Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Reflexões para a Saúde

Por que Artroses não têm Exames Preventivos?

Por que escoliose, lordose, cifose, artroses e outros males artro-musculares

não contam com exames preventivos?


Por que há reabilitação e até práticas preventivas como exercícios físicos e alimentação correta, mas não exames visando prevenção de artroses?

Artroses não se formam da noite para o dia. Primeiro há um ponto sensível ao toque, mostrando que há pelo menos um músculo sobrecarregado, contraído ou atrofiando. Não há dor, tampouco aparece algo relevante nos exames de imagem. Só pontos de alerta que nem são investigados. Algum tempo depois uma tendinite se faz presente, reduzindo algum dos movimentos. Como colocar o braço pra trás ou agachar-se. Meses ou anos se passam e as pressões musculares deformam as articulações: as luxações vão se instalando. Homeopaticamente perdendo movimentos articulares enquanto alguma dor se torna cada vez mais constante e, apenas quando o mal é capturado nos exames de imagem, o tratamento e a reabilitação são indicados. Por que não é indicada a investigação dos pontos doloridos, que a tudo isso antecede?

Afinal, artroses e tendinoses são bem mais difíceis de tratar que as precursoras tendinites e pontos doloridos. E um bom massoterapeuta pode ser preparado tanto para avaliar pontos e músculos doloridos quanto aliviá-los.

Por isto afirmo que há certo preconceito com os males artro-musculares: não costumam fazer parte dos exames periódicos. Sabe aquela tensão nas costas, aquele incômodo nos pés, aquele peso na nuca, o braço que não vai mais pra trás ou aquela queimação no cotovelo? Pois é, esses já são sintomas de males em desenvolvimento que, muitas vezes, não aparecem nos exames de imagem.

Daí pra frente podem se desenvolver tendinoses, adesivas, fibroses, bursites e até artroses, identificáveis nos exames. Mas só quando houver dor ou incapacidade de produção é que os exames serão pedidos.

Fica a dica.


Para voltar à relação de textos Reflexões para a Saúde.

Texto Como encontrar ou assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: contato.ibted@gmail.com.

Para receber textos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias

 no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

  

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

contato.ibted@gmail.com  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted