Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

Dúvidas, Enganos e Lendas

 

Enganos e Lendas da MTC. Ou não.

 


 

As terapias alternativas, seja para abrir espaço na área da Saúde, seja para atrair admiradores, atribuiu ares de milenares a recursos e terapias desenvolvidas no século XX. Seus defensores também acreditam serem verdadeiras algumas lendas e outros fatos inverossímeis.

Com a massificação das informações falsas, verdadeiras e duvidosas em conjunto, ficava difícil discernir o joio do trigo. Nos textos e vídeos com link abaixo, pretendo mostrar algumas destas possíveis informações incorretas.

Já ouvi muitos relatos de alunos que, por se aventurarem a questionar as afirmações sem fundamentação, acabaram passando por algum tipo de constrangimento. Estou sempre passando por isto.

Parece que questionar as fundamentações da MTC - Medicina Tradicional Chinesa - atribui, ao questionador, ares de pré-conceituoso, materialista, pouco espiritualizado, inferior em seu caráter e dono da verdade. Eu regularmente passo por isto.

Ouve um tempo que eu acreditava que as dúvidas teóricas não afetariam a eficácia das terapias alternativas. Estava enganado. O conhecimento de Fisiologia da Acupuntura, por exemplo, nos dá o saber sobre quando aplicá-la com maestria, alcançando maior eficácia e eficiência.

Mas cuidado: os que defendem as teorias energéticas, como não podem provar as suas teorias, tendem a descriminar, excluir mesmo, os que se interessam pela Fisiologia dos recursos alternativos. Já fui excluído de grupos da área por divulgar esses conhecimentos. Assim como já não sou mais convidado a dar palestras em eventos de Medicina Tradicional Chinesa apesar de ter sido uns de seus primeiros defensores. Até alguns espaço exotéricos se empenham em discriminar meu trabalho.

Aguardo seu retorno e contribuição após as leituras, OK?

Relação de textos Enganos e Lendas da MTC.

Teste para comprovar a existência dos meridianos. Espero que você tenha o interesse em refazer o teste antes de divulgá-lo.

Sobre a multiplicidade de cartografias podais. Vídeo no YouTube. Por que diferentes cartografias podais mostram o ponto do estômago em locais diferentes?

A Reflexologia Podal é Milenar? Parece que não... Vai um pouco de história crítica? Texto que questiona a milenariedade e a origem da reflexologia podal.

Por que o pai da Medicina é Hipócrates e não um chinês? Não está na hora de corrigir essa injustiça?

Milenariedade dos meridianos chineses. Há quantos mil anos os meridianos chineses foram mapeados? 

Pausa na acupuntura. Por que a acupuntura-sangria deixou de ser praticada no início do século XX e voltou como a acupuntura que conhecemos após a Segunda Grande Guerra?

Dinâmica em aula. Vídeo no YouTube. Sobre a falta de objetividade e Estatísticas na comprovação das cartografias.

Sobre os meridianos energéticos. Vídeo no YouTube. Há quem acredite que meridianos de energia circulem pelo corpo, inclusive pelos pés, e que o sucesso da reflexologia se dá pelo fato de ela manipular pontos deles. Por isto este vídeo sobre os meridianos de shiatsu diz respeito à reflexologia

Espinhas de peixe ou farpas de bambu? Não havia agulhas de acupuntura na China antiga porque não havia aço. Como eram as agulhas?

Fidelidade nas traduções. A falta de fidelidade nas traduções dos textos antigos chineses aumenta o descrédito e as dúvidas. 

Acupuntura x Sangria. Acupuntura é a corruptela das palavras Acu e Puntura, que querem dizer ponto e punção, respectivamente. Como a sangria: punção em ponto no intuito de retirar um pouco de sangue. Assim tudo que há de sangria na medicina pode ser associada à acupuntura. Esta confusão esconde o quê?

A acupuntura foi um segredo chinês por séculos. Ou não? De lenda em lenda, o que será verdade?

Quando a acupuntura chegou ao Ocidente? Dá para saber?

Energia na Saúde. Quando os conceitos de energia e de canais de energia passaram a fazer parte das técnicas de cura?

 

Relação de textos Reflexões Energéticas.

Conhecimento Ocultado. Por que Fisiologia aplicada às Alternativas não é divulgada?

Salada Energética. O que é mesmo Energia?

Origem do conceito de Energia. Como, onde e por que apareceu este conceito.

Como deveria ser um curso de Acupuntura. Para compreender o nosso curso Agulhamento.

Priorizar a energia ou as ciências? Devemos seguir nossa intuição e priorizar as energias ou é mais sábio seguir as ciências?

Estimular ou Sedar ou apenas Tonificar? Uma polêmica energética.

 

 

Bibliografia

1 Maciocia, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 2 ed. São Paulo: ROCA, 1007. Pg. 5.

2 Zhisui, Li. A vida privada do camarada Mao – memórias do médico particular de Mao Zedong. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1997.

3 BASTOS, Dr. Sohaku. Shiatsu tradicional. Fundamentos, prática e clínica de shiatsuterapia. 2. Ed. Rio de Janeiro: Gasho, 2000. P)g, 24.

4 Fleischman, Gary F. Acupuntura – tudo o que você sempre quis saber. MADRAS, São Paulo. Pg.50.

5 Birch, Stephen J. & Felt, Roberto L. Entendendo a acupuntura. São Paulo: Roca, 2002. Pg. 59.

 

Bibliografia complementar recomendada

Fundamentos essenciais da acupuntura chinesa. Compilado pelas escolas de Medicina Tradicional de Beijing, Shangai e Nanjing e pelo Instituto de Acupuntura da Academia de Medicina Tradicional Chinesa. Trad de Sônia Regina de Lima Maike. São Paulo: ÍCONE, 1995.

Stux, Gabriel & Hammerschlog, Richard (editores). Acupuntura clínica- bases científicas. Diversos colaboradores. São Paulo: MANOLE, 2005.

Jacques, Lílian Moreira. As bases científicas da medicina tradicional chinesa. São Paulo: Annablume, 2005.

JIA, Jou Eel. Ch’an TAO. 2. ed. São Paulo: ICONE, 2004.

 


 

Escolha outra relação de textos:

·        Reflexões para a Saúde.

·         Terapias Alternativas e Corporais.

Texto: como encontrar o assunto do seu interesse.

Contato: contato.ibted@gmail.com.

Para textos e cursos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

 

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

contato.ibted@gmail.com  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted