Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Textos

Especialização em Terapia Corporal

Para massoterapeutas, shiatsuterapeutas, fisioterapeutas, professores de Educação Física e outros profissionais corporais.


Os tópicos importantes

Houve um tempo em que massoterapeutas se destacavam pelo cabedal (variedade e técnica de aplicação) de manobras. Hoje há outros tópicos tão ou mais importantes que esse. Vejamos os temas que compõem a formação de um bom profissional.

·        Cabedal.

·        Maleabilidade.

·        Preparos.

·        Recursos manuais avançados (cabedal especializado).

·        Recursos complementares.

·        Divulgação e marketing.

Cabedal

Há ótimos profissionais que utilizam apenas dois amassamentos, três fricções, três deslizamentos, três compressões e mais umas cinco manobras. Mas estes seriam ainda melhores se aumentassem seus cabedais!

Assim a primeira coisa para pensarmos na formação de qualidade de um terapeuta corporal é se ele domina muitas manobras ou apenas as básicas, assunto do curso Massoterapia Ampla.

Até porque há um agravante: a grande maioria dos massagistas formados após 2005 dominam um número menor de manobras que os formados antes de 1995.

Faça um teste de cabedal - veja como pedir ao final do texto.

Maleabilidade

A massoterapia costumava ser contraindicada em quase todos os quadros clínicos: hipertensão, diabetes, câncer, menstruação, viroses, luxação, hérnia de disco, TPM, cliente com fome ou após farta alimentação e muitos, muitos outros quadros.

Sim, é verdade, há manobras de massoterapia que podem agravá-los. Mas também existem manobras que os aliviam. Os quadros acima colhem ótimas reações com certas manobras. Maleabilizando a massoterapia ao quadro clínico, efetivamente, estamos utilizando a massagem como terapia, assunto do curso Fisiologia em Recursos Antálgicos.

Pesquise! Veja como pedir questões de maleabilidade ao final do texto.

Preparos

Os preparos do ambiente, do material, do terapeuta e do cliente sempre foram destaque nos cursos. Agora ainda mais, já que conta com mais recursos e exigências.

Neste tópico podemos incluir legalidade e legalização: exigências dos órgãos públicos, como a ANVISA.

E ainda questões sobre o uso de produtos e recursos complementares.

Teste! Veja como pedir questões sobre o preparo ao final do texto.

Recursos Manuais Avançados

Atualmente o cabedal não se restringe mais às manobras de massoterapia. Há os recursos manuais avançados - alavancas, micromovimentos, cinealongamentos e manobras cinestésicas - capazes de aliviar problemas artro-musculares logo na primeira seção, com redução do tempo e do número de seções. Praticamente desconhecidos e, por isto, difíceis de acreditar. Assim ficam dois convites para você conferir esse tópico, escolha um deles:

1) Traga um paciente, preferencialmente com dor ou restrição residual de movimentos de outros tratamentos. Agende pelo e-mail haddad.ibted@gmail.com. Pelo menos o primeiro atendimento será gratuito e poderá ser no ambulatório ou no consultório.  

2) Compareça no ambulatório gratuito, com ou sem alguém que necessite do atendimento. Você vai ver, na prática, as novidades que aumentam a eficácia do trabalho corporal. Agende pelo mesmo e-mail.

Recursos Complementares

Há, entre as terapias alternativas, vários recursos que complementam e ampliam os efeitos conseguidos com a massoterapia maleabilizada. Como a terapia do esparadrapo em problemas artro-musculares, a ventosa deslizante, a moxabustão, as esferas terapêuticas, o bambu de massagem adaptado, certos tipos de pedras produzidas para se adaptarem às mãos do terapeuta e ainda outros, muitos outros recursos.

Divulgação e Marketing

Antigamente a divulgação era apenas a partir dos próprios clientes. Bastava atender alguns que rapidamente a clientela aumentava.

Um paciente era responsável pelo encaminhamento de vários outros. Hoje, apenas um ou dois, raramente mais dos novos clientes são encaminhados pelo mesmo paciente. Especulo razões: talvez porque os amigos já não confiam tanto na palavra dos outros, talvez para não verem seu terapeuta sem tempo para eles próprios ou talvez para não se comprometerem por outrem. Ou talvez as pessoas gostem de escolher a partir de pesquisa no google e em acordo com a avaliação no Facebook. Mas é fato, a tal de divulgação boca a boca se reduziu a ponto de Facebook e outras opções de mídia se tornarem relevantes. Fica a dica.

Questões de valor

Fica a dúvida: por que maleabilidade e recursos manuais avançados (cabedal especializado) não fazem parte dos cursos regulares para terapeutas corporais, principalmente massagistas? Por que até mesmo o cabedal ministrado aos massagistas diminui? No máximo, as contraindicações aumentaram que, insisto, não são contraindicações, apenas restrições a certas manobras.

Fácil perceber que especialmente os massoterapeutas são preteridos, desprezados mesmo: não têm nem 10% do espaço que seus recursos lhes garantiriam. Fico ainda intrigado por que profissionais como os fisioterapeutas e enfermeiros também não usem recursos manuais em quadros além dos problemas artro-musculares. Afinal há manobras para aliviar gastrite, TPM, cólicas menstruais e todos os outros quadros. Investigue: mande perguntas sobre maleabilidade.

Algumas profissões como Estética e Fisioterapia aumentaram substancialmente seus recursos manuais desde a década de 80 e até desenvolveram muitos recursos e linhas próprias. Por que, aos massoterapeutas, houve tamanha redução no cabedal?

Estética, por exemplo. Sou do tempo em que os cursos do SENAC para esteticistas se restringiam à limpeza de pele. Depois vieram as massagens faciais. Evoluíram e hoje é bem comum receber alunos da Estética com cabedal de massoterapia bem maior e mais amplo que os alunos formados em massoterapia. Por quê?

E principalmente quanto à maleabilidade. Já que a massoterapia tem ação em praticamente todas as patologias, por que não é, de fato, tratada como terapia - como conjunto de recursos que podem tratar quadros clínicos?

Conclusão

Não tenho ainda respostas a muitas questões, mas faço a minha parte: pesquiso, desenvolvo e divulgo recursos manuais e complementares que aumentam e garantem a qualidade técnica de terapeutas corporais, sejam massagistas, shiatsuterapeutas, fisioterapeutas, esteticistas ou outros. Cada qual com suas peculiaridades e objetivos.

Faça um teste!

Peça um teste pelo e-mail haddad.ibted@gmail.com. E informe se prefere um de cabedal, de preparos ou sobre a maleabilidade da massoterapia. Neste último caso, envie alguns quadros clínicos para os quais você gostaria de saber como deveria ser massoterapia. AGUARDO!

 

Sobre assuntos e os respectivos cursos:

Assunto: cabedal, preparos e legalização. Curso: Massoterapia Ampla.

Assunto: maleabilidade e recursos antálgicos. Curso: Fisiologia e Recursos Antálgicos (inclusive para Fibromialgia).

Assunto: Recursos manuais avançados. Curso: Especialização em Recursos Artro-musculares.

Assunto: Recursos alternativos complementares. Cursos: Terapia do Esparadrapo em Recursos Artro-musculares, Moxabustão, Ventosa, Shiatsu Completo, Terapia Auricular Simplificada, Recursos Pontuais, outros (ver relação completa).


Texto Como encontrar o assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: contato.ibted@gmail.com.

Para receber textos sobre Terapias Alternativas, curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

 

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

contato.ibted@gmail.com  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted