Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Textos

A Diversidade na Terapia Auricular


Terapia auricular é a terapia que utiliza pontos e áreas reflexas nas orelhas para estimular reações de cura.

Esta terapia é reconhecida pela adesão de pontos, geralmente a semente de mostarda, na orelha. Mas há várias linhas e cada uma delas proporá ainda outros recursos, técnicas e teorias. Um dos diferenciais do nosso curso é procurar compreender e reconhecer esta diversidade em vez de fornecer apenas uma única linha com um único método de localização, único método de seleção etc.

Diversidade de linhas. Há pelo menos uma linha chinesa, algumas francesas e outras japonesas. Estas linhas se diferenciam pelas cartografias, recursos, técnicas de localização e seleção de pontos, objetivos e até nas teorias que as fundamentam.

Diversidade de cartografias. As terapias auriculares disponibilizam vários mapas, potencialmente similares já que estilizam um feto sobre a orelha.

Diversidade de métodos de localização. Sabemos que a localização visual direta – olhar a cartografia e achar na orelha – é o método mais utilizado. Há linhas que preferem encontrar os pontos pressionando-os: onde doer mais, é ali que o ponto se localiza, o que nem sempre é exatamente o mesmo local de quem o localizou visualmente ou utilizando outro método.

Normalmente o método que utiliza um aparelho localizador é considerado o mais glamoroso: onde o aparelho acender ou apitar, é o ponto.

Dos cinco métodos para localizar os pontos recomendo dois: o que utiliza os aparelhos localizadores e método grafoanatômico, outro grande diferencial do nosso curso. Consiste na localização dos pontos a partir de detalhes anatômicos da orelha em acordo com a obra Dicas e Macetes para Localizar Pontos Auriculares. Esta obra é fornecida como material didático aos alunos. Além das dicas, possui as duas cartografias (da orelha direita e da esquerda).

Diversidade de técnicas de seleção de pontos. Por vezes depende do método de localização. Podemos escolher os pontos conforme reajam à dor (uso de apalpadores) ou sensibilizem os aparelhos (uso de localizadores). Podemos também contar com obras que fornecem protocolos prontos: uma grande relação de patologias e os pontos para cada uma delas.

Diversidade nos recursos. Os mais utilizados são: 1) Sementes de mostarda ou similar; 2) Ponto cristal  (pequenas esferas de vidro); 3) Pontos prata ou ouro (metal pigmentado); 4) Moxabustão  (certo incenso em pontos ou em região); 5) Magnetoterapia (com ponto ou aparelho); 6) Massagem (em pontos ou conforme diagramas); 7) Agulhas auriculares semipermanentes (ficam apenas um dia ou até uma semana); 8) Acupuntura tradicional, com pequenas agulhas (10 a 15 mm de comprimento); 9) Sangria (em pontos, apenas uma ou duas gotas); 10) Cauterização (em pontos); 11) Eletroestimulação com duas ou sete frequências (em pontos ou áreas, respectivamente); 12) Lazer (em pontos).

AU pontos folder 1

AU MB fig folder 1

AU texto fig 3

Diversidade no embasamento. Os recursos podem ser utilizados em acordo com a Fisiologia Chinesa, outras teorias energéticas ou embasadas na Fisiologia. Visam, conforme a linha, estimular/sedar, apenas energizar ou deprimir um ponto (como o uso do laser na terapia francesa). Em acordo com a Fisiologia, a terapia auricular pode ser utilizada no intuito de promover reações parassimpáticas, estimular reações hipotalâmicas e/ou provocar reações de defesa orgânica, agir positivamente na qualidade do sangue ou eliciar reações histamínicas.

Natureza única ou dual dos recursos. Alguns terapeutas procuram apenas tonificar os pontos – utilizam apenas um recurso, como o ponto semente. Outros podem utilizar dois recursos antagônicos, um para sedar e outro para estimular os pontos, como o ponto prata e o ouro. Ou agulhas auriculares superficiais e profundas, ou sementes claras e escuras. Certa linha fala em deprimir o ponto para eliciar as reações de cura.

Ampliação nos recursos e efeitos. Há quem utilize apenas pontos semente ou cristal, mas há recursos que ampliam os estímulos e consequentemente os efeitos. Como anteceder a aplicação dos pontos com eletroestimulação (um aparelho). Eu tenho preferência pelo uso da moxabustão, um incenso de artemísia ou mesmo de massinha em regiões da orelha, o que promove reações antálgicas. Há ainda a massagem com um cotonete e a tonificação dos pontos com certo aparelho antes de aplicar o ponto que ficará aderido: recursos que também ampliam os efeitos, o glamour e o retorno da terapia.

Diversidade no uso dos recursos. Há uma linha japonesa que utiliza uma semente para estimular e duas para sedar o ponto. Outra linha, utiliza uma semente na frente para estimular e uma atrás dos pontos para sedar. Há quem utilize agulhas mais profundas para sedar e mais curtas para tonificar. Não falta criatividade no uso desta terapia.

Polêmicas. As diversidades geram várias polêmicas e estas serão tratadas no curso, como as diferenças efetivas entre as linhas francesas, as japonesas e a chinesa, que cartografia é efetivamente milenar e outras questões técnicas e históricas.

Sobre o nosso curso. No curso discutimos as diversidades e priorizamos a prática. Também dispensamos as teorias energéticas. Por isto é que tem apenas nove horas de duração. Basta esta carga horária para apresentarmos os mecanismos de ação em acordo com a Fisiologia, demonstrar as diversas técnicas, praticar as que efetivamente serão utilizadas, falar sobre as indicações e contraindicações, definir detalhes como o número máximo e mínimo de pontos, que orelha começar o tratamento, como interpretar as pintas auriculares, discutir sobre a anamnese etc. E ainda ofertamos o treinamento opcional para o aluno, a reciclagem gratuita e outras vantagens e garantias de qualidade dos nossos cursos, como o livro Escolha a sua Terapia Auricular.

Sobre o curso Terapia Auricular

Leitura complementar: Objetivos e recursos na terapia auricular e Dúvidas na Terapia Auricular.


Bibliografia

Haddad, Carlos R. S. Escolha a sua terapia auricular. EDIBTED: Rio de Janeiro, 2008.

 

Texto Como encontrar o assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Contato: contato.ibted@gmail.com.

 

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

contato.ibted@gmail.com  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted