Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Textos

Sobre a Relação Terapeuta - Medicina

- E sobre a Supervisão Médica de Terapeutas Alternativos -


Sabemos que os terapeutas de forma geral e outros profissionais da Saúde nem sempre são chegados à supervisão médica. O médico é formado em Medicina, não em Psicologia, Nutrição, Acupuntura, Shiatsu etc. Não obstante, costumam avaliar, atrasar o tratamento e até contraindicar serviços de outros profissionais. Por exemplo, no campo da Psicologia, costumam recomendar fármacos antes de tentarem uma psicoterapia sem eles e só no caso de não darem um resultado satisfatório é que encaminham o paciente. E há médicos que atuam como nutricionistas, esteticistas e psicólogos. Há sim muita discórdia, mesmo que abafada, no que diz respeito a esse profissional atuando em outras áreas.

No que diz respeito às Alternativas, é altamente recomendável que o cliente mantenha em paralelo sua supervisão médica. O terapeuta deve orientá-lo neste sentido, informando-o que terapias alternativas costumam aliviar sintomas e que um mal pode estar se desenvolvendo enquanto o cliente está em tratamento alternativo.

Isto é um risco que não devemos correr.

Assim o ideal é que os terapeutas não corram riscos de prejudicarem seus pacientes e cobrem deles, no mínimo, que consultas, avaliações e exames médicos sejam feitos para dar continuidade ao seu atendimento.

Creio que esse procedimento deveria ser regular entre os massoterapeutas, esteticistas, reikianos, cromoterapeutas e todos os que praticam terapias que podem e costumam aliviar sintomas. Sério. Sabemos do bem e do alívio de sintomas que as terapias produzem. E se estiverem mascarando algum mal em evolução? Afinal, humildade não é doença, é bom-senso.

 

Voltar à relação de cursos

 

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

[email protected]  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted