Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

Dúvidas, Enganos e Lendas

 

A Acupuntura teria sido um segredo por séculos?

 


 

Venho regularmente divulgando questões que questionam a veracidade das informações da MTC. Segue mais uma.

Os livros de terapias alternativas e acupuntura dizem que a acupuntura é milenar e é chinesa. Também afirmam que só na década de 60 ela chegou ao Ocidente. Bom, outras obras falam que há 300 anos ou menos. De fato, ela era praticamente desconhecida do Ocidente, apesar do intenso contato entre o Ocidente e o Oriente iniciado no século XI. Por que não antes?

E vem a lenda: os chineses passam seus segredos de boca a ouvido de chinês, nenhum ocidental presente, nada pode ser escrito.

E  EU  ACREDITEI!!!!!

Se os chineses fossem esconder algo dos ocidentais, esconderiam a fórmula da pólvora ou a do macarrão. Nos séculos antes da jornada de Marcos Pólo, havia uma disputa sangrenta entre os ocidentais e principalmente os mongóis. Sempre que se encontravam era mortes e mais mortes. Marcos Pólo foi um dos primeiros a fazer contato amistoso com os orientais - foi ele que desenhou a rota da seda, caminho de ida e volta ao oriente utilizado por séculos. Pois é, ele trouxe a pólvora e o segredo de sua produção. A mesma pólvora que deu o domínio português sobre os índios brasileiros e de espanhóis sobre os maias e astecas. Se os chineses fossem esconder algo de seus visitantes, seus convidados e seus clientes, esconderiam a pólvora. E mesmo assim não a esconderiam por tantos séculos, certo?

A História também conta que a corte chinesa e a inglesa moraram uma no domínio da outra, amistosamente, por mais de 200 anos. E nunca um chinês tratou seu anfitrião com a acupuntura? Então como explicar o boneco de bronze com os pontos de sangria do século XVIII?

Se os chineses não conseguiram segurar a pólvora como segredo nem por 10 anos, tampouco o macarrão, querem que eu acredite que mascararam a acupuntura por quase mil anos? Sei.

Ou seja: confusão e má informação imperam quando o assunto é história da MTC.

Agora, se dissessem a verdade será que perderiam a adesão que têm? A eficácia na acupuntura não seria maculada. Será que mentiras podem ser utilizadas para um bem se instalar?

Afinal, acupuntura é sinônimo de sangria (acu = ponto, puntura = punção), esse recurso foi desenvolvido primeiramente na Grécia no século IV a. C., a sangria foi utilizada tantos por ocidentais quanto por orientais até o final do século XIX, a sangria deixou de ser utilizada em ambos os lados pelo mesmo motivo, chineses incorporaram lendas milenares às teorias gregas, chineses reformaram as teorias após a segunda Grande Guerra e ainda nos dias atuais estão atualizando a terapia. Será que essas e outras verdades seriam um mal para a sociedade?

Quer saber? Defendo que a humanidade está sendo emburrecida, que isto é necessário para o controle social. Misturar informações erradas com coisas boas é típico: em nome da veracidade de alguns fatos algumas inverdades se tornam verdades e passam a ser defendidas.

Você tem explicação melhor? Pode mandar sua questão para [email protected] Agora, se eu não responder, envie inbox para um dos facebooks abaixo. Yahoo, por exemplo, não entrega minhas mensagens.

 


 

Escolha a relação de textos:

·        Dúvidas, Enganos e Lendas.

·        Reflexões para a Saúde.

·         Terapias Alternativas e Corporais.

Texto: como encontrar o assunto do seu interesse.

Contato: [email protected].

Para textos e cursos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted