Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

Textos

Recursos Compensatórios Corretivos

Na Estética e na Reabilitação


As terapias alternativas contam com inúmeros recursos com efeito na estética, tanto facial quanto corporal. De fato, quase todo protocolo ou recurso com efeito antálgico tem efeito na compensação muscular: a redução da dor reduz a compensação antálgica. Menos compensados, menos esforços musculares, menos músculos contraídos, menos torções na coluna, mais alinhados, enfim, mais reabilitados e em acordo com a estética e a Estética. 

Nossas pesquisas e observações têm dado destaque a vários recursos com ação da Estética: exercícios ponto-induzidos, estímulo em pontos-gatilho, grades de esparadrapo com ação corretiva, acionamento do simpático, eliciação de reações hipotalâmicas e ainda outros como veremos nos cursos.

Exercícios ponto-induzidos. Considere um cliente com escoliose e rotação de coluna como na primeira figura. Um ponto estímulo Cristal é colocado estrategicamente sobre o ombro (ainda na fig. 1), e o cliente é orientado a apalpá-lo várias vezes por dia (fig. 2). Ora, o movimento é unilateral e a repetição do exercício ponto-direcionado certamente deverá promover redução nos desvios.

Estímulos em pontos gatilho (trigger points). Estimular, apalpar, aderir alguma coisa, impor as mãos ou perfurar (acupuntura) esses pontos relaxam os seus músculos correspondentes, com ação na compensação muscular. Já é clássico o uso destes pontos na reabilitação e no relaxamento muscular. Ora, isto certamente tem efeito na Estética. Que tal escolhê-los visando um exercício ponto-induzido?

Grades da terapia do esparadrapo com efeito na estética corporal. Um dos recursos com grande efeito na compensação muscular é o uso de tirinhas de esparadrapo com o objetivo de afetar positivamente a postura. Seja com o esparadrapo comum, seja com o kinésio tape, há recursos na terapia do esparadrapo que promovem efeitos corretivos. Como a grade que reduz a rotação de tronco (figura abaixo, à esquerda) e a diferença entre as alturas da pernas.

Tenho certeza que você vai gostar de saber como é a metodologia de aplicar esta grade para que a rotação coxo-femural seja afetada, assim como a rotação de tronco (da coluna).

Outros recursos da terapia do esparadrapo com ação estética. Há também tirinhas que podem estimular compensação muscular corretiva, como as tirinhas da figura abaixo e à direitra. Já pensou em atuar na altura ou na projeção dos ombros utilizando este recurso? Alguns dias com ele e costuma haver somatização residual. 

Mais recursos da terapia do esparadrapo. De fato, praticamente todas as grades de reabilitação articular e muscular têm ação estética. Esses recursos transferem esforço muscular e articular a outras seções ou regiões anatômicas – o alívio facilita a reabilitação das tendinites, luxações e artroses, o que tem ação na compensação muscular e, consequentemente, efeitos estéticos. Por que tão poucos profissionais da Estética as utilizam?

Recursos Pontuais. Estes recursos não se restringem aos pontos gatilhos, já comentados. Há pontos que eliciam reflexo visceral e hormonal - o que também tem efeito na saúde e na estética. E ainda pontos que promovem reações hipotalâmicas (regulam vísceras) e reações parassimpáticas, o que aumenta os efeitos desejados sejam na reabilitação, sejam estéticos. Por que são tão pouco conhecidos na Estética?

Recursos Antálgicos. Além dos recursos da terapia do esparadrapo existem vários outros com ação antálgica. E todos têm efeito na compensação muscular, claro. São pelo menos uma dúzia de terapias diferentes. Como a trofoterapia (alimentação) que, por agir na alcalinização do sangue, influencia na sensação dolorosa. Assim é altamente recomendável que os alunos que se interessam por especialização se inscrevam também no curso Especialização em Fisiologia e Recursos Antálgicos). No qual destacamos os melhores recursos de cada terapia, como a terapia auricular, a moxabustão, a ventosa, com efeito na redução da dor e, consequentemente, na compensação muscular.

Acessar ou voltar à página do curso Especialização em Terapia do Esparadrapo em Recursos Compensatórios.


Texto Como encontrar o assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: contato.ibted@gmail.com.

Para receber textos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

 

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

contato.ibted@gmail.com  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted