Sobre o nosso grupo de
estudos |
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Contexto
e conteúdo Há
pouco mais de quatro décadas, quando iniciamos as primeiras turmas,
buscávamos o desenvolvimento de alguns dos dons atribuídos à inteligência
como memória, concentração, lógicas, autocontrole, aprendizado e percepção. Os
participantes tinham variados objetivos: o combate à ansiedade, algum
concurso público, alívio da dor utilizando o pensamento, controle do
estresse, passar no vestibular, explorar os poderes da mente, alcançar o
sucesso em determinada empreitada, enfim, o autodesenvolvimento. A
esse tempo, o desenvolvimento das inteligências ou de seus sinais satisfazia
os objetivos. Hoje em dia, não mais. 01-
Há nova relação com as inteligências: algumas foram acrescentadas, outras,
ofuscadas, e sinais de burrice passaram a ser glamourizados. 02-
Em paralelo, houve alteração no que seria Cultura, em seus objetivos e nos
seus mecanismos. Até o século XVIII, Cultura era o resultado dinâmico das
experiências, saberes e necessidades de um povo, lhes definia seus hábitos e
novos saberes assim como era determinada a partir de seus interesses, práxis
e saberes. Hoje em dia, não mais: atendem interesses globalizados. 03-
Ficou claro que nossos saberes pessoais, que regem nossas emoções, nosso comportamento e até nosso
aprendizado, sofrem influência de pensamentos, hábitos e narrativas
populares, estes sob o controle do Sistema, que os seleciona e viraliza
conforme os seus interesses. Mas não percebemos, até negamos. 04-
Tomamos consciência que os controles sociais internos e externos exercidos
via Cultura e Educação se embasam e se fortalecem a partir do controle dos
sentidos que damos a certas palavras. Conceitos estes que pensamos ou
pensávamos ser intuitivos e gerais. 05-
O que nos obriga a estudar e reconhecer os diversos conceitos para palavras
como amor, objetivo de vida, poder, riqueza, saúde, democracia, felicidade,
prazer, paz e algumas outras, atividade necessária aos que buscam tais
coisas. 06-
E, ainda, devemos nos aplicar ao estudo da nossa sabedoria Pessoal e da nossa
maturação. Sem compreendê-las e selecioná-las, estamos condenados à certa
colonização (instalação de ditaduras que defendem interesses além-mares). Conclusão Participamos
ativamente dos processos de polarização, emburrecimento, empobrecimento e
adoecimento psicológico de nossa sociedade, mas como é da nossa natureza, não
percebemos. Urge tomarmos consciência disto desta natureza e de nosso nível
de maturação. Por
isto nosso grupo de estudos inicia com temporadas conceituais. Você as encontra aqui,
mas, antes, vejamos alguns textos que explicam o contexto e o conteúdo. Continuação:
por que você deve se
interessar pelo desenvolvimento de suas inteligências? Nova relação com as
inteligências. |
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