Questões na relação pais-filhos |
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Neste
módulo do grupo de estudos, a partir de algumas questões e narrativas,
discutiremos as principais teorias e dicas que visam o desenvolvimento
infantil e o aprimoramento da relação. Não,
não se aplicam a todos os casos. Na verdade, algumas até podem prejudicar,
atrasando ou perdendo tempo. Mas são questões que apareceram na minha clínica
e, acredito, podem ser do interesse geral. Espero que o leitor tenha sabedoria
para selecionar as muitas informações que lhe podem ser úteis e descartar as
que não. Mas, como as reflexões antecipam e amadurecem atitudes, tenho
certeza que quanto mais refletirem, melhores serão os resultados quando a
questão aparecer. Resposta
certa À
princípio, pode parecer que o leitor deve responder as questões abaixo com a
resposta certa. Não, não é este o intento. O esforço em respondê-las tem
outras utilidades: ·
Avaliação consciente de sua postura efetiva perante a questão. ·
Identificação dos pontos de incoerência. ·
Reparação de possíveis discórdias com o ECA. ·
Antecipando e racionalizando as questões, podemos reagir
com mais harmonia e sabedoria quando elas se colocarem. Qpf01. Em acordo com
o ECA e com você, quais as obrigações dos pais além da sobrevivência do
filho? Qpf02. Reflexão. Criança
não brinca, simula. Um adulto pode brincar de dançar quadrilha, mas uma
criança, provavelmente, está fazendo o papel, não brincando com um adulto. A
cada brincadeira, algo está sendo imaginado e provavelmente influenciando sua
formação. B. Até que idade ou situações as brincadeiras devem ser
monitoradas? Qpf03. Os pais devem
sempre ser amigos dos filhos? Há funções discordantes entre a de pais e a de
amigo. Considere que os bons amigos sempre veem e priorizam o interesse do
amigo, não os seus, e que os pais podem priorizar os da família, o futuro do
filho ou os seus próprios. Qpf04. Sobre as
funções psicológicas parentais. Há quem acredite que são necessárias duas
posturas distintas perante a criança, posturas estas que não podem ser
exercidas pela mesma pessoa, para a sua formação saudável e equilibrada.
Quais são e quais os seus atributos? Qfp05. Toda criança é
inteligente. Em sendo a inteligência um dom, ela deve ser treinada ou devemos
deixá-la ao seu próprio desenvolvimento natural? Em sendo, a inteligência,
vários dons ou tipos como raciocínio lógico, memória, dialética, conhecimento
gerais, domínio de técnicas, compreensão e algumas outras, quais devemos
aprimorar e quais devemos deixar ao seu próprio e natural desenvolvimento?
Requisito: conceitos de inteligência e burrice. Qpf06. Sobre o
sucesso da função parental. O primeiro indício é quando se tornam
dispensáveis. Quais os outros sinais e condições? Qpf07. O pai da boca
da mãe. Primeira teoria sobre a formação da relação do pai com os filhos. Qpf08. O programão do
pai. Segunda teoria sobre a formação da relação do pai com os filhos. Como se
forma a imagem do próprio pai? https://youtu.be/6FXc_RIvPMk. Qpf09. Opções aos
pais quanto às questões de seus filhos: orientar ou questionar. https://youtu.be/349OXbG8pLM. Qpf10. Quando o pai
deve ser orientador, quando questionador? https://youtu.be/quFeg3Ev5IY. Qpf11. Bullying. Como
treinar um filho a ser imune aos bullyings? Qpf12. Sobre o amor
entre pais e filhos. https://youtu.be/fLrIDWCpsjA. Qpf13. Criança em
construção: motivar sem depreciar. https://youtu.be/mp1DCkH87_E. Qpf14. A punição
física é crime. Alguma outra é necessária, ou basta o diálogo? Pais não devem
impor nenhum tipo de sofrimento aos filhos para não o traumatizar, ou o
aprendizado inclui traumas? 14b. Devemos corrigir
as crianças ou aguardar que, sozinhas e em acordo com a própria maturidade,
elas próprias se corrigirão? Qpf15. Criança que
rompe todas as regras, inclusive com o respeito aos outros, terá problemas
sociais e psicológicos no futuro, ou naturalmente se reorganizarão? 15b. Se não romper,
não terá iniciativa e criatividade. Como dosar e limitar as lascívias, por
exemplo? Qpf16. Há quem
relacione a austeridade dos pais ou de um destes com a responsabilidade
futura do infante. Freud também falou alguma coisa, algo sobre a formação do
superego. Há relação entre austeridade e responsabilidade? Qpf17. Especula-se
que há relação direta entre a relação com os pais e com os futuros
companheiros, que a postura da mãe (ou dos pais) em relação aos filhos
influencia todas as suas relações futuras. Como monitorar o processo? Qpf18. É clássica a
afirmação que os amigos do filho o desviaram quando um adolescente ou
jovem mostra a sua lascívia. Os pais devem monitorar e influenciar a lista de
amizades dos filhos, ou confiar no seu amadurecimento e formação? Qpf19.
A criança deve ser livre para se autodescobrir, se autodesenvolver e se
autoconstruir naturalmente. As mídias, a Cultura e os pais não influenciam?
Se influenciam, quais os mecanismos de controle utilizados atualmente? Qpf20.
Os pais devem especializar ou ampliar as atividades de seus filhos? Qpf21.
A criança precisa de tempo ocioso para as autoavaliações e escolhas. É
falhando e tendo tempo para perceber isto que ele se autocorrige. E isto está
cada vez mais raro, pois mais rapidamente ele é interpelado. Como lidamos com
isto? Qfp22.
Sobre a teoria do desenvolvimento proximal (Vygotsky) na relação tela-criança
substituindo outras crianças e parentes. Qpf23.
Qual o interesse do Estado ao formalizar o ECA? Qpf24.
Há obrigações e responsabilidades que devem ser imputadas aos filhos pelos
pais? Qpf25.
Momentos em família. Inibem ou facilitam a formação do indivíduo? Se
desejar, entre em contato e relacione suas questões. Voltar aos módulos do grupo Inteligência e Maturação. |
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