Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

Reflexões para a Saúde

Detalhes no tratamento da Fibromialgia

 


 

Sobre o tratamento alternativo que utilizamos na fibromialgia, temos várias observações a fazer.

 

A) Precisamos considerar que há vários tipos de FB

A eficácia e a eficiência (redução das dores e do tempo de tratamento) dependem tanto de certo diagnose alternativo (parcialmente relacionado em 3) quanto das técnicas utilizadas. A partir dos sintomas principais teremos a compreensão dos mecanismos de ação e isto dirigirá o tratamento.

Por exemplo: há pacientes que pioram com massagem, outros com alongamento, alguns com calor e há aqueles que ficam mais doloridos com cinesioterapia. Há os que melhoram substancialmente com alterações na alimentação, outros, não.

Por isto é tão importante considerarmos que há várias doenças sob o título FB: não há um recurso que tenha efeito em todos os quadros de FB. Pessoas que sofrem com esse mal reagem bem a recursos que pioram outras ou não lhes surtem efeitos.

 

B) O tratamento deve ser por área

Considerando área superior os MMSS e as colunas dorsal e cervical, e área inferior os MMII e a coluna lombar. O tratamento dessas duas áreas na mesma seção de terapia, principalmente nas primeiras seções, é menos eficaz do que se tratarmos apenas um delas por algum tempo. Recomendo que tratemos apenas a região superior por algum tempo e, depois que esta estiver bem aliviada, passemos à área inferior. Pode ser ao contrário: primeiro a parte inferior e depois a parte superior.

 

C) Considere e trate problemas artro-musculares

Outras patologias artro-musculares devem ser investigadas. Pessoas com FB regularmente têm problemas na coluna. Talvez pela movimentação lenta, também pela compensação muscular decorrente das dores, a contratura muscular é comum nesses pacientes. Sabemos que a dor localizável - artroses, tendinites, tendinoses, problemas artro-musculares em geral - não explicam a dor na FB, mas é comum os terapeutas ignorarem o agravamento das dores provocado por esses males. Assim recomendo que durante todo o tratamento, além da FB, o terapeuta se ocupe com investigar, tratar e acompanhar problemas artro-musculares.

 

D) Faça parte de uma equipe

Apesar de certas manobras de massoterapia serem o tratamento principal, AVDs, cinesiologia, alimentação e orientação quanto a certos exercícios são fundamentais se queremos debelar o mal. Assim uma equipe multidisciplinar se faz recomendado.

Sim, quase todas as terapias têm alguns recursos úteis na FB. Por que descartá-los?

Outro fato fundamental: sob supervisão médica. Mesmo que utilizemos recursos e avaliações não registradas pelo saber médico, é temerário o tratamento de alguém sem supervisão médica. No mínimo, sempre pode haver um mal se desenvolvendo e apenas um médico tem capacidade legal e técnica de investigar devidamente. Tratar um paciente, qualquer que seja o mal, sem essa supervisão, além de ilegal e antiético, pode ser perigoso para o cliente. Veja mais em Sobre a supervisão médica.

 

E) Mais detalhes

Há muita coisa ainda a considerar. Mas sei que este conjunto de textos já está muito grande para informações via internet.

De qualquer maneira o leitor se sinta liberado para perguntar algo e tirar dúvidas. Se eu souber a resposta, informo. Sei que muita coisa ainda está sem a devida explicação.

 

Concluindo

Espero, sinceramente, duas coisas: que os textos e orientações lhe sejam úteis e que você não se contente com eles. Tenha certeza: são introdutórios. Há ainda muito a ser avaliado e pesquisado.

 

Contato com Roberto Haddad

Telefone: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp)

E-mail: [email protected]

 

Sobre o curso Fisiologia e Recursos Antiálgicos - recursos alternativos para o tratamento da fibromialgia.

 

 

 


Para voltar à relação de textos Reflexões para a Saúde.

Texto Como encontrar ou assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: [email protected].

Para receber textos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

[email protected]  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted