Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

Reflexões para a Saúde

Reconhecendo a Fibromialgia

 


 

Reconhecendo a Fibromialgia

Acredito que uma lida atenciosa na obra PROJETO DIRETRIZES, obra médica que cria, fundamenta e dá diretrizes ao lido com a fibromialgia, seja fundamental aos que querem entender este mal. Você pode adquiri-la pela internet. Ela vai te convencer que a FM existe. Depois a gente mostra as falhas.

Ela reza nas pg. 03 e 04: 

“ A síndrome da fibromialgia pode ser definida como uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, de etiologia desconhecida, que se manifesta no músculo-esquelético, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas... o Colégio Americano de Reumatologia, em 1990, publicou critérios de classificação da fibromialgia1 (A). Estes critérios foram também validados para a população brasileira2 (B). Dentre os critérios, destacam-se uma sensibilidade em sítios anatômicos preestabelecidos, denominados tender points... O número de tender points relaciona-se com avaliação global da gravidade das manifestações clínicas, fadiga, distúrbio do sono, depressão e ansiedade3 (C).

... QUADRO CLÍNICO

... o sintoma presente em todos os pacientes é a dor difusa e crônica... Em geral os pacientes têm dificuldade em localizar a dor, muitas vezes apontando sítios peri-articulares, sem especificar se a origem é muscular, óssea ou articular. O caráter da dor é bastante variável, podendo ser queimação, pontada, peso, “tipo cansaço” ou como uma contusão...

Sintomas centrais que acompanham o quadro doloroso são o sono não reparador e a fadiga, presentes na grande maioria dos clientes. Têm sido relatados diversos tipos de distúrbio do sono, resultando ausência de restauração de energia e consequente cansaço, que aparece logo de manhã...”

Por se tratar de uma obra de uma associação médica, pensamos que a obra se baseia em dados científicos. Ledo engano, como veremos.

Para confirmar a FM não há nenhum tipo de exame específico. Seu diagnóstico é feito em duas etapas, sendo a primeira válida e a segunda, arbitrária e não científica.

Resumo de como reconhecer a Fibromialgia

Na prática e em acordo com textos da internet, a fibromialgia é diagnosticada em duas etapas. Primeira etapa: a queixa, a condição e as exclusões. Numa segunda etapa, os sintomas confirmatórios.

Ou seja, primeiro é necessário:

1) A queixa: dor difusa no corpo todo ou pelo menos na metade dele (esquerda ou direita, metade de cima ou baixo);

2) A condição: sem inflamação, ou seja, os exames de sangue e urina não identificam processo inflamatório.

3) As exclusões: dos males que podem ser identificados por exames. Como artrites, reumatismos, mialgias e outros quadros.

Até aqui, tudo OK. Neste ponto do diagnóstico, são feitas avaliações complementares. E é aqui que entra a falta de ciência, um esforço arbitrário em rotular o que não se conseguiu identificar, não se estudou o suficiente. Registre bem estes supostos exames confirmatórios, pois todos são facilmente derrubáveis. Como veremos nos próximos textos, nenhum deles serve como confirmação de fibromialgia, apesar de presentes.

4) Síndrome do Sono Irregular.

5) Síndrome da Fadiga Crônica.

6) Síndrome do Intestino Irritável.

7) Pelo menos 11 dos 18 tender points muito sensíveis ao toque.

8) Tendência à depressão.

9) Típico em mulheres que foram supermães ou supermulheres.

A impressão que eu tenho é que as pessoas que definiram estas características nunca atenderam outros quadros clínicos. Apesar de contarmos com esses sintomas (de número o4 a 09), nenhum deles caracteriza a fibromialgia, como veremos.

Continua no texto O que, na fibromialgia, é arbitrário?  

 


Para voltar à relação de textos Reflexões para a Saúde.

Texto Como encontrar ou assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: [email protected].

Para receber textos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias

 no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted