Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Textos

Lendas na Estética


Como em todas as práticas, a Estética também tem suas lendas – histórias relatadas que não se comprovam.

Primeira Lenda: após o trabalho corporal, a cliente foi urinar e pode comprovar a eliminação de gordura pela urina. Mesmo que os trabalhos pudessem pulverizar as células de gordura, a molécula de gordura é maior que os canais por onde teriam de passar. O que se vê na urina após um tempo de repouso é uma concentração maior de ácidos e outros produtos filtrados pelos rins, o que dá um brilho maior, jamais gordura. Só haveria alguma gordura se passasse sangue para a urina. E isto não seria bom.

Segunda lenda: o trabalho corporal ou os produtos fazem a gordura sair pelos intestinos. As paredes dos intestinos têm sentido único de passagem dos nutrientes: de dentro para fora. Até há como a água e glóbulos brancos passarem em sentido contrário, mas não a gordura, nem emulsificada. Por exemplo, sais aumentam o fluxo de água para os intestinos por osmose. E há componentes, como os glóbulos brancos, que podem ultrapassar as mucosas. Mas, via de regra, certos canais linfáticos capturam a linfa intestinal, a levam para a corrente linfática e desta para a venosa. Jamais eliminamos os produtos já absorvidos pelo organismo pelos intestinos. O que sai nas fezes é sobra dos alimentos com alguns resíduos da mucosa do aparelho digestório e produtos orgânicos despejados como os sucos pancreáticos e gástricos e a bílis do fígado.

Toda a gordura que sai pelas fezes é a que não foi absorvida pelo organismo e sobrou do bolo alimentar, nosso organismo não tem nenhum canal de eliminação de gorduras ligado aos intestinos.

Terceira Lenda: certos produtos, o ultrassom, a manta térmica ou a terapia corporal emulsificam a gordura localizada. Ora, não estamos trabalhando com um frasco de óleo, mas com células que acumulam gordura. Os adipócitos acumulam gordura. Os trabalhos corporais jamais quebram as células de gordura – se as quebrassem, estaríamos mais perto de necrose que de lipólise. No máximo, estimulam as mitocôndrias a decompor as moléculas de gordura em triglicerídeos e glicerol e podem também proceder a queima desses produtos se algum trabalho corporal for feito, como a estimulação de músculos.

Supondo que quebrassem a gordura dentro das células e que esta gordura emulsificada fosse despejada na circulação, então teríamos um aumento do colesterol no sangue e na linfa do cliente, o que comprometeria suas artérias. Certamente nada bom. O aumento metabólico que estes recursos eliciam efetivamente promove queima de gordura celular e estes resíduos, como os ácidos graxos, serão eliminados pela urina. É assim que funciona, não saindo as moléculas emulsificadas.

Tipo assim: inventar mecanismos impossíveis só atrai descrédito a uma profissão que há tanto luta por sua regulamentação. 

Quarta Lenda: a drenagem turbinada existe. Esta lenda certamente merece um texto só para ela. Acesse o texto aqui.

 

Interessado em cursos para esteticistas? Veja o texto Que curso fazer, para esteticistas.


Texto Como encontrar o assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: contato.ibted@gmail.com.

Para receber textos sobre Terapias Alternativas, curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

  

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

contato.ibted@gmail.com  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted