Dicas e reflexões para a sua saúde 21

Depressão 01

Por que você deve se interessar pelo tema?


A ONU já reconheceu a depressão como o mal do século.

Otimistas estimam que pelo menos uma a cada cinco pessoas sofrerá deste mal. Pessimistas, quatro em cada cinco de nós. E que todos nós conviveremos com algumas pessoas deprimidas.

Como agravante, este mal vem aumentando sua incidência e duração, principalmente entre os mais jovens.

Há várias questões importantes: confusão com os conceitos, com o diagnóstico, com a seleção do melhor recurso e com a definição de seus tratamentos.

Confusão

Boa parte dos quadros depressivos são originários do campo psicológico. Fracassos, perdas, desgosto, culpa, sonhos não realizáveis, solidão, medo, coisas assim. Outra parte, do esgotamento físico ou mental, das condições sociais ou da autocobrança. Falha nutricional, deficiência orgânica de produção ou absorção de algum hormônio ou nutriente também pode ser o motivo da depressão. Mas tudo isto é chamado de depressão, atrapalhando as melhores terapêuticas a cada caso. Por que a confusão, se um bom diagnóstico é fundamental para a eficácia do tratamento?

As drogas, por exemplo. Resolvem alguns quadros, em outros ajudam dando condições de o paciente procurar ajuda psicológica e pode também, pelo alívio do sintoma, fazer o paciente se iludir que esse é o caminho e não procurar outros. Mas isto não é ventilado.

Certas indústrias e práticas lucram com o quadro. Que recursos e protocolos para evitar este abuso são populares?

Senão por nós mesmos,

Pelo menos pelos que nos cercam, acredito, deveríamos nos atentar com o assunto.

Cada quadro é um quadro e deve ser sempre considerado como tal. A título ilustrativo e para estimular a sua curiosidade, relacionei aqui (reflexões sobre a depressão) algumas das questões que costumam aparecer nos meus estudos. Mas não se esqueça: nem todas elas lhe serão úteis, há questões que lhe serão interessantes e outras, inúteis.

Selecione as questões do seu interesse e entre em contato.

Ah! E algumas das questões estão em revisão ou dependem de dados do cliente ou paciente, aguardamos suas informações para podermos falar delas (por isto não há links disponíveis).

 

Depressão 02.

Retornar à página inicial.

 


IBTED

(21) 99187-3020 – (21) 97720-9407 [email protected] 

Sociais: facebook/ibted     facebook/robertohaddad.ibted