Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Idiotia útil 01

Conceito de Idiotia Útil


 

O que é idiotia útil

Muita gente confunde idiotia útil com burrice, talvez pelo fato de pessoas emburrecidas serem consideradas idiotas. Uma pessoa emburrecida mais facilmente se coloca nessa posição, mas muitas pessoas inteligentes ou letradas, sem perceberem, fazem tal papel. Idiotia útil, pelo menos nos nossos textos, é quando os seus saberes são utilizados para controle social à revelia de seu defensor ou militante, este realmente ignora tal uso. Logo, é característica cultural, não é idiotia tampouco burrice.

Confira na Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Idiota_útil.

Aparentemente o termo foi inicialmente usado para identificar grupos de esquerda. Depois apareceu o termo inocente útil para designar os de direita. No nosso trabalho aplicamos ambos os termos como sinônimos, quando a pessoa detém crenças e atitudes que possibilitam que seus conhecimentos e comportamento sejam utilizados com fins políticos, geralmente de controle social e para facilitar a concentração de renda nas mãos de um grupo cada vez menor. Ou seja, se não houver uso político do discurso e do comportamento, não é idiotia útil. Haja ou não burrice.

 

Detalhando os sinais

Para confirmar que os saberes e comportamentos efetivamente são utilizados com fins de controle social, devemos perceber se eles facilitam:

·         A concentração de renda e poder nas mãos de cada vez menos pessoas, geralmente induzindo ou criando na sociedade:

·        O emburrecimento,

·        O empobrecimento,

·        O aumento da agressividade intergrupos,

·        O aumento de casos de sofrimento psicológico. Depressão, Burnout, ansiedade e outros.

Processo que identifico por obnubilação, assunto central do grupo de estudos Inteligência e Política.

 


IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Site do IBTED

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected]

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted