Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

Reflexões para a Saúde

Os Tipos de Torcicolos

 


 

Comento regularmente que certos diagnósticos aumentam o tempo de tratamento, o consumo de fármacos e o número de seções. Um bom exemplo é o torcicolo.

Há vários quadros sob o título torcicolo. Apesar de um sintoma em comum (o colo torcido), isto, por si só, não é suficiente para definirmos a melhor terapêutica para esses quadros. Por que não é um, mas vários os quadros com esse nome. O melhor recurso para alguns torcicolos - o alongamento cervical - é prejudicial se aplicado em outros quadros também diagnosticados como torcicolo. Assim se faz mister o diagnóstico diferencial.

Há torcicolos resultantes de compressões cervicais, regularmente com compressão em conjunto do plexo braquial. Certamente as melhores terapêuticas neste caso não são as mesmas nos casos de torcicolos por luxação dos músculos ECOM ou trapézio.

Já acompanhei torcicolo decorrente de estiramento de um desses músculos como de torcicolos provocados por certa patologia muscular.

Ora, mais de um músculo luxado, contraído ou hipotônico pode ser o responsável pelo quadro, além do clássico torcicolo noturno - provocado por expor o pescoço à friagem enquanto aquece o resto do corpo.

Se são quadros efetivamente diferentes, porque alcunhamos todos de torcicolo? Pior: todos costumam ser tratados da mesma maneira?

E o agravante

Várias patologias e quadros clínicos são constituídos de algumas patologias e quadros diferentes sob o mesmo título.

Assim o diagnóstico diferencial, que visa reduzir o tempo, os custos e o sofrimento durante o tratamento é mola mestra no nosso curso de especialização em Recursos Artro-musculares. Tanto quanto as melhores manobras e os melhores recursos para cada quadro.

Posso dar uma sugestão? Encaminhe um amigo que sofre deste mal. Ou, pelo menos, ajude na divulgação - compartilhe! Dispomos até de ambulatórios gratuitos.

 


Para voltar à relação de textos Reflexões para a Saúde.

Texto Como encontrar o assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: contato.ibted@gmail.com.

Para receber textos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias

 no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

  

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

contato.ibted@gmail.com  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted