Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Índice

Índice


Iniciando os estudos

O leitor deve escolher um tema e avaliar as reflexões iniciais já disponíveis. Se for do seu interesse, deve participar de um grupo de estudos presencial ou via WhatsApp. Veja aqui detalhes dos módulos do grupo de estudos.

·        Pensamentos grilhões – teu pensamento te alavanca ou prende?

·        Introdução.

·        Sobre as inteligências.

·        Sobre a burrice.

·        Escrutinando a Educação.

·        Inocente útil.

·        Introdução à natureza humana.

·        Energizando o controle social.

·        Natureza humana.

·        Técnicas de melhoria mnemônica.

 

Sobre o desenvolvimento dos temas

O desenvolvimento dos temas não se dá satisfatoriamente apenas refletindo sobre as questões. Insisto que os leitores participem de grupos. Sabemos que temos dificuldades em perceber nossos enganos e desvirtudes. Mesmo que as reflexões nos ajudem, apenas com olhares de fora as aproveitaremos minimamente.

Por isto insistimos que o leitor peça para ser inserido em um dos grupos de estudo via WhatsApp ou agrupe pessoas e coordene um grupo de estudos, onde certamente mais questões e reflexões são apresentadas e onde os estudos cumprem seus objetivos.

 

Sobre os módulos

Pensamentos grilhões – o pensamento te alavanca ou te prende? Este grupo de reflexões mostra que nossas crenças, mesmo que aparentemente nos sejam boas, justas e agradáveis, costumam ser utilizadas com fins nebulosos: emburrecer, empobrecer, aumentar nossa agressividade intergrupos e nos adoecer psicologicamente. No mínimo, nos desviam o foco, por isto a questão: Teu pensamento te alavanca ou prende? Pensamentos grilhões – teu pensamento te alavanca ou te prende?

Introdução. Este grupo de textos apresenta os objetivos do grupo de estudo e faz alusão a cada um dos módulos. Introdução.

Inteligência e burrice. Reconhecer sinais de inteligência e burrice nos tornará mais atentos e conscientes de nossas atitudes. Um dos sinais de burrice é a sensação que o próprio conceito intuitivo se confunde com o objeto conceituado. O estudo, e ninguém discorda disto, diminui a burrice e tonifica as inteligências.

·        Sobre as inteligências.

·        Sobre a burrice.

Idiotia útil. Sobre como reconhecer e não se colocar na posição de idiota ou inocente útil. Sinais de idiotia útil.

Escrutinando a Educação. Apontando questões polêmicas que costumam ser desprezadas pelo sistema educacional. O reconhecimento de falácias, por exemplo, é algo totalmente descartado no ensino atual e seria fundamental para o exercício do senso crítico, sem o qual este senso tende a ser apenas uma crítica mal fundamentada. Escrutinando a Educação.

Os módulos acima podem ser frequentados em qualquer ordem. Os próximos têm os anteriores por requisito.

Energizando o controle social. Teorias falaciosas que facilitam o controle social. Antes de iniciar este grupo de estudos o candidato deve tomar conhecimento dos vários tipos de falácias e como reconhecê-las.

Natureza Humana. Há no ser humano uma série de atributos que lhe passam desapercebidos. E as culturas fazem questão que assim seja, já que sua ignorância é utilizada para o controle social. Só depois de tomar conhecimento destas características, penso que, de fato, teremos como propor soluções para evitar o próprio emburrecimento, empobrecimento, agressividade e adoecimento psicológico. Este, sem dúvida, é o mais longo e importante módulo do grupo de estudos.

Técnicas de melhoria dos dons mnemônicos. Aprimoramento da memória, do raciocínio lógico-dedutivo, da compreensão, da capacidade de suportar a dor, da resistência, da resiliência e outros.

A continuidade de cada um dos grupos e reflexões de outros módulo do grupo de estudos são enviados via WhatsApp ou apresentados nos grupos presenciais.

Opcional. O desenvolvimento de apenas um tema pode ser assunto exclusivo no atendimento individual via Skype ou presencial (entre em contato via WhatsApp).

Que fique claro que os temas disponíveis na web são apenas introdutórios. O desenvolvimento deverá ser em grupo, onde poderemos definir melhor os conceitos que utilizaremos.

Retorne ao topo e escolha a continuidade do seu interesse.

 


IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Página inicial do grupo de estudos

Site do IBTED

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected]

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted