Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

Textos

 

Moxabustão

 


 

O que é

A moxabustão consiste na queima de pequena quantidade de erva seca, geralmente a artemísia (Artemísia Sinensis e Vulgaris), com finalidade terapêutica ou estética. Pode ser em áreas anatômicas ou nos tsubôs (pontos de entrada e saída de energia utilizados pela acupuntura).

História

O uso da moxabustão e demais recursos orientais são regidos por escritos antigos, a partir do livro do imperador Amarelo - cerca de 3000 anos. Mas essa obra não registra se a moxa já seria utilizada àquele tempo, apesar de muitos defenderem isto.

Alguns autores dizem que, na China antiga, o uso da acupuntura dominava nos lugares mais quentes, ao Sul, e a moxabustão nos lugares mais frios, ao Norte. Outros dizem que só há mais ou menos 1200 anos que se institucionalizou o uso das folhas da artemísia. Bartolomeu Alberto Neves afirma que há apenas alguns séculos. Textos livres afirmam que é utilizada há mais de cinco mil anos sem, contudo, termos comprovações. Isto mantém as controvérsias na história.

Embasamento

Uma das teorias que justifica a moxabustão diz que toda energia que temos no nosso planeta, de uma forma ou de outra, vem do Sol. O Sol é responsável pela evaporação que gerará a chuva, gerando a Vida. As plantas recolhem a energia do Sol e a armazenam. Todos os animais se alimentarão delas, direta ou indiretamente.

A liberação dessa energia se dá na decomposição da matéria, seja por digestão, decomposição ou queima. Por esses processos, ao quebrarmos as moléculas que guardam a energia, ela é liberada, seja ao organismo que digeriu a erva ou ao meio onde ela foi decomposta, mesmo por combustão.

Isso não é novidade, pois a data de queima de incenso se perde nos primórdios da Humanidade - não eram só os orientais antigos que fumegavam.

Outra teoria, também energética e mais famosa, é a defendida pela MTC - Medicina Tradicional Chinesa. Utiliza os Cinco Elementos, a teoria dos Agressores (outrora demônios do vento, do fogo etc.), a do Yin e Yang e mais algumas para definir o uso. A grande maioria dos cursos e terapeutas aqui se embasam. A artemísia é queimada nos pontos de acupuntura com a finalidade de canalizar energia a esses pontos, a exemplo da agulha de acupuntura quando é inserida.

Outro embasamento, o que você irá encontrar nos nossos cursos, será em acordo com a Fisiologia. Acreditamos que essa opção nos dará mais eficácia na seleção das indicações e contraindicações, daí a nossa opção.

Por exemplo, recomendamos que não se utilize moxabustão em bastão na cabeça e no pescoço, à exceção da nuca.  Porque não é recomendável o uso de infra-vermelho nessa região.

E será exatamente por esse infra-vermelho que definiremos a maioria das nossas orientações quanto às indicações e contraindicações.

Aplicabilidade

Infelizmente a queima de uma erva não dá o mesmo status que a inserção de uma agulha, o que faz com que a moxabustão tenha seu uso quase que restrito aos casos em que é utilizada em conjunto com a acupuntura e por pouquíssimos terapeutas, apesar de ser poderosíssima - sabemos da importância da irradiação infra-vermelho, um dos efeitos da moxabustão, mas normalmente os terapeutas não a utilizam especificamente com esse objetivo.

 

foto pontos dvd MB.jpg

MB 3

MB cigarro

Sobre o nosso programa diferencial do curso Moxabustão

Além do básico (preparar o terapeuta para a prática segura e eficaz da moxabustão tanto em pontos de acupuntura quanto aquecendo regiões anatômicas), o nosso programa inclui:

Diversas práticas (moxabustão em bastão, em suporte e no berço; moxabustão com bastão de carvão, em tubetes, com moxa-botão, de incenso e com cones artesanais; moxabustão em pontos e em áreas). Confira no texto As opções de técnicas com a moxabustão.

Outro diferencial do nosso curso é a apresentação dos mecanismos de ação em acordo com a Fisiologia e não em acordo com mecanismos energéticos, o que define melhor as indicações e contraindicações. Confira no texto Os mecanismos de ação na moxabustão. O texto Indicações, Contraindicações e Restrições da Moxabustão faz parte dos cursos presencial e EAD.

 

Cursos disponíveis:

·        Curso presencial de Moxabustão (clique!).

·        Curso EAD de Moxabustão (clique!).

 

Você também pode adquirir o DVD

·        DVD Curso de Moxabustão (acesse nossa relação de DVDs).

 

Relação de textos e vídeos sobre moxabustão

 

Acessar o site IBTED

 

IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted