Enganos e Lendas da MTC. Ou não.

Enganos e lendas da MTC

 


 

Nesta página você terá os links para questões polêmicas ou duvidosas nas terapias complementares.

As terapias alternativas, seja para abrir espaço na área da Saúde, seja para atrair admiradores, atribuiu ares de milenares a recursos e terapias desenvolvidas no século XX. Seus defensores também acreditam serem verdadeiras algumas lendas e outros fatos inverossímeis.

Com a massificação das informações falsas, verdadeiras e duvidosas em conjunto, ficava difícil discernir o joio do trigo. Nos textos e vídeos com link abaixo, pretendo mostrar algumas destas possíveis informações incorretas.

Seja discreto

Já ouvi muitos relatos de alunos que, ao se aventurarem a questionar as afirmações da MTC, acabaram passando por algum tipo de constrangimento.

Parece que questionar as fundamentações da MTC – Medicina Tradicional Chinesa – atribui, ao questionador, ares de préconceituoso, materialista, pouco espiritualizado, inferior em seu caráter e dono da verdade. Eu regularmente passo por isto.

Ouve um tempo que eu acreditava que as dúvidas teóricas não afetariam a eficácia das terapias alternativas. Estava enganado. O conhecimento de Fisiologia da Acupuntura, por exemplo, nos dá o saber sobre quando aplicá-la com maestria, alcançando maior eficácia e eficiência.

Por isto a orientação: cuidado, seja discreto. Os que defendem as teorias energéticas, como não podem provar as suas teorias, tendem a discriminar ou mesmo excluir os que se interessam pela Fisiologia dos recursos alternativos. Já fui excluído de vários grupos da área por divulgar esses conhecimentos. Assim como já não sou mais convidado a dar palestras em eventos de Medicina Tradicional Chinesa apesar de ter sido uns de seus primeiros defensores.

Por outro lado, a abordagem em acordo com a Fisiologia me rende muitos, muitos alunos, interessados que estão em compreender os reais mecanismos de ação e, assim, aumentar a eficácia das técnicas que usam.

Abaixo vocês encontrarão questões duvidosas ou falsas. Para encontrar os mecanismos de ação e outras informações importantes, veja relação de textos, vídeos e cursos sobre terapias alternativas. Ou envie mensagem.

 

Relação de textos Enganos e Lendas da MTC. Ou não.

ü Texto: Teste para comprovar a existência dos meridianos. Espero que você tenha o interesse em refazer o teste antes de divulgá-lo ou questioná-lo.

ü Vídeo no YouTube: Sobre a multiplicidade de cartografias podais. Por que diferentes cartografias podais mostram o ponto do estômago em locais diferentes?

ü Texto: A Reflexologia Podal é Milenar? Parece que não... Vai um pouco de história crítica? Texto que questiona a milenariedade e a origem da reflexologia podal.

ü Por que o pai da Medicina é Hipócrates e não um chinês? Não está na hora de corrigir essa injustiça?

ü Milenariedade dos meridianos chineses. Há quantos mil anos os meridianos chineses foram mapeados? 

ü Pausa na acupuntura. Por que a acupuntura-sangria deixou de ser praticada no início do século XX e voltou como a acupuntura que conhecemos após a Segunda Grande Guerra?

ü Vídeo no YouTube: Dinâmica em aula.  Sobre a falta de objetividade e Estatísticas na comprovação das cartografias.

ü Vídeo no YouTube: Sobre os meridianos energéticos. Há quem acredite que meridianos de energia circulem pelo corpo.

ü Vídeo no YouTube: Ventosas de chifre na China Antiga. Por que não acredito mais que haviam ventosas de chifre de búfalo na China Antiga?

ü Texto: Espinhas de peixe ou farpas de bambu? Não havia agulhas de acupuntura na China antiga porque não havia aço. Como eram as agulhas?

ü Texto: Fidelidade nas traduções. A falta de fidelidade nas traduções dos textos antigos chineses aumenta o descrédito e as dúvidas. 

ü Texto: Acupuntura x Sangria. Acupuntura é a corruptela das palavras Acu e Puntura, que querem dizer ponto e punção, respectivamente. Como a sangria: punção em ponto no intuito de retirar um pouco de sangue. Assim tudo que há de sangria na medicina pode ser associada à acupuntura. Esta confusão esconde o quê?

ü A acupuntura foi um segredo chinês por séculos. Ou não? De lenda em lenda, o que será verdade?

ü Quando a acupuntura chegou ao Ocidente? Dá para saber?

ü Energia na Saúde. Quando os conceitos de energia e de canais de energia passaram a fazer parte das técnicas de cura?

ü Imperador Amarelo. Sobre a variedade de obras e a construção dessa verdade.

ü Pai da acupuntura. Por que o pai da acupuntura é Huangfu Mi, 215-282 d. C., se a acupuntura tem cinco mil anos?

Relação de textos Reflexões Energéticas

ü Conhecimento Ocultado. Por que Fisiologia aplicada às Alternativas não é divulgada?

ü Salada Energética. O que é mesmo Energia?

ü Priorizar a energia ou as ciências? Devemos seguir nossa intuição e priorizar as energias ou é mais sábio seguir as ciências?

ü Como deveria ser um curso de Acupuntura. Para compreender o nosso curso Agulhamento.

 

Para voltar à relação de textos Dicas e reflexões para a sua Saúde.

 

 


IBTED

(21) 99187-3020 – (21) 97720-9407 [email protected] 

Sociais: facebook/ibted     facebook/robertohaddad.ibted