Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Inocência útil 12

Onde está a riqueza do mundo?


·        Os EUA são os países mais ricos do mundo.

·        Ou a China, ou ambos.

·        (Algum país) é rico. Como a Suécia, a Finlândia ou a Escócia.

Pessoas que soltam esta asserção ou similar têm grandes possibilidades em estarem na posição do inocente útil. Simplesmente porque essa frase nos leva a pelo menos dois equívocos, o primeiro dele comentado nesta página, o seguinte na próxima (Google é uma empresa rica).

Qual o parâmetro usado para se atribuir riqueza a um país? 

Pesquise na internet países ricos.

PIB/hab. Os principais retornos relacionarão os países por relação PIB/habitante. Nem China nem os EUA estão entre os primeiros. Quem está? Pesquise! Da última vez que pesquisei os EUA estavam em sétimo, o Brasil na sexagésima quinta e a China na sexagésima sétima. Poucos meses antes, a China estava à frente do Brasil.

PIB. Outras relações enumerarão os países ricos a partir do PIB, chamando de Paridade do Poder de Compra. Nesta lista a China está em primeiro lugar e os EUA em segundo. Seria este parâmetro o melhor para avaliar país rico?

Reservas Internacionais. Ou reservas cambiais. São os meios de pagamento de que dispõem as autoridades monetárias de um país ou o montante de moeda estrangeira de que dispõe o país. Neste parâmetro, em acordo com a Wikipédia em abril/21, A China está em primeiro lugar, o Brasil em décimo e os EUA em décimo nono. Aqui o Brasil seria mais rico que os EUA.

Riqueza líquida nacional. Ou Patrimônio Líquido Nacional, é a soma total do valor dos ativos de uma nação menos seus passivos. De acordo com a Wikipédia os EUA em primeiro e a China em segundo. Seria este parâmetro melhor?

Observação. Nem todas as tabelas estão atualizadas. A de reserva internacional, por exemplo, usa dados de 2016 para a China e os EUA. Os dados referentes ao Brasil são de 2020.

Retornando à questão: quem afirma que a China ou os EUA são os países mais ricos, a qual parâmetro está se referindo? Há consenso que o melhor índice seria o PIB/hab, no qual nenhum dos dois alcança as primeiras cinco posições. 

Qual o interesse?

A quem interessa localizar a riqueza em países e não em pessoas? Sim, há pessoas ricas. Toda riqueza tem uma pessoa, com cargo ou não, que a administra. Se associamos a riqueza a um país, ignoramos quem tem o poder sobre ela.

Concorda ou não com a afirmação? Ora, quando uma pessoa acredita que tal país é rico, considero que tem seu foco desviado e, logo, é um caso de inocência útil. Ela não consegue perceber que não é o país que é rico, mas pessoas que lá moram, investem ou possuem as riquezas. Pessoas possuem ou administram riquezas por perto ou em outro país. Elas têm seus interesses que não são obrigatoriamente os do país supostamente rico. E são seus interesses que regem como e onde as pessoas investem e localização suas fortunas. Mesmo em países socialistas ou comunistas, claramente percebemos que há pessoa ou pessoas que controlam e administram as fortunas conforme seus próprios interesses. Acreditar que o país é rico em si pode ser indicativo de inocência útil, certo?

 

Continua em inocência útil 13

 


IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Página inicial do grupo de estudos

Site do IBTED

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected]

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted