Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

Grupos de estudos

Felicidade, prazer e paz

 


 

Penso que os conceitos de felicidade, prazer e paz sejam necessários para definirmos várias de nossas reflexões e posturas, em especial com os conceitos de amor, respeito e inteligência. Sua opinião, que é influenciada pelo conceito que você tem, é determinante nos nossos estudos. Por isto muitas de nossas reflexões nem são apresentadas, aguardamos suas contribuições.

Mas podemos adiantar alguma coisa, alguma sugestão conceitual e algumas reflexões. E caberá aos nossos primeiros encontros o nivelamento conceitual.

Felicidade e prazer

Há diferenças ou são a mesma coisa?

Parece comum associarmos prazer a momentos e paz a estado. O que seriam momentos de paz, estado de paz, momentos de prazer, estado de prazer, momentos de felicidade, estado feliz?

Reflexões:

1)   Segurança e proteção. Considere situações em que o nosso o sistema nervoso simpático esteja razoavelmente acionado. Em ambientes hostis, em estado de alerta, em fases difíceis da vida. Os hormônios presentes permitem ou não as sensações de paz, prazer e felicidade? Avalie separadamente.

2)   Os mesmos hormônios, em doses menores, são partícipes nas sensações prazerosas. Se na minha vida predomina o medo, a raiva, a ameaça, o fracasso, a opressão, a inveja ou qualquer coisa que me faça sentir ameaçado, parece que isto nega as condições básicas necessárias para a felicidade e a paz, apesar de conseguir prazer. Seria por isto que alguns afirmam que não existe a felicidade, apenas momentos prazerosos? 

3)   Prazer. A sensação prazerosa consiste em acionamento de áreas do cérebro chamadas de ACCUBEMS, incluindo o hipotálamo. E estas áreas são acionadas por atrito de mucosa (mastigar, fumar, praticar sexo etc.), o cheiro doce, os sabores gorduroso e doce e a propriocepção. Pesquisemos exemplos associados a hábitos culturais.

4)   Quatro sensações também acionam aquela área do cérebro e, consequentemente, dão prazer:

·                   4.1) A sensação de receber. Seja o peito da mãe, atenção, presentes, valor, respeito, uma dose homeopática ou qualquer coisa, mesmo de valor reduzido.

·                   4.2) A sensação de ser útil. Seja como objeto de amor, seja cuidando de um familiar, seja ajudando pessoas ou entidades. Quem tem compromissos não tem tempo para adoecer, já ouvi.

·                   4.3) A sensação de poder. A realização de projetos e a satisfação de desejos e faltas constituem a terceira grande questão ou condição para a felicidade.

 

Página inicial do grupo de estudos.

 

 


Site do IBTED

Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 97720-9407 (Claro com WhatsApp) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted