Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

Enganos e Lendas

 

Fidelidade nas Traduções

 


 

Um dos principais livros que fundamenta a acupuntura é o livro do Imperador Amarelo. E não precisamos ser historiadores para ver que a tradução utilizada pela acupuntura é uma falsidade.

1) Vou sugerir que baixe um livro pela internet, em http://minhateca.com.br/Rosi.Gimenes/Documentos /Zen+Jhiu+-+O+ Livro+De+Acupuntura+Do+ Imperador+Amarelo, 136419427.doc: Zen Jhiu - O Livro De Acupuntura Do Imperador Amarelo. Em word.

Abra este documento. Então peça para o word pesquisar as palavras meridiano, canal, canais, rios  (de rios de ch'i), um de cada vez. Ou procure você mesmo. Surpresa? Não! Naquela época as teorias que falariam dos meridianos ainda não tinham sido especuladas, logo, estas palavras não estão nesta obra. Pelo menos não numa tradução livre.

Agora pesquise a palavra acupuntura. Aparecerá por onze vezes. Cinco vezes entre o título, o subtítulo e as palavras iniciais em que o autor fala da obra - não fazem parte da obra em si. Mais quatro vezes na referência a links ao final da obra, que também certamente não fazem parte da obra. E apenas duas vezes na tradução da obra. Ou seja, o autor-tradutor acredita que está falando de acupuntura porque esta obra está associada à acupuntura, mas de fato ela não poderia falar de algo que só foi desenvolvido milênios mais tarde. A obra, em si, fala de outras coisas.

Faça o mesmo com o livro em pdf em

http://www.centrobrasileiro.com.br/biblioteca/13/data/O_Livro_De_Acupuntura_Do_Imperador_Amarelo.pdf

2) Agora adquira o livro da Heloísa Pietro - O Imperador Amarelo. Dá para tirar pela resenha que está em http://educacao.uol.com.br/resenhas/o-imperador-amarelo.htm: reconta um conjunto de fábulas e lendas dos antigos sábios chineses. A luz e as trevas, a generosidade e a avareza, a vida e a morte, a ignorância e o conhecimento, o amor e o ódio são abordados em narrativas simples que buscam apontar o caminho para o aperfeiçoamento espiritual.

Nesse livro mesmo é que você não encontrará a preocupação de fundamentar a acupuntura. Não tem nada, nadinha mesmo, de meridianos, canais, acupuntura etc.

3) Se tiver numerário para investir, adquira uma terceira obra, o livro Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo, de Bing Wang. Custará pelo menos 10 vezes mais que as outras obras. Nem precisa do word para pesquisar, em qualquer página que você abrir verá várias vezes as palavras acupuntura, meridianos, pontos, Yin e Yang.  Estas duas últimas, pasmem, até várias vezes no mesmo parágrafo. Apesar de Richard Whilhem, na obra I CHING - o livro das mutações, afirmar que os ideogramas referentes ao Yin e ao Yang (lado iluminado e lado obscuro da montanha) só terem sido desenvolvidos na China no século XIV.

Nesta obra você também encontrará referências à terapia auricular, apesar de sabermos que ela só apareceu no século XX.

Ou seja, na época da compilação dos textos que levaram ao livro do imperador Amarelo ainda não havia o conceito de Yin e Yang na China. E estes conceitos aparecem centenas de vezes em algumas traduções. Dá para confiar?

O primeiro livro tem 10 páginas, o segundo, 110, incluindo ilustrações, e o terceiro mais de 800 páginas, também com ilustrações. Agora vem a pergunta: o original pode ser encontrado junto à primeira obra ou pela internet, sem gravura alguma. Para traduzir essas poucas dúzias de linhas em chinês, poderíamos esperar uma obra de 10 páginas. Explicando os fatos e colocando poesia, poderíamos chegar a 110 páginas, como no livro da Heloísa. Agora, para chegar à 800 páginas... certamente muita coisa foi colocada à mais. Para explicar ou para dar ares de milenar à acupuntura? 

Em qual autor-tradutor-intérprete acreditar? Todos se referem à mesma obra. Ah sim, naquele em que defende o interesse da classe dos acupunturistas, afinal já são milhões pelo mundo, com os interesses de muitas indústrias de produtos para acupuntura, mais os interesses de incontáveis escolas de acupuntura. Com tanto capital gasto em cursos, produtos e consultórios, certamente com os interesses da mídia. Sei... E quem quer entender é materialista, pouco informado, enfim, ignóbil.

O fato de a acupuntura ser eficaz somado aos interesses comentados dá a estrutura para que a história sem fundamentação seja aceita pela maioria. Para prejuízo do próprio bolso e patrimônio, da saúde e da Saúde - se a acupuntura fosse exercida a partir da Fisiologia, os custos seriam menores e sua eficácia, bem maior.

 


 

Escolha a relação de textos:

·        Dúvidas, Enganos e Lendas.

·        Reflexões para a Saúde.

·         Terapias Alternativas e Corporais.

Texto: como encontrar o assunto do seu interesse.

Contato: [email protected].

Para textos e cursos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted