Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Reflexões para a Saúde

Como funciona a Acupuntura


Após a divulgação das terapias chinesas no Ocidente, cientistas se voltaram a estudar seus mecanismos de ação. No que diz respeito à acupuntura, muitos mecanismos foram identificados. Vejamos alguns.

1) Acupuntura tópica. Quando a agulha é colocada sobre o ponto de dor, regulamente com mais quatro agulhas no entorno.

Isto provoca aumento da circulação no local. O aumento da circulação arterial estimula a retirada de estressores locais, inclusive pela drenagem linfática. Isto promove alívio na maioria das fibromialgias, em processos inflamatórios em geral, seja ácido lático, substância P ou outro ácido, e na maioria das dores localizadas.

2) Trigger points. Ações sobre os pontos gatilhos – aquecer, apalpar, aderir protocolos, perfurar, injetar certos produtos, impor as mãos – reconhecidamente promovem relaxamento do músculo relacionado, com ação direta na sensação de dor e na compensação muscular: alivia os esforços artro-musculares. A acupuntura se destaca quando são estes os objetivos.

3) Pontos dermátomos ou reflexos. Pelo fato de neurônios motores de certos músculos terem a mesma origem embrionária que os neurônios de certas vísceras, ações nos pontos gatilhos destes músculos têm reações certas nas vísceras correlatas. Como o VC12, ponto gatilho do músculo reto-abdominal, vulgo boca do estômago, e esta víscera. Ou o ponto VB25, um ponto na lateral do corpo na ponta da 11ª costela, e os rins. Já expliquei estes mecanismos em outro texto: Ponto da Gastrite.

4) Reações básicas. Todo ponto de acupuntura consiste em perfuração do tecido. Isto, só por si, é uma agressão ao organismo e promove reações autônomas – simpáticas e parassimpáticas – com ação reguladora hormonal e visceral. Reações imunológicas estão aqui incluídas. Ou seja, mesmo que se erre o ponto, a acupuntura elicia resultados. Por isto tantas escolas identificam pontos em lugares diferentes.

5) Há um mecanismo pouco estudado e portanto constantemente ignorado, o de reações hipotalâmicas. Sabemos que o hipotálamo é como um processador central do organismo, recebendo informações do corpo e a partir disto promovendo a produção de hormônios reguladores. Como no ser humano o funcionamento do hipotálamo se dá a partir de cinco mecanismos, entre eles a propriocepção e a sensação de receber, certamente presentes numa seção de acupuntura, essas reações fazem parte em todas as seções dessa terapia.

Esta curta relação não explora bem todos os mecanismos de ação na acupuntura. Este e outros mecanismos atuam pelo menos de cinco maneiras diferentes na redução da sensação álgica. Isto tem ação direta na compensação muscular, algo do interesse direto na reabilitação.

Conclusão: em acordo com a Fisiologia, há alguns mecanismos em ação quando o assunto é acupuntura. Por que então são sumariamente omitidos nos cursos de acupuntura? Infelizmente, a única resposta que posso especular é: a fundamentação científica da acupuntura requisitaria pouquíssimas horas para ser apresentada enquanto que as teorias energéticas necessitam de, no mínimo, um ano, e ainda assim não se tem total domínio delas. O faturamento da escola ou universidade que ministra o curso seria reduzido: os cursos de pós graduação em acupuntura requisitam 24 mensalidades porque duram dois anos. Se estivesse na grade curricular, não teria custo extra ao aluno.

 

 

Gostou do texto? Ajude a divulgá-lo. Compartilhe, comente, curta  no facebook!

Textos correlatos: Como deveria ser um curso de Acupuntura e Conhecimento Ocultado.

Sobre o Curso Agulhamento.


Texto Como encontrar o assunto do seu interesse - texto, curso, doação, passeio etc.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: contato.ibted@gmail.com.

Para receber textos sobre Terapias Alternativas, curta IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

 

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

contato.ibted@gmail.com  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted