IB03.14 |
|
Inteligência.4 = aprendizado |
|
Reflexão 03.14a. Inteligência seria a capacidade de aprender,
de capturar aprendizado. Reflexão 03.14b. Mas aprender também
pode ser algo subjetivo. Antes aprendemos o certo e o errado, o que é e o que
não é e, depois, com os novos aprendizados, apreendemos os supostos certos e
desprezamos os supostos errados (conforme aquele aprendizado anterior – da Cultura),
logo, aprendemos e recusamos saberes conforme a Cultura já instalada entre os
nossos saberes. Reflexão 03.14c. Crianças são
naturalmente curiosas, aprendem por instinto e natureza na tenra idade. E
logo se colocam os aprendizados culturais. Podemos especular que o
aprendizado é natural ao ser humano, o que se aprende, cultural? Reflexão 03.14d. Inteligência não é
só aprender, regularmente é necessário criar, produzir, se adaptar, buscar
novas soluções. Por isto as críticas a este conceito, não podemos reduzir as
inteligências ao aprendizado. Mas também não podemos ignorar a relação. |
|
|
|
|