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Teoria das Inteligências Múltiplas |
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Nesta temporada vamos conversar sobre a TIM – Teoria as Inteligências
Múltiplas – de Howard Gardner. Entre as suas contribuições, Gardner equiparou vários novos dons à
inteligência e a dividiu em alguns grupos. Pesquise: fundamentos da teoria
das inteligências múltiplas ou aplicabilidade da teoria das inteligências
múltiplas. Assista alguns vídeos e veja textos. Reflexão. Explique as inteligências múltiplas. É importante
que você domine esta teoria para compreender as questões que colocaremos nas
próximas páginas. Pesquise também algumas críticas que recebe. Identifique as alterações nas inteligências. A inteligência
ecológica, por 3exemplo, não tinha este nome quando a teoria foi apresentada.
Identifique também os parâmetros para uma aptidão ser considerada
inteligência. Reflexão. As novas inteligências. Os primeiros estudos de Howard Gardner definiram as inteligências
múltiplas em sete tipos: inteligência lógico-matemática, linguística,
interpessoal, intrapessoal, corporal, espacial e musical. Posteriormente, a inteligência existencial e a naturalista também.
Vamos conhecer melhor como cada uma dessas inteligências se manifesta. Reflexão. Todas as pessoas têm seus
dons e, com o apoio dessa teoria, passaram a ser consideradas inteligentes
mesmo que os testes de QI as contradigam. Dom da música, da arte, da empatia,
da disciplina motora, do desenho, da liderança, da bondade, do domínio de línguas estrangeiras e outros dons
passaram a ser inteligência. Assim estimular apenas a inteligência
lógico-matemática de uma pessoa fica desprezível em relação ao
desenvolvimento de seus verdadeiros potenciais - os seus dons ou virtudes. O
objeto da Educação foi ampliado assim como suas capacidades e seus objetivos
de forma geral. Revendo o caso Garrincha
(http://www.oestrangeiro.net/psicologia/27-teoria-das-inteligencias-multiplas-de-gardner):
" vale lembrar de um curioso incidente
que aconteceu em nosso país antes de Copa do Mundo de 1958. O Brasil possuía
seu primeiro psicólogo esportivo, João Carvalhaes, que atendia a seleção
brasileira de futebol. O psicólogo resolveu aplicar em todos os jogadores
testes de QI. Garrincha, que estava no apogeu de sua carreira, após responder
os testes ficou sabendo que seu quociente intelectual era irrisório, sendo
classificado como débil mental. Por este motivo quase foi impedido de
participar da Copa. (MODERNELL, 1992, p. 56) ” Ninguém duvida do talento
que possuía este atleta quando se encontrava no meio de um gramado com a bola
nos pés. Todavia, o teste psicométrico de inteligência indicava Garricha como
uma pessoa sem grandes chances de ser bem-sucedido em sua vida, o que não
correspondeu à realidade. Fica claro que os testes de QI predizem apenas como
vai ser o desempenho escolar e não o sucesso profissional depois de concluída
a instrução formal. É dentro desta perspectiva que Gardner
apresenta a teoria das Inteligências Múltiplas (TIM). Os testes de QI medem
apenas as capacidades lógica e linguística, capacidades que normalmente são
as únicas exigidas e avaliadas pelas escolas e, sem dúvida, as capacidades
mais valorizadas em nossa sociedade. Gardner pretende considerar também as
outras capacidades, as outras "inteligências" menos lembradas para
analisá-las em sua teoria." Para Gardner, as inteligências agem de
forma integrada. Um alto nível de capacidade na inteligência
corporal-cinestésica apenas, por exemplo, não asseguraria a ninguém um
sucesso como jogador de futebol. Seria necessário também um bom
desenvolvimento da inteligência espacial para realizar bons passes e chutes a
gol e também inteligência interpessoal desenvolvida para um bom
relacionamento com os companheiros, os adversários e a imprensa. Estas três
inteligências agindo de forma integrada provavelmente possibilitariam uma
maior chance de sucesso no esporte. Todavia não seria necessário, neste caso,
um bom desempenho da inteligência lógico-matemática, por exemplo, com bem
demonstrou Garrincha. Fica claro: Garrincha, um ídolo, era inteligente, apesar de seu teste de QI ter
indicado o contrário. O dom seria a articulação entre as inteligências
espacial e interpessoal, o que dispensa, no caso, a inteligência
lógico-matemática. Sem dúvidas a TIM uma grande contribuição à Educação e à Psicologia. Atualizações na teoria das
Inteligências Múltiplas Não deixe de estudar aqui, faça sua
resenha: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/9-tipos-de-inteligencia-quais-sao-as-caracteristicas-de-cada-um. Voltar à relação de reflexões Inteligência
e burrice. |
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