Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Textos

Terapias do Esparadrapo - curso Roberto Haddad


 

Sobre o nosso curso exclusivo de terapias com esparadrapo

Há várias linhas sob o título de Terapia do Esparadrapo, como o spiral taping, o RMA, o kinésio taping e ainda outras. A maioria tem recursos com efeito na redução da dor, na reabilitação, no alívio de esforços articulares, em edemas, nas dores de cabeça e na maioria dos problemas domésticos.

Desde 2001 estudamos essas terapias. Tanto que em 2007 editamos nosso primeiro livro nessa técnica. Como utilizamos e divulgamos protocolos e recursos quase todos desenvolvidos aqui, podemos afirmar que o nosso curso possui diferenciais:


2TE095.JPG

2TE150.JPG

2TE017.JPG

2TE103.JPG

Pesquisa dos mecanismos de ação

A primeira de nossas contribuições certamente foi a busca pelos mecanismos de ação. A primeira linha que chegou ao Brasil utiliza explicações energéticas, mas Fisiologia e outras ciências confirmam a eficácia das linhas e identificam mecanismos de ação, o que fundamenta soberbamente a terapia. Por exemplo, só de mecanismos antálgicos diferentes temos quatro bem atuantes e podemos contar ainda meia dúzia de recursos que atuam na compensação. Conhecendo-os, escolhemos os recursos e protocolos que melhor se aplicam caso a caso. Há até mecanismos do interesse da Estética. Veja vídeo no YouTube com dois desses mecanismos.

Uso do esparadrapo comum

Nos problemas artro-musculares, exceto em desportos e em outros casos em que há a previsão de movimentos bruscos ou esforços excepcionais, utilizamos o esparadrapo comum. Quando um esparadrapo elástico recebe esforços, ele se estica, assim não absorve os esforços significativamente, deixando de aliviar músculos e articlações. Já o esparadrapo comum pode ser utilizado para suportar ou transferir esforços artro-musculares, o que aumenta os recursos e os efeitos da terapia. Acredite, ao reduzir os esforços articulares, não apenas as dores da artrose e das tendinites se aliviam, a redução do atrito e a alocação correta da articulação facilitam a reabilitação em menor tempo, com menos custo e com menos consumo de fármacos - tudo de bom.

Exemplo de um recurso desenvolvido aqui é a grade para a dor que chamamos Punhal nas Costas (clique!).

Ampliação do uso do esparadrapo em problemas musculares

Sabemos da eficácia do esparadrapo elástico em problemas musculares, seja em desportistas ou não.

Considerando os casos de não desportistas, o uso de esparadrapo comum, mais rígido, gerou protocolos constantemente mais eficazes, daí um dos motivos de afirmarmos que desenvolvemos uma nova metodologia de uso do esparadrapo em casos musculares.

Uso do esparadrapo visando especificamente as articulações

É sabido que várias linhas se voltam à aplicação do esparadrapo diretamente sobre músculos. Mas como utilizam apenas o esparadrapo elástico que pretendem vender, não observaram, ou pelo menos não destacam, que protocolos com esparadrapo comum atuam com mais eficiência nas articulações: aliviam magistralmente os esforços musculares e atuam corretivamente na compensação muscular.

Uma de nossas conclusões é que as grades, sejam articulares, musculares ou especiais, transferem esforço. Mecânica newtoniana simples. As tirinhas atuam modificando pontos de apoio, momento fletor, esforço de tração e todos os demais esforços tanto na articulação quanto nos músculos. Sorte o coordenador do IBTED ter se graduado também em engenharia civil.

Amplitude da definição do tipo de esparadrapo apropriado. Existem vários tipos de esparadrapo, divididos em três categorias: o comum, o antialérgico e o elástico (com a variante hiperelástico). No nosso curso recomendaremos em quais casos cada um desses produtos se destaca.

E ainda há recursos que podem ser feitos com esparadrapos - as células de RMA e do Spiral Tape, por exemplo, assunto do próximo parágrafo.

Estudo em separado dos efeitos em Recursos Pontuais

Muitas terapias, entre elas alguns recursos da terapia do esparadrapo, estimulam pontos ou pequenas áreas no corpo. Estes recursos eliciam vários mecanismos de ação:

·        O mais famoso é a ação em músculos pelo estímulo de pontos gatilho.

·        A ação visceral é surpreendente - estimulação de certos pontos tem ação direta na função de vísceras correlatas e na produção de hormônios. Bom exemplo é o ponto do estômago, apesar de eu pessoalmente utilizar mais vezes o ponto com ação direta nas funções renais.

·        Todos os toques podem e costumam eliciar reações hipotalâmicas, o que tem reação reguladora hormonal com ação na sensação de bem-estar e equilibração emocional.

·        E há ainda outros efeitos ao estimularmos certos pontos, seja com um pedacinho de esparadrapo com ou sem algo entre ele e a pele, com a moxabustão, com massagem pontual, pela imposição de uma das mãos e principalmente perfurando com uma agulha de acupuntura.

São tantos os mecanismos e terapias que se voltam ao uso terapêutico por estímulo em pontos (moxabustão, shiatsu, DO-IN, trigger points, holfing points, pontos marma,  acupuntura e vários outros) que temos um módulo (Recursos Pontuais) na segunda parte do curso só com esse assunto. Para uso de células (pequenas grades ou pedaçinhos de esparadrapo) em determinado ponto ou pequena região anatômica. Veja no texto Recursos Pontuais.

Experimente!!!

Relate uma dor, mesmo que não seja artro-muscular, pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp 21-99187-3020 (Roberto Haddad). Você receberá orientações e comprovará a eficácia e simplicidade do método.

 

CURSOS  IBTED  NA  ÁREA  DA  TERAPIA  DO  ESPARADRAPO

Curso de Especialização em  Terapias do Esparadrapo. Inclui o curso Recursos Pontuais porque as células de esparadrapo se aplicam soberbamente aqui.

Curso de especialização em Recursos Compensatórios. Terapia do Esparadrapo e outras terapias com ação na compensação muscular, com efeito tanto na reabilitação quando estético. Veja o texto sobre Recursos Compensatórios Corretivos clicando aqui. Sobre o curso, clique aqui.

Cursos de especialização em Avaliação e Recursos Podais. A seleção mais eficaz dos recursos podais, mesmo com a terapia do esparadrapo, dependerá do diagnóstico correto. Veja o texto Pontos sensíveis nos pés?

Este curso - Terapia do Esparadrapo - é requisito ao curso Recursos Artro-musculares porque vários dos recursos deste curso foram desenvolvidos a partir dessa técnica.

 


Acessar ou voltar à página do curso Terapia do Esparadrapo

Relação de textos e vídeos sobre terapia do esparadrapo

Texto Como encontrar o assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: [email protected].

Para receber textos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted