Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Inocência útil 14

Qual potência detém o poder mundial?


Outro discurso que pode ser característica de inocência útil: EUA, China e/ou a UE são as maiores potências mundiais. Com esta crença, a pessoa não tem noção de onde, de fato, encontra-se o poder e, por isto, mais facilmente faz o papel de inocente útil.

Sei que é altamente divulgado que os EUA e a China controlam o capital do mundo, que influenciam a economia mundial, que a China está comprando ativos em todo o mundo e que também lucrou com a pandemia do corona-vírus. Sei que falam que a petrolífera Saudi Aramco é a empresa mais valiosa do mundo, enquanto que a Amazon é a empresa com a marca mais valiosa. Ora, estes discursos escondem a verdade: a potência.

Reflexão. Não seria melhor perguntar que pessoas controlam o capital do mundo e influenciam a economia mundial? Entenda, pessoas têm a posse dos valores, da direção, do controle de empresas, dos governos e até de estatais. Sim, desde o momento que são pessoas que financiam políticos e a ONU e também definem os investimentos de suas empresas, seria muita ingenuidade pensar que os governos, as empresas e a própria ONU poderiam fazer coisas do desagrado de seus financiadores. São pessoas que decidem, que detém o poder. E quase sempre não são os presidentes ou primeiros-ministros, estes são representantes daqueles. E mesmo que o governante seja um dos suprarricos, ele toma decisões visando seus interesses, não os de seu país.

Que grupos chineses estão comprando ativos e que grupos lucrou com a pandemia? Que grupos ou famílias controlam Marrocos, Tunísia, Guiné, Camarões, Togo, Senegal, Madagascar, Benin, Níger, Burkina Faso, Costa do Marfim, Chade, República do Congo, Gabão, Mali, Mauritânia, Argélia, Comores, Djibouti, República Centro Africana, todas ex-colônias francesas na África e que grupos têm interesse na miséria delas? Que famílias mantém países submissos lhes servindo de monarcas, reis ou ditadores? Não é só na Coréia do Norte que temos ditadura. Que grupos tinham influência no Donald Trump, quais têm no Joe Biden, quais financiavam e foram fortalecidos por Barac Obama? Fala-se tanto no partido chinês). Quem são? Os empresários chineses que estão ganhando a Forbes, são todos vinculados ao PCC ou há algum que não?

Estatais e empresas chinesas compraram empresas no ramo de energia no Brasil. Empresas chinesas e chineses compraram ativos pelo mundo todo. Melhor perguntar: quais os acionistas dessas empresas compradoras? Sim, há muitas empresas multinacionais na China, darão lucro tanto a chineses quanto a famílias europeias e norte-americanas. Há estatais chinesas, muitas. Todas administradas conforme o interesse do PCC. Quem são os chineses que definem o que é bom para a China (ou melhor, para o grupo)?

Quanto à pobreza em alguns países. Sabemos que o Japão não tem recursos minerais relevantes a explorar em seu território. Alguns dos países em extrema pobreza na África, têm. E eu me recuso a acreditar que os africanos já nascem mais burros e propensos à pobreza que os japoneses. Sei que a História de cada país e sua cultura contaram para o estágio atual, mas tem certeza que não houve e não há interesse de grupos em mantê-los na pobreza, que não houveram oportunidades de reverter o quadro? Identifiquemos os grupos, destaquem nomes, e melhores respostas teremos. Falemos de países, cultura e História e naturalizaremos as diferenças. Investiguemos os responsáveis e veremos as mesmas famílias que considero as suprarricas.

Quanto ao poder do governo chinês, ainda há a lenda de a China ser comunista. Se fosse como à época de Mao, não teríamos mais de mil chineses com mais de um bilhão de dólares na Forbes, tampouco tantas empresas do resto do mundo vendendo produtos por lá. Entre as dez empresas mais valiosas do mundo, duas são chinesas: Alibaba e Tencent. Pesquise: fundadores destas empresas. Pesquise: países onde não se vendem coca-cola.

EUA, China, UE ou estes três influenciam a economia mundial? Notícias para inocentes úteis. São pessoas, famílias ou grupos que controlam o capital dos EUA, da China, da UE, da Arábia Saudita e de todo o mundo, são estes que têm o poder de influenciar a economia mundial. Há muito mais chineses empreendedores e detentores de empresas na China que no resto do mundo, também dividem empresas com os mesmos supraempresários europeus que alcunhei de suprarricos e até têm suas empresas pelo mundo. Cada lado acusa o outro de oprimir suas populações, cada um do seu modo. Governantes e partidos políticos são seus representantes, a diversidade de partidos e organizações sociais servem para iludir a população numa guerra eterna onde ela não se une contra os principais exploradores do mundo: os suprarricos.

 

Continua em inocência útil 15

 


IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Página inicial do grupo de estudos

Site do IBTED

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected]

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted