Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Inocência útil

A China é comunista?


A China é reconhecidamente um país comunista. O único partido por lá é o PCC (Partido Comunista Chinês). Em qualquer veículo de mídia se reconhece isto, logo, querem que você assim pense. Mas...

O partido chinês foi fundado em 1921 em Xangai, mas só assumiu o país em 1951 com Mao Tse-tung. Mao assumiu com os princípios comunistas. Há relatos que todos os chineses considerados burgueses e seus familiares foram sacrificados. Comentam até que alguns tiveram seus fígados comidos por conterrâneos em praça pública, tamanho o ódio que aplicaram ao capitalismo e aos seus representantes.

Deng Xiaoping, dois anos após a morte de Mao, em 1978, promoveu um programa econômico que ficou conhecido como "Reforma e Abertura". Liberalizou a economia, permitiu o ressurgimento do setor privado e facilitou a descentralização do poder.

Xi Jinping, que assumiu o governo em 2013, voltou a centralizar poder na pessoa do presidente, inclusive já alterou a constituição para que se tornasse presidente vitalício. Seus esforços em ampliar o poder e valores de empresários chineses, sempre com total apoio do partido, já rendeu a entrada de centenas de chineses no seleto clube dos superricos.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/10/21/chineses-ultrapassam-americanos-e-lideram-grupo-dos-10percent-mais-ricos-do-mundo-pela-1a-vez-diz-credit.ghtml: pela primeira vez, há mais chineses do que norte-americanos entre os 10% mais ricos do mundo, aponta relatório do banco Credit Suisse. Segundo o estudo, a China agora tem 100 milhões de pessoas no seleto grupo, contra 99 milhões dos Estados Unidos. Para estar entre os 10% mais ricos, é preciso ter uma fortuna de US$ 109,43 mil em ativos líquidos (ou seja, que podem ser convertidos em dinheiro rapidamente). Para estar entre os 1% mais ricos, o valor é de US$ 936,43 mil.

O poderio dos empresários chineses se faz presente no mundo todo, inclusive no Brasil.

Em 15 de janeiro de 2016, pela primeira vez um chinês fez o discurso de abertura do Fórum Econômico Mundial em Davos, Xi Jinping deu uma aula de liberdade econômica. Aos 25 segundos de https://www.youtube.com/watch?v=m9Uz-9wQsBE.

Reflexão: a China é país comunista ou não?

A principal diferença entre o capitalismo e o comunismo está registrado no marxismo: no capitalismo empresários, burgueses no discurso marxista, possuem os meios de produção; no comunismo, os trabalhadores deveriam ter esta posse. Ora, se há chineses ricos, outros são pobres. Se alguns chineses possuem meios de produção, não estão todos estes na posse do Estado. Se há parceria de grandes empresários e empresas de outros países com chineses formando empresas multinacionais, há capital estrangeiro na China.

Na verdade, não há muitos países comunistas no mundo. Em países comunistas tudo deveria pertencer ao Estado e o fruto do trabalho deveria ser voltado ao trabalhador. Mesmo que esta segunda afirmação não costume ser reconhecida, onde há comerciantes não podemos falar de comunismo, no máximo de socialismo.

Nos dias de hoje apenas a Coréia do Norte e Cuba não se dobraram ao capitalismo, não mantém negócios com empresas multinacionais, sua população não tem qualquer poder ou propriedade. Nestes lugares não se consome Coca-Cola. Cuba já abriu as fronteiras, recebe dólares e dá lucro a burgueses. Burgueses que querem economizar com cirurgias lucram indo pra Cuba ou China, sendo este segundo país o maior mercado de transplante do mundo na atualidade. Creio que isto não descaracterize o sistema, mas há quem considere apenas a Coréia do Norte ainda comunista.

China é um país próspero. O valor PIB per capita vem aumentando regularmente, um dos maiores índices de aumento do mundo. Sabemos que mais de mil chineses já fazem parte da Forbes. Também sabemos que muitas indústrias europeias, muitos ricaços norte-americanos e de outros locais investem lá, desde que tenham chineses em seus quadros de sócios. Laboratórios, indústrias têxteis de marca ou não, mil produtos. A parte pobre da população é mão de obra bem barata. Você tem certeza que estas características são de país comunista? Ou de país socialista?

Avaliações do interesse do grupo de estudos

Avaliação 01- Este pensamento é fato, fake, falácia ou algo mais?

Avaliação 02 a 05- É uma notícia nebulosa (Foggy news)?

·        Avaliação 02. Emburrece ou desvia o foco?

·        Avaliação 03. Empobrece social ou financeiramente pessoas ou grupos?

·        Avaliação 04. Aumenta a agressividade intergrupos?

·        Avaliação 05. Aumenta o adoecimento psicológico (casos de depressão, ansiedade, Burnout, TDAH e outros)?

Avaliação 06- Inocência útil?

 

O que você quer?

·        Próxima reflexão Inocente Útil 06.

·        Participar das reflexões, ter as continuidades e receber novas questões: peça para ser incluído no próximo grupo presencial ou via WhatsApp.

·        Voltar à relação dos textos liberados sobre os grilhões modernos.

·        Voltar ao texto Introdução ao grupo de estudos.

·        Atendimento individual.

Faça contato pelo WhatsApp 21-99187-3020 ou e-mail [email protected].

 


IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Página inicial do grupo de estudos

Site do IBTED

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected]

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted