Questões na relação pais-filhos


Neste módulo do grupo de estudos, a partir de algumas questões e narrativas, discutiremos as principais teorias e dicas que visam o desenvolvimento infantil e o aprimoramento da relação.

Não, não se aplicam a todos os casos. Na verdade, algumas até podem prejudicar, atrasando ou perdendo tempo. Mas são questões que apareceram na minha clínica e, acredito, podem ser do interesse geral. Espero que o leitor tenha sabedoria para selecionar as muitas informações que lhe podem ser úteis e descartar as que não. Mas, como as reflexões antecipam e amadurecem atitudes, tenho certeza que quanto mais refletirem, melhores serão os resultados quando a questão aparecer.

Resposta certa

À princípio, pode parecer que o leitor deve responder as questões abaixo com a resposta certa. Não, não é este o intento. O esforço em respondê-las tem outras utilidades:

·        Avaliação consciente de sua postura efetiva perante a questão.

·        Identificação dos pontos de incoerência.

·        Reparação de possíveis discórdias com o ECA.

·        Antecipando e racionalizando as questões, podemos reagir com mais harmonia e sabedoria quando elas se colocarem.

 

Questões e reflexões

Qpf01. Em acordo com o ECA e com você, quais as obrigações dos pais além da sobrevivência do filho?

Qpf02. Reflexão. Criança não brinca, simula. Um adulto pode brincar de dançar quadrilha, mas uma criança, provavelmente, está fazendo o papel, não brincando com um adulto. A cada brincadeira, algo está sendo imaginado e provavelmente influenciando sua formação. B. Até que idade ou situações as brincadeiras devem ser monitoradas?

Qpf03. Os pais devem sempre ser amigos dos filhos? Há funções discordantes entre a de pais e a de amigo. Considere que os bons amigos sempre veem e priorizam o interesse do amigo, não os seus, e que os pais podem priorizar os da família, o futuro do filho ou os seus próprios.

Qpf04. Sobre as funções psicológicas parentais. Há quem acredite que são necessárias duas posturas distintas perante a criança, posturas estas que não podem ser exercidas pela mesma pessoa, para a sua formação saudável e equilibrada. Quais são e quais os seus atributos?

Qfp05. Toda criança é inteligente. Em sendo a inteligência um dom, ela deve ser treinada ou devemos deixá-la ao seu próprio desenvolvimento natural? Em sendo, a inteligência, vários dons ou tipos como raciocínio lógico, memória, dialética, conhecimento gerais, domínio de técnicas, compreensão e algumas outras, quais devemos aprimorar e quais devemos deixar ao seu próprio e natural desenvolvimento? Requisito: conceitos de inteligência e burrice. 

Qpf06. Sobre o sucesso da função parental. O primeiro indício é quando se tornam dispensáveis. Quais os outros sinais e condições?

Qpf07. O pai da boca da mãe. Primeira teoria sobre a formação da relação do pai com os filhos.

Qpf08. O programão do pai. Segunda teoria sobre a formação da relação do pai com os filhos. Como se forma a imagem do próprio pai? https://youtu.be/6FXc_RIvPMk.

Qpf09. Opções aos pais quanto às questões de seus filhos: orientar ou questionar. https://youtu.be/349OXbG8pLM.

Qpf10. Quando o pai deve ser orientador, quando questionador? https://youtu.be/quFeg3Ev5IY.

Qpf11. Bullying. Como treinar um filho a ser imune aos bullyings?

Qpf12. Sobre o amor entre pais e filhos. https://youtu.be/fLrIDWCpsjA.

Qpf13. Criança em construção: motivar sem depreciar. https://youtu.be/mp1DCkH87_E.

Qpf14. A punição física é crime. Alguma outra é necessária, ou basta o diálogo? Pais não devem impor nenhum tipo de sofrimento aos filhos para não o traumatizar, ou o aprendizado inclui traumas?

14b. Devemos corrigir as crianças ou aguardar que, sozinhas e em acordo com a própria maturidade, elas próprias se corrigirão?

Qpf15. Criança que rompe todas as regras, inclusive com o respeito aos outros, terá problemas sociais e psicológicos no futuro, ou naturalmente se reorganizarão?

15b. Se não romper, não terá iniciativa e criatividade. Como dosar e limitar as lascívias, por exemplo? 

Qpf16. Há quem relacione a austeridade dos pais ou de um destes com a responsabilidade futura do infante. Freud também falou alguma coisa, algo sobre a formação do superego. Há relação entre austeridade e responsabilidade?

Qpf17. Especula-se que há relação direta entre a relação com os pais e com os futuros companheiros, que a postura da mãe (ou dos pais) em relação aos filhos influencia todas as suas relações futuras. Como monitorar o processo?

Qpf18. É clássica a afirmação que os amigos do filho o desviaram quando um adolescente ou jovem mostra a sua lascívia. Os pais devem monitorar e influenciar a lista de amizades dos filhos, ou confiar no seu amadurecimento e formação?

Qpf19. A criança deve ser livre para se autodescobrir, se autodesenvolver e se autoconstruir naturalmente. As mídias, a Cultura e os pais não influenciam? Se influenciam, quais os mecanismos de controle utilizados atualmente?

Qpf20. Os pais devem especializar ou ampliar as atividades de seus filhos?

Qpf21. A criança precisa de tempo ocioso para as autoavaliações e escolhas. É falhando e tendo tempo para perceber isto que ele se autocorrige. E isto está cada vez mais raro, pois mais rapidamente ele é interpelado. Como lidamos com isto?

Qfp22. Sobre a teoria do desenvolvimento proximal (Vygotsky) na relação tela-criança substituindo outras crianças e parentes.

Qpf23. Qual o interesse do Estado ao formalizar o ECA?

Qpf24. Há obrigações e responsabilidades que devem ser imputadas aos filhos pelos pais?

Qpf25. Momentos em família. Inibem ou facilitam a formação do indivíduo?

 

Se desejar, entre em contato e relacione suas questões.

 

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