Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Textos

Massoterapia Ampla


Percebo grande diferença entre os profissionais de massoterapia formados até 1995 e os após 2002. Os antigos contavam com número bem maior de manobras, inclusive de alongamento e até alavancadas, enquanto que os atuais dispõem de mais recursos cativantes e complementares, apesar de desconhecerem a maioria das manobras mais fortes. E ambos carecem, e muito, de noções de maleabilidade da massoterapia.

Ora, as manobras alavancadas, o domínio de manobras mais eficazes e o uso dos recursos em acordo com a Fisiologia são partes relevantes no meu principal curso para masso, shiatsu e fisioterapeutas, professores de Educação Física e esteticistas - Especialização em Recursos Artro-muculares. Massoterapeutas com recursos ampliados (sortimento e técnica pontual) se adaptam melhor nele. Por estes motivos preparei o curso Massoterapia Ampla e o teste para massoterapeutas no Facebook.

Não disponibilizei as respostas do teste no Facebook para que os visitantes pudessem também testar seus conhecimentos. Melhor enviar as respostas para haddad.ibted@gmail.com, assim você não corre o risco de ser avaliado ou mal interpretado na internet.

Cinco são os principais tópicos hoje na terapia corporal passiva (massoterapia, alongamento etc.): preparatório, sortimento, técnica pontual, maleabilidade e recursos complementares.

1) Preparatório. Este tópico reúne questões sobre o preparo do ambiente, do terapeuta, do paciente, do local e do material. E também as leis que cerceiam a profissão, como se legalizar e as diferenças entre um curso livre e um regulamentado, conceito de massoterapia e questões históricas. Isto é assunto do curso Massoterapia Ampla.

2) Sortimento. Quanto maior o número de manobras conhecidas, maior o cabedal técnico. Isto também é assunto do curso Massoterapia Ampla, que inclui massoterapia relaxante e noções das outras (estética e desportiva). São tantas manobras que disponibilizamos um DVD - ninguém consegue dominar e lembrar de tantas manobras. Profissionais que já dominam um bom cabedal devem se inscrever diretamente no curso Especialização em Recursos Artro-muculares.

3) Técnica pontual - o domínio de cada manobra em si. Um misto entre controle motor e prática com as manobras em que a coreografia - todo o jogo do corpo - é relevante. Para isto o profissional precisa de treinamento, o que disponibilizamos atualmente às sextas-feiras pela manhã.

4) Maleabilidade. A seleção das manobras deve responder a uma sequência lógica e bem selecionada. Há manobras que otimizam ou reduzem o efeito de outras conforme sejam executadas antes ou depois delas. E há algumas que são incompatíveis com outras: conforme o objetivo da massagem, algumas devem ser priorizadas e outras excluídas. Além disso, a massoterapia pode eliciar diversas reações no organismo humano, mais de duas dúzias. Um pouco mais sobre isto será comentado no tópico Sobre a maleabilidade, abaixo. Este é assunto do curso Fisiologia em Recursos Antálgicos.

5) Recursos manuais complementares. Mobilizações, alongamento, alongamento alavancado, recursos cativantes, terapias alternativas e cine-alongamento são recursos que destacam o terapeuta corporal, ampliam sua eficácia e o seu glamour. São assuntos do curso Especialização em Recursos Artro-muculares.

Faça o teste para massoterapeutas: passeie pelas questões, curta Roberto Haddad e peça para ser faceamigo de Roberto Haddad.

O teste serve também para que ex-alunos confiram a necessidade de reciclagem.

Sobre a maleabilidade

Como um todo, a massagem seria proibida na grande maioria das doenças e dos quadros clínicos. Mas há recursos massoterapêuticos indicados no tratamento de praticamente todos os males. Por motivo óbvio: quase sempre há manobras que podem agravar o quadro e, ao mesmo tempo, há outras que atuam positivamente nele. Assim o domínio de Fisiologia tanto das manobras quanto das patologias daria ao terapeuta o poder de ajudar em praticamente todos os quadros clínicos. E o seu desconhecimento o obriga a dispensar o cliente quando ele apresentar qualquer quadro patológico.

Que grupo de manobras seria indicado e qual seria contraindicado em casos de viroses, TPM, cólicas menstruais, diabéticos, câncer, estômago cheio, paciente sem se alimentar por horas, osteoporose, hipertensão arterial e febre? Sim, em todos estes casos há manobras contraindicadas e manobras que poderiam ser utilizadas no tratamento do mal.

Para responder às questões no Facebook, considere que a massoterapia pode ser direcionada a:

1) Propriocepção ou reações hipotalâmicas. Massagem suave, onde predominam os deslizamentos e toques suaves. Considerando as reações em acordo com a Fisiologia, a técnica Reiki é um exemplo de trabalho corporal que aqui se encaixa.

2) Aquecimento ou aumento metabólico. Com destaque às fricções e recursos que aumentam a temperatura da pele. Como a massoterapia com pedras quentes.

3) Dor suave ou Reações parassimpáticas. Pelo estímulo da nocicepção como no shiatsu e na deep massage - a massagem deve doer mas sem provocar contraturas musculares no cliente, daí o nome dor suave.

4) Drenagem linfática. Visa o estímulo do dreno linfático, seja pelo método Vodder, Földi, Leduc ou similares, excluindo apenas a técnica drenagem turbinada (que efetivamente se encaixa entre as modeladoras e não entre as drenagens). 

5) Relaxamento. Trabalhos corporais que visam não o alongamento dos músculos, mas a sua desfibratização (não das fibras longitudinais, claro). Predominam as manobras de compresso-apalpamento e amassamento profundo.

6) Alongamento. Trabalhos de alongamento direto ou por alavanca. Como os deslizamentos articulares, rotações alavancadas e micro-movimentos. Assunto do curso de especialização Especialização em Recursos Artro-muculares.

Além destes ou os detalhando, há ainda duas dezenas de direcionamentos possíveis com as manobras, o que amplia ainda mais a maleabilidade que podemos utilizar. Mas estes direcionamentos nos bastam no teste disponível no Facebook.

Sobre o curso Massoterapia Ampla, cujo programa inclui o preparatório e o sortimento.

Sobre o curso Especialização em Recursos Artro-muculares, para aprimoramento de terapeutas corporais.

Sobre o curso Fisiologia em Recursos Antálgicos, cujo programa inclui a maleabilidade.


Texto Como encontrar o assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: contato.ibted@gmail.com.

Para receber textos sobre terapias alternativas: curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

 

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

contato.ibted@gmail.com  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted