Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Dúvidas, Enganos e Lendas

Sobre a Milenariedade e a Origem da

Reflexologia Podal


A reflexologia podal consiste no ato de massagear certos pontos ou áreas nos pés no intuito de promover reações de cura em outras partes do corpo ou em alguma víscera. 

Tão logo nos admiremos da eficácia da terapia, nos proporemos a adquirir livros. Espanto se seguirá ao percebermos que os mapas são diferentes, e muito. Na apostila do curso e no livro (obra Como as Medicinas Naturais Funcionam) apresentamos oito cartografias (e suas referências bibliográficas) com o ponto reflexo do estômago em áreas diferentes. Há outras. Mas este assunto é tema do curso e de um vídeo no YouTube sobre as cartografias podais diferentes.

Aqui nos interessa saber a data e o local de sua origem.

Três informações são regulares nas obras de reflexologia podal:

1) Acredita-se que a reflexologia se originou na China há, aproximadamente, 5.000 anos.

2) Para confirmar a milenariedade, apresentam uma cartografia egípcia.

3) Informam que os primeiros estudos na área foram realizados na década de 1890 por Sir Henry Head, de Londres. Cartografia abaixo à direita.

http://www.ibted.org.br/Figuras/Cursos/masspes.jpg


Ora, estas informações são antagônicas entre si.

Fato 1. O registro mais antigo com referências a massagear um pé foi encontrado na tumba de um sacerdote egípcio, Ankmahor, com data estimada em torno de 2500 a 2330 a.C. Figura acima à esquerda, divulgada por muitas das obras de cartografia. Até que se encontre outra ainda mais antiga, é considerado o registro mais antigo sobre alguma terapia.

Mas me digam. O Egito era distrito ou cidade na China? Se não, certamente o registro não é chinês.

Outra questão. Por que insistem em chamar sacerdotes e curandeiros de médicos, se sabemos que a Medicina foi inicialmente compilada por Hipócrates, como já comentei no texto Por que o pai da Medicina é Hipócrates e não um chinês?

Fato 2. Os primeiros estudos na área foram realizados na década de 1890 por Sir Henry Head, de Londres. Em 1898, ele acreditou ter descoberto a existência de zonas da pele que se tornavam hipersensíveis à pressão quando um órgão ligado a essa região da pele apresentava alguma doença. Ele supunha a existência de nervos fazendo esta ligação, o que nunca foi comprovado.

Há registros esporádicos e anteriores em que uma área do corpo é associada a alguma víscera, como a laterall radial do antebraço ao intestino grosso. Ou a fossa triangular na orelha associada ao útero. Mas ainda não foi  descoberta alguma cartografia mais antiga que a de Sir Head associando algumas áreas do corpo a qualquer região, seja os pés, a orelha, o rosto ou qualquer outra região anatômica. Assim o primeiro registro reflexológico está associado ao final do século XIX.

Fato 3. Pelo menos até 2007 quando encerrei minha pesquisa com reflexologia podal na qual folheei mais de 70 obras de reflexologia podal, não havia uma única cartografia podal de origem chinesa no mercado ou nas obras.

Sabemos que nas primeiras décadas do século XX apareceram as primeiras cartografias reflexológicas podais. George Soulier de Morrant e outros, mas nenhuma chinesa.

Alguém tem uma cartografia encontrada em algum documento chinês antigo, anterior ao século XX?

Não servem obras atuais, posteriores a 1960, falando que existem. Tem de dar a referência, a obra antiga que contém a cartografia.

Por exemplo, há obras que falam que o Nei Jing (livro do imperador Amarelo) relaciona as reflexologias podal e auricular. Esta obra relata diálogo entre o Imperador Amarelo (Huang Di ou Huang-Ti, um dos lendários e perfeitos imperadores que teriam governado a China) e seus ministros. Adquiram a obra original em chinês antigo (disponível na internet) e em português. Verão que não há, nela, nenhuma gravura, tampouco referência a alguma reflexologia.

Fato 4. Voltemos à gravura egípcia. O registro aparentemente se refere à massoterapia podal. Até porque a Fisiologia confirma seus efeitos terapêuticos. Para afirmarmos que se refere à reflexologia, necessitaríamos de uma listagem ou cartografia associando os pontos nos pés às vísceras e áreas do corpo. Ora, pessoas veem reflexologia na cartografia. Desejo de ver, certamente. Desejo de confirmar suas teorias. Mas isto não confirma que o registro se refere à reflexologia.

Ora, fica claro que há problemas em confirmar que a reflexologia podal seja milenar ou mesmo de origem chinesa. Por que omitem estas informações, evitando investigar a verdade?

Estes assuntos serão desenvolvidos no curso Reflexologia Podal Cativante.

 


 

Escolha a relação de textos:

·        Dúvidas, Enganos e Lendas.

·        Reflexões para a Saúde.

·         Terapias Alternativas e Corporais.

Texto: como encontrar o assunto do seu interesse.

Contato: [email protected].

Para textos e cursos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted