Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Dúvidas, Enganos e Lendas

Conhecimento Ocultado

Por que certos conhecimentos científicos são ignorados na Saúde Alternativa?

E restritos até para a Medicina?


Desde que as terapias alternativas chegaram ao Ocidente, cientistas se voltaram a descobrir seus mecanismos de ação.

Vários mecanismos foram encontrados, mas as ciências têm alguma dificuldade na divulgação de seus achados. Normalmente são ignorados nos cursos de acupuntura, moxabustão, shiatsu, terapia do esparadrapo e outros. E também nas faculdades de Medicina e Fisioterapia. Posso inferir alguns motivos.

1) O próprio sistema educacional prefere o paradigma energético. São necessários cerca de dois anos, por exemplo, para um curso de pós graduação em Acupuntura. Para um bom curso em acordo com a Fisiologia, seriam necessárias poucas aulas. Creio que umas 50 horas dariam para um ótimo curso. Isto traria grande prejuízo ao sistema educacional. Já fui, digamos, dispensado de universidades por apresentar Fisiologia e não teorias energéticas ao apresentar terapias alternativas. Façam as contas: quanto rende um curso de pós graduação? Sobre a acupuntura.

2) A percepção humana também prefere o paradigma energético. As energias são como o por do sol: a gente sente, vê, se emociona etc. Mas as ciências mostram que é o movimento de rotação sobre o próprio eixo que nos dá a percepção do poente. O sol, efetivamente, não corre nos céus para se esconder no horizonte como a nossa percepção confere. Saber isto não muda a nossa percepção. Assim o é com a sensação energética: real como o por do sol. Sobre o que priorizar: as ciências ou a percepção energética.

3) Há certo movimento mundial em priorizar as sensações e as individualidades em prol da racionalidade e das ciências. Parece que para a atualidade o aprimoramento da tecnologia é suficiente e a mentalidade científica, dispensável. Isto cria uma depreciação das ciências em prol da percepção humana e das religiões. Algumas questões que visam mostrar que História e Fisiologia aplicadas nas terapias alternativas só têm a somar: aumentam a eficácia, os recursos e o glamour das terapias. Então por que não são mostradas na grande maioria dos cursos?

4) Muito ruim. Mesmo a Medicina não é informada sobre os mecanismos de ação das terapias Alternativas.

Simplesmente não há, nos cursos de Medicina, cadeiras sobre essas terapias. Nem na pós graduação em acupuntura, que simplesmente omite Fisiologia e apresenta uma filosofia nomeada Fisiologia Energética. Até a estes profissionais a Fisiologia desses recursos é omitida, apesar da presença de muitas cadeiras com Fisiologia no curso. Pior: Em vez de Fisiologia para explicar patologias e quadros clínicos, apresentam pesquisas com grupos de risco a essas patologias e quadros. Não faltam questões que colocam em questão essa atual prática na Medicina: sindromizar em vez de explicar. Já listei algumas dúzias e as estou gradativamente apresentando no meu álbum no Facebook Reflexões para a Saúde.

Façam o seguinte: passeie pelas outras fotos no meu álbum no Facebook Reflexões para a Saúde. Em cada texto, aponto conhecimento científico muito útil para compreendermos gastrite, dor nas costas, depressão e vários outros males. E, tenho certeza, se algum médico tiver conhecimento do que lá está escrito, não foi na faculdade de Medicina que viu tal Fisiologia, apesar de muitas das fundamentações estarem em livros de Fisiologia Médica. Ora, o sistema carrega o curso de Medicina com Fisiologia Celular e outras, mas o oculta a Fisiologia e a Etiologia aplicada a patologias e quadros. Péssimo, não?

Não é difícil perceber as consequências de aplicarmos mais Fisiologia e menos a tabela de relação quadros clínicos - procedências médicas: diminuiriam drasticamente o consumo de remédios e outros bens da Saúde, prejudicando a terceira maior indústria do mundo - a farmacêutica. E este fato acaba por nos induzir a acusar o sistema médico-farmacológico pela omissão, conscientes ou não, dos fatos.

Sejam por estes ou por outros os motivos, de certo, os mecanismos fisiológicos são normalmente ignorados nos cursos de terapias alternativas.

Se um dia a guerra da Medicina para beneficiar a população foi contra as Ciências Ocultas e como não podemos contar com o sistema, agora está na hora da população ainda não subjugada, para beneficiar a Medicina, trazer à tona os conhecimentos ocultados.

Quem puder e acreditar que algo pode melhorar nesta direção, compartilhe, divulgue, mande textos complementares, pergunte, enfim, dedique um pouco do seu tempo.


Escolha a relação de textos:

·        Dúvidas, Enganos e Lendas.

·        Reflexões para a Saúde.

·         Terapias Alternativas e Corporais.

Texto: como encontrar o assunto do seu interesse.

Contato: [email protected].

Para textos e cursos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted