Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Inocente útil 01

O inocente útil é um idiota útil?


O que seria idiotia útil

Muita gente confunde idiotia útil com burrice ou idiotia. Uma pessoa emburrecida mais facilmente se coloca nessa posição, mas muitas pessoas inteligentes ou letradas, sem perceberem, fazem tal papel. Idiota útil e inocente útil, nos nossos textos, referem-se às pessoas que têm seus saberes e comportamentos utilizados no controle social à sua revelia. Elas realmente ignoram tal uso, não aplicam o senso crítico aos próprios saberes. Logo, é característica cultural, não é idiotia (um quadro clínico), tampouco burrice.

Confira na Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Idiota_útil.

Aparentemente o termo foi inicialmente usado para identificar grupos de esquerda. Depois apareceu o termo inocente útil para designar os de direita.

Não se destacam diferenças além do caráter pejorativo (maior em idiota) e a polarização política. Cada pessoa polarizada tende a preferir o título de idiota útil ao outro lado e o de inocente ao seu.

Assim, num grupo que opte pelo respeito e equilíbrio como o nosso, rechaçamos o título de idiota e preferimos o de inocente.

 

Inocente útil – conceito que utilizamos

Pessoas que têm seus saberes e comportamentos utilizados, sem o seu consentimento ou conhecimento, no controle social, quaisquer que sejam suas ideologias. Falta-lhes senso crítico reflexivo.

 

Para dar continuidade à reflexão.

Para retornar à relação com as reflexões disponíveis. Página no siteÁlbum no Facebook.

A página e o Facebook podem conter reflexões que o outro não tem.

 


IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Página inicial do grupo de estudos

Site do IBTED

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected]

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted