concentração, oratória, retórica e argumentação, hermenêutica, resolução de problemas, capacidade de adaptação, domínio de técnicas, aptidões e ainda outras coisas são consideradas sintomas ou a própria inteligência.

Questões importantes a desenvolver:

1- Quais deles você, na atualidade, pretende aprimorar? 2- Quais interessam ao Sistema desenvolver ou ofuscar?

3- Quais interessam, à comunidade ou sociedade, desenvolver ou ofuscar?

 

ü B) Sobre a teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner

Destaque merece esta teoria não apenas pela hegemonia na Educação e nos meios midiáticos, mas principalmente pelos possíveis usos escusos.

ü C) Qual seria a inteligência essencial?

Qual o melhor conceito para inteligência?

ü D) O que seria burrice?

Qual seria o melhor conceito para burrice? Quais os seus sinais?

ü E) Questões educacionais.

Questões da Educação que promovem ou ofuscam os sinais de inteligência.

ü F) Redutores de inteligência.

Álcool, outros produtos, certas atividades, algumas das crenças relacionadas no tópico sinais de burrice e o que mais poderia reduzir alguma das inteligências?

ü G) Teorias complementares.

Ainda contamos com algumas teorias muito interessantes para compreendermos e aprimorarmos as inteligências: a Epistemologia ou teoria do conhecimento em Platão, a inteligência para Piaget, a inteligência Emocional e a Social de Daniel Goleman.

ü H) Técnicas de desenvolvimento das inteligências.

 

Acesse links a algumas das reflexões deste conteúdo.