Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

Reflexões para a Saúde

Dicas para a sua Saúde

por Roberto Haddad

 


 

Este grupo de reflexões visa aprimorar a Saúde e a saúde, seja mostrando críticas, seja apresentando opções que aumentam a eficácia do tratamento enquanto reduzem o tempo e os custos.

São dicas acumuladas em mais de quatro décadas de pesquisas e práticas terapêuticas. São especialmente do interesse de profissionais da Saúde porque apresentam sugestões para aumentar a eficácia e a eficiência tanto da prevenção quanto do tratamento de vários quadros clínicos.

Se alguma delas for do seu interesse, peça mais orientações. Aqui só apresentei as questões. O desenvolvimento delas exigiria o dispêndio de muito tempo e não seria propício aqui. Há textos disponíveis no site, equivalente no Facebook, mais informações são disponibilizadas pelo WhatsApp e, para profissionais, até cursos são oferecidos.

E como não temos patrocínio, pedimos que ajude na divulgação.  

 


 

Quadros Artro-musculares

Texto em destaque, urgem novas turmas do curso associado: Dores miofasciais residuais (covid-19, chikungunya e certos tipos de fibromialgia). Não bastassem a fibromialgia, a chikungunya e a dengue, agora a Covid-19 encorpa substancialmente o número de pacientes com dores miofasciais. Como o alívio de dores é ponto de destaque em nossas pesquisas, cursos e atendimentos, gostaria de participar: 1) o programa de nosso curso voltado ao tratamento destes males. 2) dicas na escolha dos recursos.

Texto: Pontos sensíveis nos pés? Muito antes das patologias que dificultam ou até impossibilitam a marcha, nossos pés nos avisam que estão sobrecarregados. São seus pontos doloridos, seus músculos encurtados e suas fáscias sensíveis mostrando o que pode ser evitado. Mas, infelizmente, só quando algo bem doloroso, deformante ou incapacitante puder ser identificado nos exames de imagem é que procuramos a reabilitação. Ora, quanto mais cedo iniciarmos o tratamento, mais fácil e rápido e menos doloroso e dispendioso. Confira no texto Pontos sensíveis nos pés?

Texto: Punhal nas Costas. Sobre uma dor persistente nas costas entre as escápulas e a coluna. Como geralmente só tratamos o local da dor e esta dor costuma ser consequência de contratura do músculo peitoral, ela persiste. Veja detalhes no texto Punhal nas Costas.

Texto: Artroses - por que não se indicam exames preventivos? Por que há reabilitação e até práticas preventivas, mas não exames visando prevenção de artroses? Artroses não se formam da noite para o dia. Primeiro há um ponto sensível ao toque mostrando que há pelo menos um músculo sobrecarregado, contraído ou atrofiando. Não há dor espontânea, tampouco aparece algo relevante nos exames de imagem. Algum tempo depois uma tendinite se faz presente, reduzindo algum dos movimentos. Meses ou anos se passam e deformam as articulações: as luxações vão se instalando. Homeopaticamente perdendo movimentos artro-musculares. Mas apenas quando o mal é capturado nos exames de imagem, o tratamento e a reabilitação são indicados. Por que não é indicada a investigação dos pontos doloridos, que a tudo isso antecede? Artroses - por que não se indicam exames preventivos? Aproveite e faça uma avaliação conosco.

Texto: Fibromialgia. Aparentemente várias patologias se escondem com esse título. Se soubermos diferenciá-las o tempo de tratamento, os custos e o sofrimento serão bem menores.

Dica (vídeo no YouTube): Osteoporose em locais muito frios. Pessoas em regiões geladas não se expõem ao sol. Será que têm maior índice de osteoporose? Como os antigos em regiões muito frias faziam para evitá-la?

Texto: Osteoporose em Mulheres Maratonistas. Dos oito grupos de risco da osteoporose, creio que o de mulheres maratonistas seja o que mais surpreende. Entenda porquê e previna-se.  

Vídeo no YouTube: Climatério. Para entender a perda de gordura e cálcio na terceira idade.

Vídeo no YouTube: Terceira Drenagem. Sobre a nutrição de ossos e cartilagens.

Vídeo no YouTube: Artrose com Osteoporose. Falta ou excesso de cálcio? Esta questão me acompanha a anos e ainda não consegui comprovações. Aguardo especulações e fundamentação.

Vídeo no YouTube: Pequeno percentual de gordura. Sabemos que a obesidade é um quadro patológico. Facilita a hipertensão, o diabetes, lesões nos joelhos e pés, problemas artromusculares e até a osteoporose. Por contraste acreditamos que baixo percentual de gordura no organismo seria sinal de saúde. Não é bem assim. Vídeo no YouTube: Pequeno percentual de gordura.

Texto: Osteoporose. Especulações sobre a Etiologia a cada grupo de risco. Para uma visão efetivamente alternativa e complementar do tratamento e prevenção. Osteoporose.

Texto: Túnel do carpo. Pelo menos seis quadros diferentes se colocam sob esse título. Ora, a dor pela compressão no nervo mediano ao passar pelo túnel do carpo não é uma síndrome, mas apenas um sintoma comum a vários quadros clínicos. Com esta visão teremos várias opções de tratamento, e não apenas uma. Atualize-se em Túnel do carpo.

Texto: Tipos de torcicolos. Há torcicolos que podem e devem ser alongados, outros, pioram com alongamento. Melhor saber: há vários quadros diferentes com a alcunha de torcicolo. Tipos de torcicolos.

Texto: Pé Chato. Sabia que o pé chato tem relação com o fato de a pessoa não ter engatinhado na tenra idade?

Avaliação podal preventiva. Pontos sensíveis nos pés? Já fez a sua Avaliação Podal este ano? Não há outro exame de prevenção aos males nos pés. Por que esperar um mal se instalar? Por que só quando o mal já está instalado e doendo espontaneamente é que os exames são pedidos e o tratamento iniciado? Entorse, fascite plantar, tendinites insercional e não insercional, bursites retro-calcânea e subcutânea, soldadura de metatarso, Haglund, joanete, bunionete, neuromas de Norton, na fáscia plantar e nas cabeças de metatarsos, hállux rigidus, artroses, tendinites, tendinoses, microfissuras, fraturas, sesamoidite e alguns outros males como o ácido úrico, que deixa especialmente a articulação do hálux sensível. Pontos sensíveis nos pés?  

Preconceito artro-muscular. Há certo preconceito com os males artro-musculares: não costumam fazer parte dos exames periódicos. Sabe aquela tensão nas costas, aquele incômodo nos pés, aquele peso na nuca, o braço que não vai mais pra trás ou aquela queimação no cotovelo? Pois é, esses já são sintomas de males em desenvolvimento que, muitas vezes, não aparecem nos exames de imagem. Após alguns anos e com a dor constante, os exames de imagens mostrarão tendinoses, fibroses, bursites e até artroses.
Ora, logo no início o tratamento é bem mais fácil e rápido. Por que não os investigamos? Sugestão: apareça num workshop gratuito de atualização IBTED ou agende uma avaliação conosco. Informe-se pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp 21-99187-3020.

ARTROSES. Por que exames de prevenção não são feitos? Todos nós que não morrermos prematuramente teremos artroses. Mas alguns de nós a teremos bem mais cedo ou ela será bem mais incapacitante que outros.
Ora, artroses não ocorrem repentinamente. No mínimo uma década entre os pontos doloridos, as tendinites, as tendinoses, as fibroses e, por fim, as artroses. Estes males articulares são antecedidos por pontos doloridos, tensões que não aparecem nos exames de imagem, mas que são bem mais fáceis e rápidas de tratar, e ainda bem menos dispendiosas que as artroses. Pena que a avaliação destes pontos não faça parte dos exames periódicos. Sugestão: não espere as artroses serem registradas nos exames de imagem para investigar pontos doloridos nas costas. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp 21-99187-3020.  

