IB03.44

Condições para a Antenalidade  


Conceito de antenalidade.

Condições para a antenalidade

Que, não por acaso, também são as condições para um diálogo ou conversa saudável.

·        Curiosidade. Uma pessoa que não se interessa pelo mundo do outro terá sua antenalidade reduzida, não se submete a um diálogo, não entra nele. Conversa, avalia, critica, mas não dialoga.

·        Nivelamento. No caso de diálogo, o nivelamento se torna necessário. Senso crítico detona o diálogo. No caso do ensino, o desnivelamento em favor do instrutor ou professor é necessário. Também aqui o senso crítico se torna prejudicial.

·        Senso crítico. Já sabemos que é prejudicial ao diálogo e ao aprendizado. Mas onde se aplica? Após a conclusão do diálogo e do aprendizado, no momento de resolver se as informações devem ou não serem absorvidas, descartadas, combatidas ou se devemos pesquisá-las ainda mais.

·        Expressões como gostei, não gostei, concordo, não concordo, você está tantos porcento correto e outras avaliações demonstram o não nivelamento.

·        Fides in aliis. Confiança em terceiros. Se uma pessoa não credita a outrem saber, não confia que ele pode ter melhores saberes que os seus, certamente não estará devidamente antenada, tampouco presente no diálogo ou na conversa. Confiar no médico, na mãe, no pastor ou em quem ama ou respeita é condição necessária para a antenalidade. Antenalidade desenvolve o respeito, a empatia e a ética.

·        Ociosidade. Tempo e disposição (amor e atenção) são necessários para a antenalidade. Quem se valoriza demais não tem este tempo e amor necessários à inteligência.

·        Foco. Um diálogo é um evento entre duas pessoas. Cada um dos envolvidos se coloca e os seus argumentos em função do tema do diálogo. O foco, portanto, é o tema. Desvio de foco é quando uma das partes se arroga o direito de avaliar e julgar a outra parte ou o próprio tema.

Cumprir estas condições não garantem que o saber seja melhor ou correto, apenas confirma as condições de antenalidade (diálogo, conversa, aprendizado e autodesenvolvimento).

Estar antenado não quer dizer que aceite toda e qualquer proposta, ideia, crença ou pensamento, tampouco que sempre perceberá com maestria. Mas que tem a capacidade de ponderar outros saberes, algo necessário à empatia, à sabedoria. Sem antenalidade, estes dons ficam restritos, reduzidos.

E não se esqueça: o Sistema precisa ofuscar a antenalidade, por isto divulga tanto o amor-próprio, a valorização dos próprios sonhos e objetivos, o senso crítico aplicado precipitadamente e outros sinais de emburrecimento.

 

Continua aqui.

Voltar à relação de reflexões.