FN10.02

Pensamentos Nebulosos


Os escravos do século XXI não estão presos por correntes e grilhões, mas por seus próprios saberes.

Aparentemente o principal mecanismo de controle social e concentração de poder, na atualidade, se centraliza no controle das informações (narrativas). Porque estas formam pensamentos e crenças que, por sua vez, sustentam posturas e comportamentos que, não por coincidência, facilitam a concentração de poder nas mãos de cada vez menos pessoas. Por ser quase imperceptível quando o tentamos reconhecer em nós mesmos, o nomeamos Nebuloso.

Ou seja, Nebulosos seriam os mecanismos, pensamentos, crenças e narrativas que, apesar da popularidade ou da boa aparência, podem ter uso no controle social, como os que emburrecem, dividem, adoecem, infantilizam e empobrecem a população.

Sinais de um pensamento Nebuloso (SPN)

1.   SPN01. Primeiro sinal de um pensamento Nebuloso: engana-nos porque nos agrada (é falacioso).

Naturalmente nos enganamos. É da nossa natureza consideramos diversas falácias verdadeiras e justas:

ü As notícias que nos agradam,

ü As que confirmam nossos saberes,

ü As que atendem aos nossos desejos e

ü As que tenhamos confiança na sua fonte.

O Sistema se aproveita disto: ao controlar os meios de comunicação e a Educação, influencia nossos saberes e comportamentos.

Sabemos que, se os objetivos de um pensamento Nebuloso forem percebidos, eles não serão mais defendidos. Por isto todo pensamento Nebuloso se apresenta como algo desejável, bom, justo e verdadeiro. E, como toda falácia, agrada porque tem relação direta com os nossos desejos ou nossas crenças. E, não à toa, nossa população não é motivada a estudar o reconhecimento de falácias (nossa sétima temporada), assim como não é instigada a desenvolver certas  inteligências.

Mais sobre SPN01 aqui.

2.   SPN02. Aumenta a polarização, inclusive a social, em vez de promover a harmonia entre as pessoas.

É muito mais fácil controlar um povo e usurpar as riquezas de seu país quando sua população está dividida. Povo dividido não se une contra os invasores. Isto sempre foi implantado ou incrementado por colonizadores, mas está cada vez mais visceral no mundo globalizado. E cada bloco, sempre que percebe que seu país está sendo espoliado, acusa o outro grupo conterrâneo de associação com os exploradores.

O inocente, realmente, não percebe que sua polarização sustenta a divisão social, raiz da colonização, como desejam os dominadores. Ele confunde estar do lado do Bem com o seu espectro político, não sabe distinguir.

O Sistema fortalece essa polarização com o estímulo ao egocentrismo, o narcisismo, o egoísmo e outras características infantis, por isto tantas narrativas a favor do amor-próprio e ignorando as terceiras entidades: quanto mais uma pessoa se valoriza e aos seus saberes, desprezando os demais, menos se une aos seus compatriotas em defesa de seu povo ou de sua pátria.

Os polarizados nunca se unirão pelo bem do país, repito, como é do interesse do colonizador. A divisão social em inúmeros grupos, haja justificativas plausíveis ou não, é o principal fator de controle social, empobrecimento geral, emburrecimento do povo e exploração de suas riquezas. Voltaremos regularmente a este tema e ao estudo de casos antolhos.

Mais sobre SPN02 aqui.

3.   SPN03. O pensamento emburrece em vez de melhorar nosso aprendizado, nossa percepção e nossa empatia.

Consideramos emburrecedores os pensamentos que evitam o natural desenvolvimento do aprendizado, da antenalidade, da compreensão ou da própria maturidade. Eles dificultam a empatia, empacam perante argumentos e ignoram, destituem ou agridem os saberes da contraparte.

Veremos, no módulo conceitos e tipos de inteligência e burrice,  que alguns conceitos de inteligência foram ofuscados ou são depreciados e que vários sinais de burrice foram glamourizados, como interessa ao Sistema.

4.   SPN04. O pensamento empobrece ou diminui potência em vez de nos enriquecer ou melhorar nosso empreendedorismo.

Quando reduz o empreendedorismo, os valores, a produção, a produtividade, a força, a coragem, o poder bélico, o rendimento ou qualquer coisa que afete nosso potencial ou rendimento. Uma das surpresas do nosso estudo é que muitas das narrativas atuais são meritosas ou nos estimulam a cobrar nossos direitos, sem avaliar antes se não seriam casos em que nós mesmos deveríamos produzir o bem. Como na expressão eu mereço ser feliz. Este e outros pensamentos populares tendem a nos colocar em posição passiva, reduzindo nossos potenciais. Mais sobre SPN04 aqui.

5.   SPN05. Aumenta o sofrimento psicológico em vez de a sensação de proteção, harmonia e paz.

Casos ou sintomas de depressão, ansiedade, egoísmo, Burnout, angústia, egocentrismo e vitimismo são consequências diretas da polarização, do emburrecimento e do empobrecimento assim como são também ferramentas de controle social.

O medo, a autocobrança, o isolamento social e psicológico, o excesso de autovalia e tantas outras condições e situações aumentam soberbamente esses problemas.

Apesar da explosão de recursos da medicina, do resgate de muitas medicinas antigas, do desenvolvimento de dúzias de técnicas psicoterapêuticas e da multidisciplinaridade, estes males estão cada vez mais presentes na população. Não é à toa. Todos estes sintomas facilitam os objetivos comentados ao início deste texto. Mais sobre SPN05 aqui.

6.   SPN06. Sobre o objetivo: o controle social.

Enfim, ao controlarem narrativas (informações, saberes e pensamentos), influenciam crenças, comportamentos e desejos. Isto fez aparecer o conceito de narrativas. Afinal, cada pensamento naturalizado ou comum à sociedade pode ter uso no controle social e na concentração de poder, como insinua a expressão ao início do texto: os escravos do século XXI não estão presos por correntes e grilhões, mas por seus próprios pensamentos. Mais sobre SPN06 aqui.

7.   SPN07. Controle dos conceitos.

Todos os sinais já comentados dependem do controle dos conceitos e seus valores. Todos nós temos nosso conceito intuitivo para cada palavra popular, conceito este que muda conforme nossa experiência e idade. Mas não percebemos que palavras como amor, valor, inteligência, burrice, poder, riqueza e saúde podem ter conceitos diferentes, por isto daremos destaque a estas.

Resumindo e concluindo. A polarização, o emburrecimento, o empobrecimento e o sofrimento psicológico decorrentes de nossas crenças são os principais fatores de controle social na atualidade. Tudo isto é construído nebulosamente com boas, justas, inocentes e necessárias bandeiras, todas politicamente corretas, o que ofusca a agenda, daí o uso dos termos Nebuloso e inocente útil em nossas reflexões.

 

Mais sobre SPN01 aqui.

Mais sobre SPN02 aqui.

Mais sobre SPN03 aqui.

Mais sobre SPN04 aqui.

Mais sobre SPN05 aqui.

Mais sobre SPN06 aqui.

Apologia a alguma filosofia conservadora?

 

Narrativas Nebulosas 01. Narrativas nebulosas 02.