Escoliose, Cifose, Tendinites e Artroses - a Prevenção Ignorada. A nossa coluna centraliza os desgastes da vida. Enquanto nossos músculos vão compensando, se adaptando ao nosso amadurecimento, a nossa coluna vai se deformando: formam-se escolioses, lordoses, rotações, enfim, deformações estéticas que desembocam em patologias clínicas como as artroses. Não temos como evitar todo o processo: compensações seguidas de tendinites, bursites, artroses e outras degenerações, sejam naturais, decorrentes de nossas atividades ou sequelas de algum acidente. Mas por que esperamos as lesões máximas para tratá-las, por que não há exames de prevenção? Ora, compensação é muito, muito mais fácil de tratar que os males que lhe seguem. Tendinites e tensões musculares são bem mais fáceis, mais rápidas, menos dolorosas e menos dispendiosas de reabilitar que as posteriores artroses, fibroses e lesões articulares. Por que exames preventivos não são requisitados?
Fica a dica. Marque sua avaliação gratuita pelo e-mail [email protected].

Outros Quadros

Fadiga Crônica. Alerta! A síndrome da fadiga crônica pode não ser uma síndrome, apenas um sintoma comum a vários quadros clínicos, assim como a fibromialgia. Síndrome da Fadiga Crônica e a relação com a Fibromialgia.

Texto: Sindromização: uma crítica à Medicina.

Texto: Depressão. Há quadros totalmente diferentes, que demandam terapêuticas também diferentes, alcunhadas de depressão. Ora, enquanto não reconhecermos as vicissitudes destes vários tipos de depressão estaremos utilizando regularmente protocolos menos ou nada eficazes. Depressão.

Filmes no YouTube: Depressão 1 e Depressão 2.

Texto: Ponto da Gastrite. Por que problemas no estômago doem na boca do estômago na derme (ponto a meio caminho entre o umbigo e o processo xifóide, chakra do estômago, ponto VC12 em acupuntura), se o estômago não fica ali nem há neurônio, fáscia ou qualquer estrutura ligando este ponto à víscera? Nem o ponto fica acima e na direção dos locais onde ocorrem mais facilmente as úlceras e gastrites? Confira em Ponto da Gastrite

Texto: Ponto da Gastrite. Gastrite e Refluxo. Regularmente sugiro que terapeutas corporais deveriam tratar patologias como estas duas. Masso e fisioterapeutas, professores de Educação Física e tantos outros terapeutas têm recursos que, sem o uso de fármacos, podem agir. Confira a fundamentação no texto Ponto da Gastrite

Texto: TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo. Este mal possui pelo menos três grandes grupos de recursos terapêuticos. Infelizmente isto é omitido ao cliente/paciente pela grande maioria dos terapeutas, já que desprezam as terapias que não praticam.

Texto: Fobia ou síndrome do pânico. Psicólogos chamam de fobia quadros clínicos que médicos nomeiam síndrome do pânico, apesar de alguns casos não se misturarem. Esta confusão certamente dificulta o tratamento, atrasando-o. Fobia ou síndrome do pânico.

Texto: Previna-se para não usar fraldas geriátricas. O relaxamento muscular promovido por relaxantes musculares e outros fármacos pode estar por trás do aumento do uso de fraldas geriátricas? Reflita comigo em Previna-se para não usar fraldas geriátricas.

Texto: Café e Rotina. O café costuma promover dependência química da cafeína. É diferente de outras drogas lícitas e ilícitas, mas pode estar relacionado à dificuldade de raciocínio, náuseas, dores pelo corpo, depressão e, principalmente, dores de cabeça. Quem tem coragem de questionar a indústria? Café e Rotina.

Texto: Café e Depressão. Pode haver relação direta entre o consumo de cafeína e quadros depressivos. Os efeitos da cafeína se aproximam da sensação de ameaça, que gera estresse e depressão. Reflita: Café e Depressão.

Texto: Hipertensão Arterial. Um estudo para explicar, em acordo com a Fisiologia e saberes populares, a Etiologia deste mal.

Texto: Rinite e outras Secreções. Uma introdução às medicinas antigas.

 

 


Contato – peça mais informações ou para ser informado dos próximos textos: [email protected] ou (21) 99187-3020 (oi com WhatsApp).

Para voltar à relação de textos Reflexões para a Saúde.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted