Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Textos

Aprimoramento para massoterapeutas


Sobre os programas dos nossos cursos de especialização exclusivo a estudantes e profissionais de Fisioterapia, Educação Física, Massoterapia ou outra terapia corporal. 

Temas relevantes e que podem ser substancialmente melhorados quando o tema é corporal:

·        Cabedal,

·        Manobras avançadas,

·        Fisiologia, Etiologia e outras ciências

·        Avaliação manual e alternativa complementar.

·        Recursos complementares

E como hoje a massoterapia é praticada por muitos profissionais - fisioterapeutas, esteticistas, enfermeiros, professores de Educação Física e até nutricionistas e psicólogos, recomendo que os profissionais cuidem com muita atenção de cada um desses itens.

Cabedal

Consiste no número de manobras que o terapeuta domina e como as executa. Percebo grande diferença entre os profissionais de massoterapia formados até 1995 e os após 2002. Os antigos contavam com número bem maior de manobras, inclusive de alongamento e até alavancadas (assunto do próximo tópico), enquanto que os atuais dispõem de mais recursos cativantes e complementares e dominam leis, legalização, preparos da sala, relação com o cliente, técnicas de divulgação e outros complementos importantes.

Se quiser se avaliar, fiz um guia para autoavaliação de cabedal. 

Manobras avançadas

Certamente os recursos manuais alavancados e de alongamento são diferenciais na prática massoterapêutica e principal destaque do nosso curso Maxmobilizações. Afinal há muitos músculos não palpáveis, mas que são alongados por estas manobras. Nessa parte os alunos conferirão a eficácia e a eficiência das manobras aprimoradas ou desenvolvidas nesses um pouco mais de 30 de Roberto Haddad com trabalhos corporais e alternativos. Mais informações no texto As Massomobilizações - método Roberto Haddad.

Fisiologia, Etiologia e outras ciências

Tão importante quanto identificarmos síndromes e transtornos é compreendermos como o quadro se formou. Tenho regularmente acusado a Medicina de sindromizar sintomas e tenho certeza que, com o conhecimento apropriado, a reabilitação ou o alívio dos sintomas é mais rápido, mais eficaz, menos doloroso e menos dispendioso. 

No caso da fibromialgia, por exemplo, há detalhes que certamente não são divulgados, atrasando ou inviabilizando a cura do mal. Veja os textos Fibromialgia 1 e seguintes para entender melhor essa proposta. Há ainda vários quadros sob o título torcicolo, síndrome do Túnel do Carpo e dores nos joelhos. Só sabendo exatamente qual o quadro que se aplica a cada cliente é que podemos escolher os recursos mais apropriados.

Avaliação manual e alternativa complementar

Sob um mesmo quadro – túnel do Carpo, torcicolo, ciatalgia, esporão, fascite e muitos outros – costumamos encontrar pelo menos um destes problemas: várias patologias associadas onde apenas uma é tratada, ou vários quadros diferentes sob o mesmo título. Assim, além do conhecimento de Fisiologia e Etiologia comentados no tópico anterior, faz-se necessária a avaliação alternativa: os melhores recursos dependem do caso em particular.

Nos pés, por exemplo, identificamos mais de uma dúzia de problemas podais que costumam aparecer concomitantemente. É comum os exames mostrarem o esporão de calcâneo, o neuroma de Morton ou a fascite plantar, fazendo com que todas as outras patologias sejam ignoradas. O que certamente aumentará o tempo de reabilitação. Veja o texto Terapia Podal, onde também falamos do problema de não haver divulgação dos testes preventivos para problemas podais e outros problemas artro-musculares.

Recursos complementares

Outro assunto é quanto à associação de terapias. Ora, há recursos na terapia do esparadrapo, na moxabustão e na trofoterapia, entre outras terapias, com efeito específico na dor ou em algum quadro artro-muscular. Por que não apresentá-los?

Sabemos que acupunturistas, massoterapeutas, esparadrapoterapeutas, terapeutas fasciais, shiatsuterapeutas e trofoterapeutas tratam males artro-musculares. Mas quais destes recursos são, efetivamente, os mais eficazes?

Ou melhor, considerando que o terapeuta não se autorrestrinja, no curso refletiremos sobre o conjunto de recursos que consegue alívio mais rápido da dor e em menor tempo na reabilitação.

Fica o desafio

Bom, fica então o convite: marque sua visita preferencialmente às sextas-feiras às 09:00 na rua do Riachuelo, ou outro dia no instituto (Rua Evaristo da Veiga) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 21-99187-3020 (Oi com whatsapp).

Leitura complementar: Sobre a Eficácia em Terapia Corporal e Alternativa. Convite para uma reflexão e uma demonstração.

Página do curso Recursos Artro-musculares

Voltar à relação de cursos


Texto Como encontrar o assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: [email protected].

Para receber textos sobre Terapias Alternativas, curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

 

IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted