Introdução 06 |
|||||||||
Cultura Nebulosa
|
|||||||||
|
|||||||||
Houve um tempo em que as crenças, valores e opiniões eram definidas
pela cultura: influenciadas pelos antepassados e pela tradição, reproduzidas
nas novas gerações que, ao seu modo, as adaptava ao meio ambiente e às
vicissitudes temporais e locais. Hoje em dia não mais.
Hoje em dia não se aprende mais com os pais e avós. Todas as
ideologias atuais são definidas pelas mídias, sob a regência do Grande
Capital, que, em certas regiões e casos, até permitem que as antigas
continuem a se reproduzir. Mas sempre na condição de defender seus
interesses.
Essa guerra nebulosa transpassa todos os povos. Só não é nebuloso o
seu propósito. Alguns acreditam que a batalha é ideológica, outros defendem
que é cultural, muitos acham que é entre Deus e o Inimigo e há aqueles que
afirmam ser entre o capitalismo e o social-comunismo. Ao final quase todos
entendem que a guerra que vem manipulando crenças, ideologias e
comportamentos tem cunho econômico e um propósito principal: o poderio. É
nesse objetivo – o poder, o domínio, o controle mundial – que encontramos as
Foggy News, as batalhas ideológicas, o antagonismo capitalismo-socialismo e
tantos mais circos da filosofia do pão e circo.
Todas as notícias, crenças, máximas, falácias, verdades atuais e até
as pós-verdades, sejam verdadeiras ou não, transpassam ideologias e são
selecionadas de modo a aumentar aquele poderio. Ora, isto nunca foi comum em
nenhuma cultura! Cada cultura se estruturava para fazer o seu povo sobreviver
e sobrepujar os outros, não em eliminar o conceito de povo e criar uma humanidade
sob o controle de um único grupo dominante.
A proposta ao falar de Foggy News é simples. Analisar notícias sem
nos preocupar muito com a sua veracidade, racionalidade ou justiça, apenas
investigando seu objetivo nebuloso, comentados no texto sobre as Foggy News (http://www.ibted.org.br/Html/textos9/foggy1.html).
Para apontar essa mudança cunhei os títulos Cultura Nebulosa (Foggy
Culture) e Notícias Nebulosas (Foggy
News).
Características na Cultura Nebulosa
1) É definida e reproduzida pelas mídias conforme os interesses dos suprapoderosos. Não mais pelas tradições e repassados
pelos mais velhos. Quase ninguém mais aprende seu comportamento, sua
ideologia e suas crenças com os seus antepassados.
2) Não visa a sobrevivência de um povo, muito menos de sua
identidade, mas o seu aniquilamento perante uma massa popular mista,
empobrecida, fraca e dependente do Estado. Nações de povos sem identidade –
seus membros não reconhecem suas tradições, dominadas por um ínfimo grupo
extremamente poderoso e ditatorial. Se antes as populações, os exércitos ou
os líderes espirituais de uma nação conseguiam organizar revoluções e mudar
suas estruturas e governantes, agora não mais. Até mudamos governantes
marionetes para termos a ilusão de algum poder, mas não o grupo dominante,
cujo poder já se encontra imbatível.
3) Ao povo são oferecidas atividades necessárias e
pseudodemocráticas. E as mesmas atividades são utilizadas para os ocupar e
dividir. São bandeiras de aprimoramento cultural e justiça social, mas
administradas de modo a dividir e controlar as populações. Carnívoros x
veganos, socialistas x liberalistas, grupos de defesa das minorias que já são
maioria, movimentos sociais para melhorar a distribuição de renda no país, as
mais variadas denominações religiosas e outros. Quase todas estas lutas são
justas, meritosas e necessárias, mas são levadas como atividades circenses na
filosofia Pão e Circo.
Penso que a mais hipócrita das lutas seja a da distribuição de renda.
Ao reduzir o número de pessoas ricas aumentamos, em nome da distribuição de
renda, a concentração de renda e poder nas mãos do grupo que controla as
mídias – os suprapoderosos. Sim, temos o poder de
diminuir o número de ricos. E este poder vem sendo usado, estamos
empobrecendo os ricos, mas não os suprapoderosos.
No Brasil, por exemplo, não temos um povo capaz de deixar de beber cerveja –
a AMBEV é um dos suprapoderosos nacionais. Grupo
este financiador de políticos, de movimentos sociais, nunca prejudicados e
sempre beneficiados pelos movimentos populares. Não há lucidez em desejar
empobrecer os ricos e, ao mesmo, melhorar a distribuição de renda, já que o
grupo suprarricos não pode ser alcançado.
4) Os suprapoderosos aumentam de poder e
posses a passos largos, seja como sócios de empresas multinacionais, reis,
imperadores ou ditadores. Hoje em dia não há terra, recurso mineral, serviço
público, produto que não tenha dono. Nem governos que não lhes seja posse ou
submetido. E o povo desunido, por não se reconhecer mais como povo, não se
empenha em defender seu país da exploração e controle externo. É mais fácil
brasileiros criticando seus antepassados, defendo suas bandeiras que lutando
em defesa da venda dos ativos do Brasil (pelas supostas direitas) ou
hegemonia de grupos (amigos de esquerdas).
A implantação da Foggy Culture é
feita pelas Foggy News.
Nossa contribuição
1) Identificar o caráter nebuloso das máximas e crenças atuais.
Relação de textos em http://www.ibted.org.br/Html/textos9/textos9.html.
2) Propor autodesenvolvimento, inclusive das inteligências. Inicia no
trabalho que colocou as Foggy News em evidência: reflexões iniciais
do curso Inteligência e Política (http://www.ibted.org.br/Html/textos8/introd01.html).
O mundo já está cheio de ideologias salvadoras, de bandeiras que acabarão com
as injustiças, de paladinos sacrificando a própria vida pelas melhorias
sociais. Penso que agora é necessário o autoconhecimento, o
autodesenvolvimento, o despertar ou resgate de um tipo de inteligência.
Acredito que, agora, a luta deva ser interior. Passou da hora de diminuir as
agressões e aumentar a empatia.
3) Revisão cultural. Após concluir as leituras propostas acima, peça
o link para as questões relevantes na revisão cultural.
O que você quer? ·
Desenvolver esse tema. ·
Voltar à relação dos textos liberados sobre os grilhões modernos. ·
Acessar a pasta
no Facebook. ·
Receber via WhatsApp as reflexões que não estão no site nem no Facebook. ·
Atendimento individual. ·
Ver a relação de atividades do professor Roberto Haddad. http://www.ibted.org.br/. Faça contato
pelo WhatsApp 21-99187-3020 ou e-mail [email protected]. |
|||||||||
|
|||||||||
IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias
Página inicial do grupo de
estudos Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected] Sociais: facebook/ibted - facebook/robertohaddad.ibted |