Narrativa útil ou Nebulosa?

A função das mídias é divulgar a verdade

 


 

 

·        A função das mídias é divulgar a verdade.

·        Apesar de alguns jornalistas e editores com viés político ou econômico que se desviam e pervertem as notícias, os jornais televisivos e demais informativos de massa têm a função de informar a sociedade.

Se alguém ainda tem a crença que a função das mídias é divulgar a verdade, que há algum interesse nisto por parte do Google, Walt Disney, CNN, Facebook, Globo, Marvel, canais em geral, este alguém provavelmente está na função de inocente útil.

Pesquisas

·        Qual a função das mídias? Pesquise desde a acta diurna e os papiros romanos até os dias de hoje, passando pelos arautos da Idade Média.

·        Pós verdade – o que é, como se constrói e quais os objetivos. Como interesses atravessam esta construção?

·        O controle das informações (e do poder) durante a revolução francesa. Leitura e resenha: Joseph Fouché, retrato de um homem político. Autor: Stefan Zweig.

·        O controle da informação nazista, influência de Joseph Goebbels.

Reflexão. Sobre a função das mídias. Por que se espera que a função das mídias seja informar os fatos, se nunca foi? Quando começou, o interesse era comunicar decisões e ordens. Hoje, formar comportamento e facilitar o controle social.

Reflexão. Quando e por que se criou a falácia que as mídias têm a função de informar fatos?

Reflexão. De acordo com a internet a mídia assumiu o papel de mediadora do conhecimento, já que está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas, desempenhando uma grande influência na sociedade, transmitindo comportamentos, moda e atitudes. Esta influência é consequência 1- natural das informações ou 2- é por ela que as informações são selecionadas, formatadas e divulgadas? Ou seja, 1- as informações são selecionadas por serem interessantes e a influência é acidental ou 2- a influência é o objetivo e, para tanto, as notícias são selecionadas?   

Lembrando que incluímos em mídias Marvel, Walt Disney, as novelas de qualquer país, programas infantis, revistas impressas e até os comerciais. Relembre como as mídias influenciam a relação pai-filho.

Reflexão. Há mídias confiáveis? Há quem defenda que certos veículos menos populares definitivamente mostram a notícia, sem induzir interpretações. De fato há jornalistas, editores e veículos que buscam por notícias reais e procuram divulgá-las, mas são restritos a ação local.

Via de regra, quanto mais global o canal, mais fácil de defender os interesses de poderosos globais. Quando mais regional e não subsidiária de uma global, mais fácil de se limitar aos interesses regionais ou do país.

Conclua: como identificar os enganos forjados nas mídias?

/https://br.pinterest.com/pin/572590540113306544/

 

Voltar à relação Narrativas Nebulosas.

 

 


IBTED

(21) 99187-3020 – (21) 97720-9407 [email protected] 

Sociais: facebook/ibted     facebook/robertohaddad.ibted