Narrativa útil ou Nebulosa?

A direita e esquerda se embatem pelo poder

 


 

Uma das narrativas mais amplamente divulgada e descaradamente falsa é a que existe uma disputa ampla entre a esquerda e a direita. De um lado os EUA, os liberais, os capitalistas; do outro, a China, os democratas, os comunistas e os socialistas. Como registrado na Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquerda_e_direita_(política): “O espectro político esquerda-direita é um conceito geral de enquadramento de ideologias e partidos. Esquerda e direita são muitas vezes apresentadas como opostas, embora um indivíduo ou grupo em particular possa eventualmente assumir uma posição mais à esquerda numa matéria e uma postura de direita ou até de extrema-direita noutras. Na França, onde os termos se originaram, a esquerda tem sido chamada de "o partido do movimento" e a direita de "o partido da ordem”.

Há um consenso de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários, socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto direita inclui neoliberais, econômico-libertários, conservadores, reacionários, neoconservadores, anarcocapitalistas, monarquistas, teocratas (incluindo parte dos governos islâmicos), nacionalistas, fascistas e nazistas.”

Sei que o povão e muitos de seus representantes se posicionam a partir dos atributos de esquerda e direita. Nos escalões inferiores há sim essa disputa visceral, mas não entre os grandes empresários, ditadores e outros poderosos.

Esta divisão é necessária para o controle social. Mais cedo ou mais tarde grupos percebem que seu país é explorado por empresas e ricaços de fora. Grupos polarizados não se unem nem para defender seu país de exploradores. Pelo contrário, os associam ao outro grupo e aumentam seu embate interno, na ilusão que combatem os dominadores. Assim perdemos foco: quem são os que, de fato, nos exploram, e como facilitamos as coisas para eles.

Penso ser necessária muita ingenuidade para acreditarmos nisto – que a direita e a esquerda se embatem em todos os níveis. Essa crença se desmonta com apenas uma questão: Quem financia a direita, e quem, a esquerda?

·                    Quem financia a direita? Fácil de responder: o grande capital.

·                    Quem financia a esquerda? Wikileaks já mostrou: o grande capital internacional.

São as maiores empresas nacionais e as multinacionais que financiam a esquerda no Brasil. São empresas nacionais e multinacionais que financiam as esquerdas na União Europeia, nos EUA, no restante do mundo.

Entenda de uma vez: há interesse que a população de um país não o defenda da exploração. E, caso apareça um governo nacionalista, já há leis que o impedem disto. https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2021/12/4972909-serias-preocupacoes-uniao-europeia-inicia-acao-legal-contra-a-polonia.html. 

A esta altura, algumas pessoas costumam me lembrar que há o embate China e EUA. Ledo engano. Como reafirmo, é informação largamente divulgada para que percamos o foco. Falácia repetida à exaustão. Há empresas multinacionais com parcerias com chineses na China assim como há chineses empreendendo no mundo todo, inclusive nos EUA. São suprarricos que financiam a globalização, mas querem parecer uma disputa entre direita x esquerda ou China x EUA para nos dividirem. E conseguem. Vamos usar um pouco de senso crítico reflexivo com este saber? Reveja o texto em a Chin4 é comunista?

Infelizmente o povão confunde China com PCC e com chineses, assim como EUA com supra-empresários norte-americanos e com os norte-americanos. Chineses, norte-americanos e tantos outros suprarricos fazem negócios tanto com a esquerda quanto com a direita de outros países! Há capital europeu e norte-americano na China, logo, as investidas chinesas precisam ser em acordo com os supra-empresários de lá e que investem cá. Faça esta pergunta: quem são os chineses do partido de lá que detêm o poder na China? Depois relacione as empresas em que cada um deles é sócio.

O comunismo acabou. Por que a esquerda não?

Não faltam vídeos e textos na internet afirmando que o comunismo acabou com a queda do muro de Berlim ou, talvez, com o desmantelamento da URSS, Aqui, por exemplo, no minuto 2:57. Aqui (texto), aqui e aqui também. Os que falam que não, relacionam até cinco países que têm características de comunistas, mas reconhecem que apenas a Coréia do Norte, entre os quase 200 países que conhecemos, se mantém comunista. Há quem afirme que a China é filosoficamente comunista, mas não de fato, porque quem manda por lá é o partido comunista. Se o nome do partido fosse essencial, a maior parte dos partidos com o título democrático teria de trocar de nome.

Atualmente falam muito mais de globalização e Nova Ordem Mundial quando o assunto é organização política. Por que tantos de nós ainda falam de esquerda e direita? Não seria apenas mais um recurso de polarização e divisão social da parte populacional menos bem informada?

 

Voltar à relação Narrativas Nebulosas.

 

 


IBTED

(21) 99187-3020 – (21) 97720-9407 [email protected] 

Sociais: facebook/ibted     facebook/robertohaddad.ibted