AI00.06

Sobre o nosso grupo de estudos


Contexto e conteúdo

Há pouco mais de quatro décadas, quando iniciamos as primeiras turmas, buscávamos o desenvolvimento de alguns dos dons atribuídos à inteligência como memória, concentração, lógicas, autocontrole, aprendizado e percepção.

Os participantes tinham variados objetivos: o combate à ansiedade, algum concurso público, alívio da dor utilizando o pensamento, controle do estresse, passar no vestibular, explorar os poderes da mente, alcançar o sucesso em determinada empreitada, enfim, o autodesenvolvimento.

A esse tempo, o desenvolvimento das inteligências ou de seus sinais satisfazia os objetivos. Hoje em dia, não mais. 

01- Há nova relação com as inteligências: algumas foram acrescentadas, outras, ofuscadas, e sinais de burrice passaram a ser glamourizados.

02- Em paralelo, houve alteração no que seria Cultura, em seus objetivos e nos seus mecanismos. Até o século XVIII, Cultura era o resultado dinâmico das experiências, saberes e necessidades de um povo, lhes definia seus hábitos e novos saberes assim como era determinada a partir de seus interesses, práxis e saberes. Hoje em dia, não mais: atendem interesses globalizados.

03- Ficou claro que nossos saberes pessoais, que regem  nossas emoções, nosso comportamento e até nosso aprendizado, sofrem influência de pensamentos, hábitos e narrativas populares, estes sob o controle do Sistema, que os seleciona e viraliza conforme os seus interesses. Mas não percebemos, até negamos.

04- Tomamos consciência que os controles sociais internos e externos exercidos via Cultura e Educação se embasam e se fortalecem a partir do controle dos sentidos que damos a certas palavras. Conceitos estes que pensamos ou pensávamos ser intuitivos e gerais.

05- O que nos obriga a estudar e reconhecer os diversos conceitos para palavras como amor, objetivo de vida, poder, riqueza, saúde, democracia, felicidade, prazer, paz e algumas outras, atividade necessária aos que buscam tais coisas.

06- E, ainda, devemos nos aplicar ao estudo da nossa sabedoria Pessoal e da nossa maturação. Sem compreendê-las e selecioná-las, estamos condenados à certa colonização (instalação de ditaduras que defendem interesses além-mares).

Conclusão

Participamos ativamente dos processos de polarização, emburrecimento, empobrecimento e adoecimento psicológico de nossa sociedade, mas como é da nossa natureza, não percebemos. Urge tomarmos consciência disto desta natureza e de nosso nível de maturação.

Por isto nosso grupo de estudos inicia com temporadas conceituais. Você as encontra aqui, mas, antes, vejamos alguns textos que explicam o contexto e o conteúdo.

 

Continuação: por que você deve se interessar pelo desenvolvimento de suas inteligências?

Nova relação com as inteligências.