IB03.34

Teoria das Inteligências Múltiplas


TIM – Teoria as Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner.

Pesquisa. Pesquise sobre a T.I.M. de Howard Gardner. Por exemplo: fundamentos da teoria das inteligências múltiplas ou aplicabilidade da teoria das inteligências múltiplas. Assista alguns vídeos e veja textos.

Reflexão. Explique as inteligências múltiplas. É importante que você domine esta teoria para compreender as questões que colocaremos nas próximas páginas. Pesquise também algumas críticas que recebe.

Os principais créditos a Gardner e sua teoria é a valorização de dons e a equiparação destes à inteligência.

Todas as pessoas têm seus dons e, com o apoio dessa teoria, passaram a ser consideradas inteligentes mesmo que os testes de QI as contradigam. Dom da música, da arte, da empatia, da disciplina motora, do desenho, da liderança, da bondade, do domínio de línguas estrangeiras e outros dons passaram a ser inteligência. Assim estimular apenas a inteligência lógico-matemática de uma pessoa fica desprezível em relação ao desenvolvimento de seus verdadeiros potenciais - os seus dons ou virtudes. O objeto da Educação foi ampliado assim como suas capacidades e seus objetivos de forma geral.

Usemos novamente o caso Garrincha (http://www.oestrangeiro.net/psicologia/27-teoria-das-inteligencias-multiplas-de-gardner):

" vale lembrar de um curioso incidente que aconteceu em nosso país antes de Copa do Mundo de 1958. O Brasil possuía seu primeiro psicólogo esportivo, João Carvalhaes, que atendia a seleção brasileira de futebol. O psicólogo resolveu aplicar em todos os jogadores testes de QI. Garrincha, que estava no apogeu de sua carreira, após responder os testes ficou sabendo que seu quociente intelectual era irrisório, sendo classificado como débil mental. Por este motivo quase foi impedido de participar da Copa. (MODERNELL, 1992, p. 56) ”

Ninguém duvida do talento que possuía este atleta quando se encontrava no meio de um gramado com a bola nos pés. Todavia, o teste psicométrico de inteligência indicava Garricha como uma pessoa sem grandes chances de ser bem-sucedido em sua vida, o que não correspondeu à realidade. Fica claro que os testes de QI predizem apenas como vai ser o desempenho escolar e não o sucesso profissional depois de concluída a instrução formal.

É dentro desta perspectiva que Gardner apresenta a teoria das Inteligências Múltiplas (TIM). Os testes de QI medem apenas as capacidades lógica e linguística, capacidades que normalmente são as únicas exigidas e avaliadas pelas escolas e, sem dúvida, as capacidades mais valorizadas em nossa sociedade. Gardner pretende considerar também as outras capacidades, as outras "inteligências" menos lembradas para analisá-las em sua teoria."

Para Gardner, as inteligências agem de forma integrada. Um alto nível de capacidade na inteligência corporal-cinestésica apenas, por exemplo, não asseguraria a ninguém um sucesso como jogador de futebol. Seria necessário também um bom desenvolvimento da inteligência espacial para realizar bons passes e chutes a gol e também inteligência interpessoal desenvolvida para um bom relacionamento com os companheiros, os adversários e a imprensa. Estas três inteligências agindo de forma integrada provavelmente possibilitariam uma maior chance de sucesso no esporte. Todavia não seria necessário, neste caso, um bom desempenho da inteligência lógico-matemática, por exemplo, com bem demonstrou Garrincha.

Fica claro: Garrincha, um ídolo, era inteligente, apesar de seu teste de QI ter indicado o contrário. O dom seria a articulação entre as inteligências espacial e interpessoal, o que dispensa, no caso, a inteligência lógico-matemática.

Sem dúvidas a TIM uma grande contribuição à Educação e à Psicologia.

 

Atualizações na teoria das Inteligências Múltiplas

Não deixe de estudar aqui, faça sua resenha:  https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/9-tipos-de-inteligencia-quais-sao-as-caracteristicas-de-cada-um.

 

Continua aqui.

Voltar à relação de reflexões.