Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Cursos

Leigos e iniciantes: que curso fazer primeiro?


Regularmente nos pedem essa orientação. Para responder, fazemos algumas perguntas e colocações.

·         Primeira questão: qual o objetivo? Conhecer as terapias para ajudar alguém ou um grupo ou realmente entrar para a profissão?

Seja para uso profissional ou apenas para uso filantrópico ou doméstico, pode ter certeza que nossos cursos são altamente preparatórios e profissionalizantes apesar de serem todos livres. Temos muita prática nos cursos, treinamento opcional na maioria deles e a preocupação com os mecanismos de ação. Muitas instituições oferecem fundamentação energética, mas a Fisiologia, um dos principais diferenciais dos nossos cursos, aumenta tanto a eficácia quanto a segurança. Ainda damos reciclagem gratuita e suporte técnico mesmo depois de concluídos os cursos. Este conjunto certamente prepara bem e com diferenciais os nossos alunos mesmo que não se inscrevam nos cursos de especialização.

  • Segunda questão: terapia corporal ou não corporal? Sabemos que há terapeutas que não gostam de colocar a mão na massa.

Nossa experiência mostra que os terapeutas não corporais têm mais dificuldades em formar uma clientela fiel e na remuneração. O toque, qualquer que seja o objetivo da massoterapia, produz reações hipotalâmicas com grande efeito na regulação visceral e hormonal, otimizando as reações de cura e de bem estar. Assim a grande maioria dos clientes e pacientes tem preferência pelas terapias corporais.

Então fica o aviso: certamente há terapeutas não corporais com bons rendimentos, mas estes são mais raros e tiveram mais dificuldade em conseguir e manter uma clientela cativa pagante.

  • Terceira questão: área terapêutica ou da Estética?

A maioria dos nossos cursos é voltada à área terapêutica por motivos óbvios: nossa prática de mais de três décadas voltadas aos males da terceira idade e no alívio de dores como objetivo principal.

Mas nossa experiência com manobras, alavancas e alongamento rendeu novas manobras, novas sequências e aprimoramentos nas terapias com recursos cativantes – pindas, pedras, bambus etc, daí o interesse destes profissionais. Se o seu interesse é nos cursos direcionados a esteticistas, veja a que curso fazer primeiro para esteticistas.

 

RELAÇÃO DE CURSOS. Que curso fazer primeiro?

Qualquer que seja o interesse, prefira ou não as terapias corporais, sempre recomendo a Terapia do Esparadrapo como primeiro curso. Por motivos simples. Esta terapia combina três características: a simplicidade na prática, a eficácia no alivio da dor e é praticamente sem contraindicações. O sucesso é realmente espantoso, só experimentando mesmo. Quer fazer uns testes? Clique aqui, sobre um recurso muito rápido no alívio da dor, ou clique aqui, como fazer uma grade articular com segurança. Ou aceite o convite para conferir a eficácia agendando um horário.

Quando o interesse do aluno é na área corporal, posso sugerir que se inscreva também no curso Massoterapia Ampla ou o mais cedo possível. Assim enquanto ele se aprimora com as outras terapias tem mais tempo para se preparar tecnicamente – a massoterapia requer mais tempo de prática que as outras terapias.

Terapia do Esparadrapo. Curso em dois módulos. 1) Terapia do Esparadrapo em Recursos Artromusculares (concentra os recursos em problemas como tendinites, artroses, entorses, luxações, fibromialgia e males da terceira idade; sobre as grades e o esparadrapo para desportistas; introdução aos métodos). 2) Terapia do Esparadrapo em Recursos Pontuais. Sobre a aplicação em pontos com ação muscular (nos pontos gatilho), em vísceras (regulação visceral, hormonal e na sensação de bem-estar) e em males e sintomas, domésticos ou não (como insônia, tosse, vontade de dormir etc.). É neste módulo que vamos desenvolver os testes energéticos e a produção de células, incluindo teoria e prática com o estímulo Cristal. Se for do seu interesse, pode cursar apenas um destes módulos.

Os quatro cursos abaixo utilizarão e aprimorarão os recursos e os mecanismos de ação da Terapia do Esparadrapo. Não é pré-requisito, mas complementa muito bem um aos outros tanto a parte prática quanto a teórica. Nem tratarão apenas dos recursos com a Terapia do Esparadrapo. Pelo contrário: apresentam que terapias têm maior eficácia em cada um dos objetivos dos recursos, entre os quais a terapia do esparadrapo é um deles.

Curso de especialização Alívio dos Pés: neste curso desenvolvemos um método próprio de avaliar manualmente os diferentes males artromusculares que acometem os pés: esporão de calcâneo, fascite plantar, neuroma de Morton, soldadura de metatarso, artrose na tróclea do tálus, desalinhamento de cabeça de metatarso, entorse, tendinite de calcâneo, rotação do hálux, bursite de calcâneo, luxação de cubóide ou na base do quinto metatarso. E, a partir desta avaliação, utilizamos alguns manobras e principalmente recursos da terapia do Esparadrapo, nem todos vistos no curso Terapia do Esparadrapo.

Curso de especialização Recursos Compensatórios Complementares, mais um curso resultante de pesquisas e experiências daqui: sobre o uso de estímulos pontuais (estímulo cristal, acupuntura, células de esparadrapo e outros), tirinhas de esparadrapo e posturas ponto-induzidas na compensação muscular, no relaxamento muscular e na correção postural. Esta terapia, entre a Estética, a Fisioterapia, a Medicina Tradicional Chinesa e a Ortopedia, visa aglutinar recursos pontuais ou regionais com a finalidade de corrigir a postura, daí seus objetivos estéticos e reabilitantes. Além de recursos já reconhecidos como os estímulos em pontos, utilizamos posturas ponto-induzidas: os pontos são escolhidos de modo a satisfazer duas condições: 1) estimular pontos gatilhos de músculo que, no caso, precisamos relaxar e, ao mesmo tempo, 2) para estimular estes pontos, o cliente-paciente tenha de exercer ginástica corretiva.

Curso de especialização Recursos Antálgicos, outro curso diferencial IBTED: identifica e avalia, em acordo com a Fisiologia e a prática ambulatorial, a eficácia de diversos mecanismos nas Alternativas com efeito na redução da dor. Qualquer que seja a origem, mesmo emocional, a dor é um pulso elétrico com reações hormonais e no encéfalo (principalmente no hipocampo e no tálamo). Há pelo menos doze mecanismos capazes de reduzir e até de suprimir a sensação dolorosa. Primeiro neste curso discutimos os mecanismos que atuam na redução da dor (Fisiologia da Dor), motivo de este curso ser recomendado como complemento a outros cursos. Depois as terapias que se destacam e a seguir os seus recursos mais eficazes (recursos da terapia auricular, na reflexologia podal, na alimentação, no shiatsu, na acupuntura e em várias outras terapias).

Curso de especialização em Fibromialgia, mais um curso exclusivo IBTED. Resulta na divulgação dos métodos que utilizamos no tratamento deste mal. Podemos afirmar, uma de nossas especialidades. Para o leitor compreender nossa fundamentação, veja os textos cujos links estão no facebook (clique a seguir):  Fibromialgia no face 1.  Texto FM01.  Fibromialgia no face 2.  Texto FM02.  Fibromialgia no face 3.  Texto FM03.  Fibromialgia no face 4.  Texto FM04.  Apesar de, de fato, nossa experiência de décadas no lido com este mal ser mais importante que a teoria, será nestes textos que o aluno encontrará a maior parte da fundamentação do nosso trabalho. Pré-requisito: o curso Recursos Antálgicos.

Terapia Auricular. É a terapia que utiliza pontos e áreas reflexas nas orelhas para estimular reações de bem-estar e cura. Tem boa aplicação em quadros emocionais e na terceira idade, assim como em programas da Estética – entre as suas reações conhecidas, está ação sobre a captura de peptídeos, o que antecipa a sensação de saciedade. O programa do nosso curso, que apresenta as práticas de várias linhas, também é exclusivo nosso ou de ex-alunos daqui.

Pontos de Saúde. Sobre as muitas linhas que utilizam pontos com fins terapêuticos: DO-IN, trigger points, tender points, acupuntura, pontos marma, rolfing points, pontos de  alerta, chakras e outros. Curso teórico e desenvolvido aqui para você compreender as diferenças entre estas linhas, seus objetivos e utilidades. Serve também para você compreender por que os cursos Recursos Antálgicos e Fibromialgia complementam os cursos de Terapia do Esparadrapo.

Moxabustão. É considerada a acupuntura térmica. Conta com diversos recursos: a moxabustão em bastão, em caixa própria, em cones, com sal ou gengibre, nos tsubôs (pontos de acupuntura), em cigarros e em suporte próprio (como um cachimbo). Como funciona, indicações e contraindicações em acordo com a Fisiologia são assuntos do curso já que os recursos já listados eliciam reações diferentes.

Ventosa. Técnica e prática com ventosa fixa e deslizante e ainda com ventosas de acrílico, vidro e bambu. Como funcionam as ventosas fixas, molhadas e deslizantes. Contraindicações e principais usos terapêuticos e na Estética.

Reflexologia Podal Cativante. Curso diferencial IBTED que reconhece os mecanismos de ação, amplia os recursos e os efeitos da terapia podal e ainda destaca seus terapeutas. Soma Reflexologia podal + Massoterapia Podal + Recursos Cativantes. Tem a proposta de conseguir reações de cura (simpática, hipotalâmicas e alongamento) por estímulos e massoterapia nos pés, inclusive com recursos cativantes (bambus, pedras e cuités).

Massoterapia Ampla. Curso livre predominantemente prático de massoterapia corporal. Visa preparar estudantes e profissionais na massagem relaxante com manobras sortidas, amplas e diferenciadas. Quando o interesse do aluno é na área corporal, deve antecipar este curso, onde ficará sabendo dos diversos direcionamentos e possibilidades desta terapia. Com ele o aluno pode se candidatar aos outros cursos corporais de especialização (caso não seja profissional ou estudante da Estética, de masso ou Fisioterapia).

Cursos corporais de especialização

Curso de especialização Recursos Artro-musculares. É o melhor curso de especialização corporal que temos devido à eficácia no alivio da dor e na reabilitação de problemas nesta área. Destacam-se as manobras manuais e os recursos alternativos mais eficazes no alívio da dor e na reabilitação de cada uma das regiões do corpo. Vale a pena marcar horário no ambulatório para conferir a eficácia do método.

Curso de especialização Terapias Corporais na Cadeira. Dois cursos glamorosos de massoterapia na cadeira que até podem ser cursados em separado. Visam dar visibilidade a terapeutas trabalhando nela. Uma sequência totalmente com bambus, com inovadoras manobras de alongamento, outra com um shiatsu sortido e adaptado especialmente para a cadeira.

Shiatsu Completo. Curso predominantemente prático de massagem shiatsu na maca ou no chão. Completo: shiatsu nos meridianos com o toque do tipo shigueki-gakun, shiatsu facial, manobras complementares de alongamento e até alongamento e massagens com os pés.

Alívio dos Ombros. As Mobilizações para problemas nos ombros – bursites, tendinites, artrose e congelamento. Este curso visa apresentar a eficácia das Mobilizações em problemas artro-musculares. Esta série é independente, costuma aliviar problemas nesta articulação mesmo sem conhecimento e domínio das outras. Pré-requisito: masso ou fisioterapeuta ou professor de Educação Física.

Curso de especialização Drenagem Linfática Atualizada. Curso predominantemente prático de drenagem linfática com propostas complementares. Como a questão das manobras iniciais; os tipos de intervenções e sequelas cirúrgicas; drenagem linfática reversa; respiração, cinesioterapia e manobras manuais com efeito drenante; os diferenciais entre Vodder, Leduc e Földi.

Profissionais da Estética: o curso Drenagem Linfática Atualizada e ainda todos os que utilizam recursos cativantes (os próximos) são do interesse da área.

Massagem Relaxante com Bambus. Com bambus com acabamentos especiais: pontas cortadas em esquadria, com pedras para massagens nas pontas e com recorreco, o que amplia a quantidade das manobras e a qualidade da terapia. Prioriza o colorido e a variedade das manobras seja com a haste, com as pontas ou com o rebaixo recorreco.

Massagem Turbinada Plus. Curso de massagem turbinada (com finalidade lipomodeladora) inclusive com o uso de recursos cativantes (bambus, pedras e cuités). Sobre os recursos eficazes na redução de medidas e seus mecanismos, com destaque aos recursos massoterapêuticos.

Massagem com Pedras Quentes e Cristais. Sobre os recursos, os possíveis objetivos e seus protocolos; as relações entre chakras, cores e pontos; introdução à aromaterapia, geoterapia e cromoterapia; os novos tipos, formatos e uso das pedras de massagem pesquisas. Prioridade para a parte prática: manobras especiais, cativantes e sequência coreográfica que utiliza mais de 30 pedras.

Massagem com Pindas. As pindas são saquinhos confeccionados com tecido de algodão ou linho com, no seu interior, uma mistura de ervas dispersas em areia ou sal grosso. São aquecidas antes de serem utilizadas pelo terapeuta na massagem. História das pindas; preparo do ambiente e do aquecedor; confecção das pindas; sequência de massagem corporal e facial.

Massagem com Velas. Sobre o uso das velas nas massagens relaxantes. Pequeno histórico, utilidades e uso das velas na massagem; prática com massoterapia relaxante com velas.

Massagem Facial Cativante. Sobre o uso de recursos cativantes (bambus finos com pedra na ponta, bambus grossos, cuités, pedras e conchas) visando aumentar o número de manobras, os efeitos da massagem facial, o glamour da terapia e ainda os diferenciais do terapeuta facial.

Cursos Eventuais

Há cursos que só oferecemos aos cadastrados em nossa mala direta, mensagem que enviamos no máximo uma vez por semana para não encher sua caixa de mensagens. Como Quiroprática Básica, Massagem Facial com Recursos Cativantes, Alívio dos Ombros, Contraindicações em Massoterapia e Harmonização de Chakras. É nestas mensagens que disponibilizamos turmas extras de alguns cursos e por vezes com desconto. É a forma que temos de prestigiar os que recebem e lêem nossas mensagens. Cadastre-se enviando mensagem para contato.ibted@gmail.com.

 

 

PROGRAMAÇÃO PARA IMPRIMIR:

Clique aqui e pegue a programação em pdf.

Clique aqui e pegue a programação em word.

 

Sobre a diferença entre cursos livres e regulamentados

 

Acompanhamento Médico. Para seguir na linha terapêutica, destacamos a seguinte orientação que o leitor jamais deve esquecer: todo tratamento alternativo ou doméstico deve sempre ser supervisionado por um médico, único qualificado para o devido diagnóstico. Discordamos da máxima que diz: se os sintomas persistirem, procure auxílio médico. Sem o devido acompanhamento, um mal ou doença pode se instalar ou se desenvolver sem percebermos já que as Alternativas reduzem os sintomas, daí a recomendação. 

 

Para acessar ou voltar ao Site da EDIBTED

 

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Central de Informações: (21) 2264-7576 – (21) 99 187-3020 – contato.ibted@gmail.com