Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

Dúvidas, Enganos e Lendas

 

Enganos e Lendas da MTC. Ou não.

 


 

As terapias alternativas, seja para abrir espaço na área da Saúde, seja para atrair admiradores, atribuiu ares de milenares a recursos e terapias desenvolvidas no século XX. Seus defensores também acreditam serem verdadeiras algumas lendas e outros fatos inverossímeis.

Somem-se a isto as sensações e teorias energéticas, extremamente antagônicas entre si. Sim, todos costumamos sentir a energia de pessoas e locais.

É da natureza humana. Como o por do sol: percebemos que o sol se movimenta até sumir no horizonte, mas na verdade é apenas percepção, não um fato real. Com as energias é a mesma coisa: tão real quanto o por do sol, não dá para afirmar que não existe, mas não é o que sentimos.

Com a massificação das informações falsas, verdadeiras e duvidosas em conjunto, ficava difícil discernir o joio do trigo. Nos textos deste álbum pretendo mostrar algumas destas possíveis informações incorretas.

Já ouvi muitos relatos de alunos que, por se aventurarem a questionar as afirmações sem fundamentação, acabaram passando por algum tipo de constrangimento. Estou sempre passando por isto.

Parece que questionar as fundamentações da MTC - Medicina Tradicional Chinesa - atribui, ao questionador, ares de pré-conceituoso, materialista, pouco espiritualizado, inferior em seu caráter e dono da verdade. Eu regularmente passo por isto.

Ouve um tempo que eu acreditava que as dúvidas teóricas não afetariam a eficácia das terapias alternativas. Estava enganado. O conhecimento de Fisiologia da Acupuntura, por exemplo, nos dá o saber sobre quando aplicá-la com maestria, alcançando maior eficácia e eficiência.

Mas cuidado: os que defendem as teorias energéticas, como não podem provar as suas teorias, tendem a discriminar, excluir mesmo, os que se interessam pela Fisiologia dos recursos alternativos. Já fui excluído de grupos da área por divulgar esses conhecimentos. Assim como já não sou mais convidado a dar palestras em eventos de Medicina Tradicional Chinesa apesar de ter sido uns de seus primeiros defensores.

Aguardo seu retorno e contribuição após as leituras, OK?

 

Relação de textos Enganos e Lendas da MTC.

Teste para comprovar a existência dos meridianos. Espero que você tenha o interesse em refazer o teste antes de divulgá-lo por aí, seria mais propício.

Por que o pai da Medicina é Hipócrates e não um chinês? Não está na hora de corrigir essa injustiça?

Milenariedade dos meridianos chineses. Há quantos mil anos os meridianos chineses foram mapeados? 

Pausa na acupuntura. Por que a acupuntura-sangria deixou de ser praticada no início do século XX e voltou como a acupuntura que conhecemos após a Segunda Grande Guerra?

A Reflexologia Podal é Milenar? Parece que não... Vai um pouco de história crítica?

Espinhas de peixe ou farpas de bambu? Não havia agulhas de acupuntura na China antiga porque não havia aço. Como eram as agulhas?

Fidelidade nas traduções. A falta de fidelidade nas traduções dos textos antigos chineses aumentam o descrédito e as dúvidas. 

Relação de textos Reflexões Energéticas.

Estimular ou Sedar ou apenas Tonificar? Uma polêmica energética.

Conhecimento Ocultado. Por que Fisiologia aplicada às Alternativas não é divulgada?

Acupuntura x Sangria. Acupuntura é a corruptela das palavras Acu e Puntura, que querem dizer ponto e punção, respectivamente. Como a sangria: punção em ponto no intuito de retirar um pouco de sangue. Esta confusão esconde o quê?

Salada Energética. O que é mesmo Energia?

Veja os textos Como a Acupuntura Funciona? Sobre os mecanismo de ação.

Como deveria ser um curso de Acupuntura. Para compreender o nosso curso Agulhamento.

A acupuntura é milenar. Ou não? De lenda em lenda, o que será verdade?

Priorizar a energia ou as ciências? Devemos seguir nossa intuição e priorizar as energias ou é mais sábio seguir as ciências?

Quando a acupuntura chegou ao Ocidente? Dá para saber?

 

Bibliografia

1 Maciocia, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 2 ed. São Paulo: ROCA, 1007. Pg. 5.

2 Zhisui, Li. A vida privada do camarada Mao – memórias do médico particular de Mao Zedong. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1997.

3 BASTOS, Dr. Sohaku. Shiatsu tradicional. Fundamentos, prática e clínica de shiatsuterapia. 2. Ed. Rio de Janeiro: Gasho, 2000. P)g, 24.

4 Fleischman, Gary F. Acupuntura – tudo o que você sempre quis saber. MADRAS, São Paulo. Pg.50.

5 Birch, Stephen J. & Felt, Roberto L. Entendendo a acupuntura. São Paulo: Roca, 2002. Pg. 59.

Bibliografia complementar recomendada

Fundamentos essenciais da acupuntura chinesa. Compilado pelas escolas de Medicina Tradicional de Beijing, Shangai e Nanjing e pelo Instituto de Acupuntura da Academia de Medicina Tradicional Chinesa. Trad de Sônia Regina de Lima Maike. São Paulo: ÍCONE, 1995.

Stux, Gabriel & Hammerschlog, Richard (editores). Acupuntura clínica- bases científicas. Diversos colaboradores. São Paulo: MANOLE, 2005.

Jacques, Lílian Moreira. As bases científicas da medicina tradicional chinesa. São Paulo: Annablume, 2005.

JIA, Jou Eel. Ch’an TAO. 2. ed. São Paulo: ICONE, 2004.

 


 

Escolha outra relação de textos:

·        Reflexões para a Saúde.

·         Terapias Alternativas e Corporais.

Texto: como encontrar o assunto do seu interesse.

Contato: contato.ibted@gmail.com.

Para textos e cursos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

 

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

contato.ibted@gmail.com  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted