Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Inocência útil 07

Líderes, militância e inocência útil


Percebo algo curioso entre os líderes e seus subordinados.

Todos os líderes e seus seguidores têm causas a defender. Os seguidores militam pela causa, assim como os líderes mais de baixo na pirâmide do poder no partido. Mas os líderes do partido, sei não. Penso que os líderes do topo militam em causa própria.

Fico a observar políticos, como os que defendem causas ecológicas. Já comentei na última reflexão que os considero hipócritas, sabem que o principal tema a levantar se contrapõe aos interesses dos suprarricos e, portanto, o ignoram. Mas mantém a bandeira ecológica levantada para angariar prestígio, adeptos e poder.

Isso não se restringe à essa causa. Líderes religiosos, empresários, políticos e tantas mais pessoas com cargo de poder costumam levantar bandeiras, projetos e propostas, algumas inaplicáveis. Por outro lado, seus subordinados e seguidores acreditam piamente não só nas bandeiras, mas que o líder também a defende.

Reflexão. Sabemos que multidões se enganam com seus líderes.

·        Como identificar líderes que flamulam bandeiras fantasmas – que não têm como serem aplicadas, como as causas ecológicas, já que temos tendência a acreditar nas coisas que nos são agradáveis ou desejáveis? 

·        Como mostrar a seus seguidores que estão sendo ludibriados?

·        Como identificar líderes que efetivamente defendem a causa e não apenas as usam para alcançar prestígio, poder e seguidores?

Penso que o primeiro passo seria desconfiar de seus líderes e bandeira. Algo muito difícil para um inocente útil, impossível para uma pessoa burra. Muito mais fácil acusar os adversários, políticos da oposição e pessoas malquistas.

 

Continua em inocência útil 08

 


IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Página inicial do grupo de estudos

Site do IBTED

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected]

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted