Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

Textos

 

Pedras Quentes e Cristais

As pesquisas e contribuições IBTED para esta terapia

 


 

A terapia das pedras quentes foi trazida ao Brasil pela renomada professora de Educação Física Ala Szerman e percebemos que tomou várias vertentes: conta cada vez mais com mais recursos e com várias possibilidades de usos.

Cada linha prioriza alguns dos recursos que podem ser utilizados e estes recursos alcançam efeitos diferentes. Assim as muitas linhas de terapia com as pedras podem ser agrupadas conforme estes recursos e seus efeitos:

·        As que priorizam o estímulo de pontos: deslizamento e o descanso das pedras quentes nestes pontos;

·        As que valorizam os valores complementares (ambiente, aroma, cores e ação nos chakras, inclusive das pedras e cristais);

·        As que destacam a massoterapia em si – uma sorte de manobras com as pedras que dão colorido à terapia;

·        E há até a possibilidade de utilizarmos as pedras em complemento a programas lipomodeladores.

 


 

figpedras4

figpedras3

 

Aqui no IBTED pesquisamos esta terapia há anos e destacamos ou priorizamos certos detalhes.

Em relação à aplicação das pedras em pontos específicos:

·        Pontos gatilho ou trigger points. Cada um destes pontos possui relação direta com pelo menos um músculo. A massagem suave, o calor cedido pelas pedras e o contato por alguns minutos nesses pontos conseguem ações compensatórias no músculo associado, como relaxamento e analgesia.

·        Pontos viscerais. Diversos pontos no tórax possuem relação direta com alguma víscera. Já falei disto no texto Ponto da Gastrite. Podemos e devemos colocar pedras quentes sobre estes pontos.

·        Gânglios nervosos. Estímulos sobre os gânglios simpáticos e parassimpáticos paravertebrais promovem efeitos de equilibração neurológica - o de aumento da imunidade entre eles.

·        E há ainda os efeitos hipotalâmicos decorrentes da propriocepção, com ação direta em todas as vísceras, seus hormônios e funções.

Correto calcularmos que, entre as terapias pontuais, a das pedras quentes é uma das que mais conseguem reações terapêuticas. Pena que muitos a considerem apenas uma terapia para SPA, como se seus efeitos terapêuticos e reabilitantes fossem ínfimos.

Em relação a recursos específicos definidos por nossas pesquisas:

·        O roçar entre as pedras e as percussões - pequenas batidinhas entre as pedras - conseguem ótimo efeito relaxante, aumentando os efeitos já comentados. Há pedras específicas para estas manobras.

·        A adaptação de muito mais manobras de massoterapia para uso com as pedras. É enorme a quantidade de manobras massoterapêuticas assim como os efeitos que estas manobras podem conseguir. Não foi à toa que o nosso DVD tem, só de prática, quase duas horas.

·        E ainda há manobras específicas com o uso das pedras. Sabendo-se os efeitos fisiológicos de cada uma destas manobras, podemos direcionar a terapia a várias finalidades. E infelizmente a terapia com pedras continua sendo apenas uma terapia SPA - a massagem com pedras quentes!

·        Avaliando o fato de as pedras comuns de massagem perderem facilmente o calor, definimos pedras bem mais robustas que os outros métodos, com pedras de até um pouco mais de um quilo!

·        Destaque às séries em rosto e pés. Definimos sequência de massagem tão completa para o rosto e para os pés que uma seção de terapia das pedras pode ser feita apenas numa destas regiões.

·        Efeitos visando programas lipomodeladores. Como o aquecimento é um dos recursos e objetivos nestes programas e as pedras se prestam a isto, esse uso aumenta o glamour da terapia, reduz os esforços do terapeuta e cativa a clientela.

·        Acredito ainda em grande feito psicológico. Além do efeito do ambiente preparado pelo terapeuta, vejo ainda uma relação com a pedra em si. Num mundo em que a instabilidade - emocional, financeira, familiar, da saúde e várias outras - cerceia de alguma forma todos os indivíduos, numa sociedade em que a segurança pública é duvidosa, acredito que o contato com a dureza e a estabilidade das pedras promova efeitos psicológicos positivos.

E não relacionei os efeitos nos chacras e outras possibilidades energéticas para não delongar este texto.

 


 

image006

 

DVD Pedras Quentes

Aquecedor de pedras IBTED

Aquecedor de pedras IBTED

 

No nosso curso e no nosso DVD:

·        Priorizamos a parte prática: massagem sortida e colorida, com recursos suaves e profundos, com uma ou duas pedras, evitando as massagens sem elas.  Nossas pesquisas sempre valorizaram o desenvolvimento e uso de manobras e sequências glamorosas.

·        Espalhamos as pedras sobre o corpo do cliente à medida que vamos massageando com manobras que priorizam ora a parte plana, ora a parte em quina da pedra. Por isto recomendamos kit com pelo menos 25 pedras para o corpo, seis pedras para rosto e pés e ainda 16 pedriscos para por entre os dedos.

·        Visando o fato de as pedras comuns de massagem perderem facilmente o calor, utilizamos pedras bem mais robustas que os outros métodos, com pedras de até um pouco mais de um quilo!

·        Quando acabamos a massagem na parte dorsal, ficam até 18 pedras espalhadas, mais as 16 pedrinhas entre os dedos dos pés e das mãos.

Por isto deixamos a massagem nos pés com reflexologia podal para fazermos entre a massagem na parte dorsal e a ventral: para dar tempo de requentar o kit de pedras. E caprichamos nesta massagem podal.

·        Outro destaque do nosso método é a massagem no rosto ou nos pés. No rosto começa com uma adaptação do shiatsu facial do falecido mestre Santos (aquele que levou o shiatsu para o SENAC-RJ) e continua com manobras com finalidade estética. No rosto, como priorizamos a tonicidade muscular e a adstringência da pele, utilizamos pedras ligeiramente resfriadas ou à temperatura ambiente.

·        Também utilizamos e recomendamos o uso das pedras especiais: em formato ovóide, esférico, cilíndrico, cônico e a pedra própria de massagem (uma que se encaixa anatomicamente no formato da mão).

·        No DVD e no curso ainda falamos sobre os chacras, os aromas, os cristais no encerramento, como montar o kit e outros detalhes técnicos.

Sobre o curso Massagem com Pedras e Cristais.

 


Texto Como encontrar o assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: contato.ibted@gmail.com.

Para receber textos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

 

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

contato.ibted@gmail.com  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted