AA04.08a

Ubuntu – saiba dividir


Reflexão AA04.08a. Ubuntu!

Veja antes o conto do Ubuntu: https://www.educlub.com.br/lenda-africana-sobre-a-filosofia-ubuntu/. Ou https://chc.org.br/artigo/ubuntu/.

A conclusão que chegam, ao final do conto:

Como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste?

Vamos ver se eu entendi. Você não deve se dar o direito de se sentir feliz porque outra pessoa não o é, certo? E isto se chama Ubuntu.

Reflexão AA04.08a: Ubuntu 01. Se uma pessoa ganha algo, seus amigos ficam tristes. Tem certeza? Inicialmente ninguém tem nada. Um deles ganha. Então os outros ficam tristes. Se fossem realmente amigos, ficariam felizes.

E quem ganhar deveria sentir culpa: fez os outros infelizes.

Reflexão AA04.08b: Ubuntu 02. Não devemos alcançar vitórias que os nossos amigos ainda não conseguiram, para não os deixar tristes.

Considerando que você tenha seus sonhos e possa alcançá-los. Como comprar casa, concluir pós-graduação, sair numa viagem especial, passar em um concurso, adquirir um pet de alto valor, casar-se, gerar filhos, praticar certo esporte ou ter um carro. Em todos estes casos, pense: como poderia ficar feliz se os outros, digamos os irmãos e amigos, estiverem tristes porque ainda não conseguiram realizar o mesmo sonho? Este pensamento te ajuda? Te torna mais humano? Se você não se alegrar com o seu sucesso, isto melhora a vida dos outros? Em sendo uma pessoa de sucesso, penso que todos os irmãos terão motivo para se alegrarem, mesmo que tenham outros motivos para estarem tristes.

Reflexão AA04.08c: Ubuntu 03. Amigos não se entristecem com o nosso sucesso.

Já passei por isto várias vezes. Desde a infância vi pessoas ganhando seus prêmios em competições, das quais também participei. Se um amigo ganha, fico feliz. Se não for amigo, aí eu ficava triste. Ora, apenas os não amigos ficam tristes com nossas vitórias.

Reflexão AA04.08d: Ubuntu 04. Perderam chances. No meu entender, as crianças perderam a chance de ficar feliz com o sucesso dos amigos e, a uma das crianças, usurparam o potencial de compartilhar.

Sim, o vencedor poderia compartilhar parte de seu prêmio e isto lhe foi negado.

Fora o risco de a competição não valer porque não teve vendedor.

Reflexão AA04.08e: Ubuntu 05. Esta experiência se embasou em uma falácia (a da falsa dicotomia): como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste?

Não há apenas estas duas opções: 1) uma das crianças ganha, as outras ficam tristes. 2) Ubuntu, todos participam e confraternizam. Há ainda outras: 3) A criança que vencer a competição compartilha. 4) Uma das crianças ganha o prêmio, os conterrâneos ficam felizes porque alguém do grupo o ganhou. 5) uma delas ganha e os outros nem se importam porque não são invejosos.

Reflexão AA04.08f: Ubuntu 06. Ganhar uma competição, ser feliz, concluir cursos, comprar a casa própria, passar em concursos e outras vitórias não pode ser visto como algo egoísta! Diga-me. Se o seu cônjuge é desejado por outra pessoa, então você não deve se sentir feliz pelo seu matrimônio porque isto faz outra pessoa infeliz? 

Reflexão AA04.08g: Ubuntu 07. O Sistema não quer você feliz e realizado, mas emburrecido, empobrecido, adoecido e polarizado porque estas coisas facilitam o controle social e a exploração das riquezas do seu país. Ao vencer, uma das crianças teria mais poder, incluindo o de compartilhar. Prefere todos pobres e o poder só nos líderes.   

Se alguém fica triste com o sucesso dos outros, a polarização tende a aumentar.

Quem tem de mudar não é quem alcançou sucesso, mas o outro, que precisa lidar com essas vicissitudes da vida. No experimento em epígrafe, todas menos uma das crianças perderam a oportunidade de saber lidar com a inveja.

Reflexão AA04.08h: Ubuntu 08. A sua felicidade e o seu sucesso provocam tristeza em outras pessoas? Pessoas que gostam de você ficarão felizes com as suas vitórias! Se um garoto tivesse ganho o prêmio sozinho, os outros ficariam tristes? Nenhum deles tinha nada, um ganhou. Por que ficariam tristes? Pelo contrário. Ficariam felizes porque foi alguém do grupo deles e não da aldeia vizinha. A grande maioria das pessoas nem ligam para o que acontece com você, elas estão muito ocupadas com a própria vida. E apenas algumas pessoas ficarão tristes com o seu sucesso, por inveja mesmo.

Ubuntu! Um pensamento nebuloso.

 

Voltar à relação Amar e amor.