Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Introdução 06

Teste sua inteligência, avalie seu discernimento


Há mais de uma dúzia de conceitos para inteligência e, nos nossos cursos, procuramos desenvolver cada um deles separadamente. Um deles é o discernimento: a capacidade de separar o joio do trigo, de perceber enganos e verdades, de selecionar conscientemente nossas posturas, de capturar interesses e segundas intenções nos saberes que nos são propostos como verdadeiros, enfim, avaliar e selecionar conscientemente o próprio saber.

Sabemos que a cultura influencia o saber, a ideologia e o comportamento humanos e é influenciada conforme interesses. Identificar estes interesses nas máximas populares é um dos objetivos deste teste. Avaliar o quanto você já tinha percebido, outro dos objetivos.

Avalie se os saberes populares abaixo relacionados:

1- São fatos, falácias, ditos populares, crenças, conceitos ou o quê. Você precisa saber a diferença entre estas coisas, senão não vai entender o teste. Se quiser uma ajuda: http://www.ibted.org.br/Html/textos9/conceitos.html.

2- Você deve se posicionar quanto à máxima antes da leitura da reflexão (link logo após a máxima). Concluir se concorda ou não, se defende ou não.

3- Acesse o link. Os textos trazem algumas das reflexões que serão desenvolvidas nos nossos grupos de estudo. Foram disponibilizadas para que você possa avaliar: 1- sua relação com o saber popular, 2- as possíveis influências comportamentais dela, 3- a que interesses ela mais se presta a defender.

4- Além disto, nas reflexões avaliamos a possibilidade de ela ser uma Foggy News (notícia Nebulosa): notícia que emburrece, empobrece, adoece ou torna as pessoas mais agressivas com seus conterrâneos. Mais em http://www.ibted.org.br/Html/textos9/foggy1.html. Perceber a nebulosidade das máximas é um dos objetivos de nossos grupos de estudo.

TESTE  DE  DISCERNIMENTO

1- Classifique as máximas em falácia, fato, conceito, dito popular ou crença.

2- Avalie se concorda ou não.

3- Avalie se você se envolve com ela (divulga, participa, experimenta).

4- Depois de responder as questões acima acesse o texto. Não pule etapas.

Mereço tudo de bom / Mereço ser feliz / Mereço ser reconhecido. Em http://www.ibted.org.br/Html/textos9/meritoso.html.

Siga seus sonhos / Nunca desista de seus sonhos! / Coloque seus sonhos lá nas estrelas, mesmo que nunca chegues no meio do caminho. Em: http://www.ibted.org.br/Html/textos9/sonhos.html.

Ame primeiro a si, depois aos outros / Não podemos amar aos outros se primeiro não nos amamos. Em http://www.ibted.org.br/Html/textos9/amarasi.html.

Cada um tem a sua verdade. Em: http://www.ibted.org.br/Html/textos9/verdade.html.

Senso crítico é sinal de inteligência. Em: http://www.ibted.org.br/Html/textos9/sensocritico.html.

Solidão ou liberdade? Você chega em casa, faz um café, senta na sua poltrona preferida e não tem ninguém. Você decide se isso é solidão ou liberdade. Liberdade! Em: http://www.ibted.org.br/Html/textos9/solidao.html.

O amor é inevitável. Em http://www.ibted.org.br/Html/textos9/inevitavel.html.

O Sagrado é a Propriedade, não a Vida. Em http://www.ibted.org.br/Html/textos9/sagrado.html.

Não devemos corrigir quem fala errado. Em: http://www.ibted.org.br/Html/textos9/falarerrado.html.

Politicamente correto. Ou não. Para entender as disputas por trás das posturas politicamente corretas. Em http://www.ibted.org.br/Html/textos9/foggy3disputa.html.

Cultura nebulosa. Sobre a influência das mídias nas culturas. Em http://www.ibted.org.br/Html/textos9/culturanebulosa.html.

Notícias nebulosas. Para você entender o que são. Em http://www.ibted.org.br/Html/textos9/foggy1.html.

 

O que você quer?

·        Ser informado das atualizações e novas questões?

·        Participar de um grupo de estudos web sobre Inteligência e Política?

·        Atendimento individual em Psicologia?

·        Participar de curso web ou presencial de melhoria dos dons mnemônicos (memória, concentração, inteligência, etc.)?

Faça contato pelo WhatsApp 21-99187-3020 para saber de todas as opções e comunicar as suas. Ou veja em http://www.ibted.org.br/.

 


IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Página inicial do grupo de estudos

Site do IBTED

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected]

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted