Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Introdução 02

Por que aprimorar as inteligências?


Há alguns motivos para você se interessar pelo curso.

1) A inteligência é um dom e como todo dom deve ser treinado. Todo mundo sabe correr, mas quem quer ser bom em corrida deve treinar todos os dias. Quase todo mundo aprende a nadar na infância, mas se quiser desenvolver o dom da natação tem se esforçar diuturnamente. Todo mundo pode aprender a tocar piano, pandeiro, guitarra, flauta, mas quem quer ser bom em algum instrumento tem de investir firme, por muito tempo. O mesmo para quem quer desenvolver o dom do canto, da dança, da pintura, de qualquer arte ou em qualquer esporte.

Sei que muitos se acham inteligentes. Mas aprenderam e treinaram resolver os exercícios na revistinha de lógica? Recuperam facilmente o que foi estudado na hora das provas? Se mantêm lúcidos e sob controle em situações de estresse (provas, assalto, atritos em geral)? Treinaram concentração e resiliência?

Quem serviu às Forças Armadas treinou alguns dons, sabe quais? Resiliência? Resistência física? Resistência mental? Quais?

2) Outro motivo para você buscar o desenvolvimento da sua inteligência é o fato de não ser um, mas vários os dons chamados de inteligência. Concentração, memorização, lógica dedutiva (aquela do teste de QI), conhecimento acumulado, velocidade em raciocinar e reagir, capacidade em se adaptar e resolver problemas e outros. Há as inteligências emocional e a inteligência múltipla. Lógica, por exemplo, tem vários tipos, qualquer um pode treiná-las. Todos os dons, incluindo as inteligências, podem ser treinados, melhorados. Qual você andou treinando? Ou é como aquela criança que já entra na piscina sem a boia no braço e, por isto, afirma que sabe nadar?

Acredite: há inteligências que foram esquecidas pela nossa sociedade e ficaram invisíveis à Escola.

3) Outro motivo para se ocupar das inteligências é a consciência social: o mundo precisa diminuir a burrice. Sabemos que o emburrecimento mundial é intencional. Percebemos políticas, crenças sociais, programas educacionais e movimentos midiáticos com a função de idiotizar pessoas. Pessoas emburrecidas são mais fáceis de serem controladas e exploradas, mesmo que se achem muito, muito inteligentes e tenham curso universitário ou mesmo pós-doutorado. 

Se utilizam da Educação, da Política e das mídias para isto, por isto tantas das questões do meu curso são voltadas a estas áreas. Você precisa questionar o político, o repórter, o professor e a cultura. Se você defende algum grupo entre estes com unhas e dentes, provavelmente você foi emburrecido. Penso que, à medida que você identificar Foggy News, você entenderá esse processo.

4) Ninguém percebe seu lado emburrecido com facilidade. Quanto mais emburrecida for uma pessoa, mais dificuldade ela tem de perceber que pode melhorar sua inteligência, logo, menos interesse no seu próprio aprimoramento.

 

Continua em introdução 03.

 


IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Página inicial do grupo de estudos

Site do IBTED

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected]

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted